NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS


As Normas Internacionais de Contabilidade, conhecidas por IFRS (International Financial Reporting Standards) são os pronunciamentos e as respectivas interpretações que a IASB (International Accounting Standards Board) adotou. O IASB é um ente independente onde seus novos pronunciamentos passaram a se chamar IFRS. 

Sobre o objetivo do IASB analise as afirmações abaixo:

I - O objetivo do IASB é ter um conjunto único de normas internacionais de contabilidade que sejam compreensíveis para todas as demonstrações financeiras.

II - O objetivo do IASB é ter vários conjuntos de normas internacionais de contabilidade que sejam compreensíveis para todas as demonstrações financeiras.

III - O objetivo do IASB é ter um conjunto único de normas brasileiras de contabilidade que sejam aplicáveis para todas as demonstrações financeiras.

IV - O objetivo do IASB é ter um conjunto único de normas internacionais de contabilidade que sejam aplicáveis para todas as demonstrações financeiras.

 

É correto apenas o que se afirma em:


II e IV.


III e IV.


II e III.


I e II.


I e IV.

No item 1.3 da seção 1 da Resolução CFC Nº. 1.255/09 temos as hipóteses em que uma empresa tem obrigação pública de prestação de contas. Sobre a obrigação pública de prestação de contas, analise os itens a seguir:

I - Uma empresa tem obrigação pública de prestação de contas se seus instrumentos de dívida ou patrimoniais são negociados em mercado de ações.

II - Uma empresa tem obrigação pública de prestação de contas se seus instrumentos de dívida ou patrimoniais estiverem no processo de emissão de tais instrumentos para negociação em mercado aberto.

III - Uma empresa tem obrigação pública de prestação de contas se possuir ativos em condição fiduciária perante um grupo amplo de terceiros como um de seus principais negócios.

IV - Bancos, cooperativas de crédito, companhias de seguro, corretoras de seguro, fundos mútuos e bancos de investimento são exemplos de grupo de terceiros.

 

É correto o que se afirma em:


IV apenas.


III apenas.


II apenas.


I apenas.


I, II, III e IV.

Temos que as Normas Brasileiras de Contabilidade classificadas como Técnicas estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de Contabilidade. Sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade, classificadas em Técnicas, analise os itens a seguir:

I - NBC TG - Geral: são as Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb); e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas por necessidades locais, sem equivalentes internacionais.

II - NBC TG - Geral: são as Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb); e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas por necessidades locais, sem equivalentes internacionais, que ainda dividem-se em Normas Completas, Normas Simplificadas para PMEs e Normas Específicas.

III - Normas Simplificadas para PMEs compreendem a norma de PME editada pelo CFC a partir do documento emitido pelo Iasb, bem como as ITs e os CTs editados pelo CFC sobre o assunto, numerados de 2000 a 2999.

IV - Normas Específicas compreendem as ITs e os CTs editados pelo CFC sobre entidades, atividades e assuntos específicos, numerados de 1000 a 1999.

 

Assinale a alternativa correta.


Estão corretos os itens III e IV, apenas.


Estão corretos os itens II e III, apenas.


Estão corretos os itens I e III, apenas.


Estão corretos os itens I e II, apenas.


Estão corretos os itens II e IV, apenas.

O objetivo da NBC TG 03 - DFC é requerer a prestação de informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa da entidade por meio de demonstração dos fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Isto posto, assinale a alternativa correta.


Fluxos de caixa são apenas as entradas e saídas de caixa.


Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.


Atividades de financiamento são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.


Atividades de financiamento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.


Caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

Com relação ao conteúdo das Notas Explicativas, de acordo com a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

 

I. Notas Explicativas contêm informações adicionais em relação à apresentada nas demonstrações contábeis.

II. As Notas Explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nas demonstrações contábeis e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

III. O conjunto completo de demonstrações contábeis não inclui as Notas Explicativas. Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):


I e II, apenas.


I, II e III.


II, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.

Considerando o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1), o ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:


espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade.


espera-se que deva ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço.


à opção da contraparte, resultar na sua liquidação por meio da emissão de instrumentos patrimoniais que não devem afetar a sua classificação.


está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado.


a entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação durante pelo menos doze meses após a data do balanço.

Marque (V) de verdadeiro ou (F) de Falso nas alternativas a seguir:

A conta resultado de exercícios futuros (passivo) foi extinta pela alteração dada pela lei 11.638/07. Nessa conta, eram classificados os seguintes valores:

( ) Os valores recebidos que em hipótese alguma seriam devolvidos pela empresa.

( ) Os valores recebidos que seriam reembolsados pela empresa.

( ) Os valores pagos que em hipótese alguma seriam devolvidos pela empresa a terceiros.

( ) Os valores pagos que podiam ou não ser devolvidos pela empresa.

( ) Os valores recebidos que seriam devolvidos pela empresa.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F, V, V, V, V.


V, F, F, F, F.


F, V, F, V, F


V, F, V, F ,V.


F, F, F, F, F.

Com a convergência aos padrões do IASB,  à interpretação da informação é ponto fundamental para que os processos sejam bem executados. Assim, é necessário o conhecimento das características da informação contábil. 

A respeito das características qualitativas de melhoria da informação contábil-financeira, analise os itens a seguir:

I - A comparabilidade procura sempre manter consistentes os critérios de avaliação adotados pela empresa.

II - A verificabilidade visa garantir que os usuários cheguem a um senso comum sobre as informações contábeis-financeiras.

III - A característica da informação tempestiva é ser útil para o que o usuário precisa.

IV - A compreensibilidade deve proporcionar a representação fidedigna dos fatos contábeis.

É correto apenas o que se afirma em:


II.


IV.


I, II, III e IV.


I.


III e IV.

No processo de convergência aos padrões do IASB,  a interpretação da informação é ponto fundamental. Portanto, é necessário conhecermos as características da informação contábil. Sobre características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira, julgue os itens a seguir:

( ) A informação contábil é relevante quando ela faz diferença nas decisões dos usuários, e isso acontece se ela tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

( ) As características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis.

( ) As características qualitativas fundamentais são representação fidedigna e relevância.

( ) O valor preditivo e o confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados, isto é, a informação que contém o valor preditivo pode também apresentar o valor confirmatório.

( ) O valor confirmatório se dá quando a informação contábil servir para possibilitar aos usuários feedback ou avaliações prévias.

A alternativa que representa a sequência correta é:


F,V,F,F,F.


F,V,F,V,V.


F,V,F,V,F.


V,F,V,V,V.


V,F,V,F,F.

A conta ativo diferido deixou de existir, podendo, conforme o artigo 299-A da Lei 11.941/2009, os valores existentes nessa conta ser reclassificados em outro grupo de conta (imobilizado ou intangível), ficando neles até seu término. O CPC 13, no item 20, diz que, caso não seja possível a reclassificação, os itens devem ser:

I - Baixados mediante o registro do valor contra lucros ou prejuízos acumulados.

II - Baixados mediante o registro do valor contra conta caixa.

III - Ativados mediante o registro do valor contra amortizações a realizar.

IV - Ativados mediante o registro do valor contra ativo diferido realizado.

V - Baixados mediante o registro do valor contra ações em tesouraria.

 

É correto apenas o que se afirma em:


III.


I e II.


II e V.


IV e V.


I.

Páginas: 12345678910