O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NAS AMÉRICAS


Leia com atenção os fragmentos a seguir:

 

Mensagem do Presidente George Washington de despedida ao Congresso em 17/set/1796.

A nossa grande regra de conduta em relação às nações estrangeiras é, embora ampliando nossas relações comerciais, ter a menor conexão política com elas (...) A Europa tem um conjunto de interesses primordiais com o qual não possuímos nenhuma relação ou então relações muito remotas. Daí o fato de ela se ver engajada em freqüentes controvérsias cujas causas são essencialmente estranhas às nossas preocupações (...) Nossa situação destacada e distante permite-nos e convida-nos a que sigamos um curso diferente (...) Nossa verdadeira política é mantermo-nos afastados de alianças permanentes com qualquer porção do mundo exterior. (IN: MAY, E. (org). Os grandes debates da política exterior norte-americana. RJ: Record, 1964,  p. 40).

 

Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso em 02/dez/1823

Afirmamos, como princípio em que os direitos e interesses dos Estados Unidos estão involucrados, que os continentes americanos, pelo fato de terem assumido e de manter sua condição livre e independente, não devem ser considerados como sujeitos a futuras colonizações por parte de qualquer potência européia (...) consideraríamos qualquer tentativa de estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigo para nossa paz e segurança. (IN:  DIETERICH, H. Noam Chomsky habla de América Latina. Buenos Aires: Política, 1998, p. 202. Anexo Documental).

 

A leitura comparativa das duas mensagens acima indica que:




  • a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
  • a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
  • ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
  • ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
  • ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.