NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS


No processo de convergência da contabilidade às normas internacionais, além das leis 11.638/2007, da MP 449/08 convertida na Lei 11941/09, também passamos pelo Regime Transitório de Tributação – RTT, que começou a considerar as regras tributárias que existiam em dezembro de 2007. 

Sobre o RTT julgue os itens abaixo:

( ) Nos anos de 2008 e 2009, as empresas tiveram a oportunidade de poder ou não optar pelo RTT.

( ) se as novas regras contábeis fossem diminuir a tributação, a empresa poderia, por exemplo, não optar pelo RTT.

( )  caso a empresa opta-se pelo RTT ela precisava utilizar o LALUR para fazer a tributação.

( ) o RTT trata dos ajustes tributários decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis introduzidos pela Lei 11.638/2007.

( ) o RTT representou uma grande perda em termos de evolução para a contabilidade.

 

 A alternativa que representa a sequência correta é:


V,F,V,F,V.


F,V,F,V,F.


V,V,V,V,F.


F,F,F,F,V.


V,V,V,F,F.

Para ser constituída, uma sociedade anônima cumpre algumas formalidades, que constam do art. 80 da Lei 6.404/76. Analise as afirmativas a seguir:

I - Subscrição, por ao menos uma pessoa, das ações em que se divide o capital social.

II - Entrada, de 20% (vinte por cento), no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro.

III - Subscrição, por ao menos duas pessoas, das ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.

IV - O depósito realizado em dinheiro deve ser em estabelecimento autorizado pela CVM.

É correto apenas o que se afirma em: 


I, II e III.


I e II.


III e IV.


I, III e IV.


II, III e IV.

Marque com (V) de Verdadeiro ou (F) de Falso as alternativas a seguir:

Conforme as novas regras contábeis vigentes, no Balanço Patrimonial, temos os seguintes grupos de contas:

(   ) Ativo circulante, ativo realizável em longo prazo, ativo permanente.

(   ) Ativo não circulante, Passivo circulante, Patrimônio Líquido.

(    ) Passivo exigível em longo prazo, Resultado de exercícios futuros, Patrimônio líquido.

(   ) Ativo circulante, Passivo circulante, Patrimônio Líquido.

(   ) Ativo não circulante, Passivo não circulante, Patrimônio líquido.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F, V, F, V, F.


F, V, F, F, F.


V, F, V, V, V.


V, F, V, F, V.


F, V, F, V, V.

Conseguimos perceber em nossos estudos, que estabelecimento é o local onde as atividades empresariais serão desempenhadas, respeitados os dispostos nas redações das legislações vigentes. 

Sobre estabelecimento, de acordo com o Novo Código Civil, assinale a alternativa correta:


Exercício de empresa, que é um local no qual existam bens destinados a facilitar o desenvolvimento da atividade econômica - prédio, equipamentos, utensílios, móveis etc. - e outros próprios ao objeto a ser desenvolvido - estoque de produtos, mercadorias, dinheiro etc., caracteriza estabelecimento.


Exercício de empresa, que são as tarefas exercidas por pessoas ou grupos de pessoas com o objeto da consecução do objetivo - administradores, gerentes, funcionários - não caracteriza estabelecimento.


Exercício de empresa, em que as pessoas em geral que comparecerem no local do estabelecimento, a fim de obterem, mediante pagamento do preço, os bens de seu interesse, não caracteriza estabelecimento.


O complexo de bens organizados, em um local no qual existam bens destinados a facilitar o desenvolvimento da atividade econômica, por exemplo, prédio, equipamentos, utensílios, móveis e outros próprios ao objeto a ser desenvolvido, não caracteriza estabelecimento.


O Novo Código Civil considera estabelecimento todo o complexo de bens organizados para o exercício da empresa, seja por empresário, seja por sociedade empresária.

O Novo Código Civil traz em sua redação, especificamente do artigo nº 1.155 ao nº 1.168, algumas definições e condições importantes para o nome empresarial. Temos, por exemplo, que o nome empresarial é a firma ou a denominação adotada pela entidade para o exercício de empresa. 

Sendo assim, analise os itens abaixo:

 I - Firma: na técnica mercantil, entende-se o nome instituído por um comerciante ou por uma sociedade comercial para sobre ele fazer girar todos os negócios.

II - Firma: é tomada em acepção ampla, distinguindo-se da denominação.

III - Firma social ou razão social se entende como o título ou o nome indicativo do estabelecimento, enquanto a firma é o nome da pessoa, física ou jurídica, sob cuja responsabilidade funciona o estabelecimento comercial ou industrial e se executam todos os negócios a eles inerentes.

IV - Podemos perceber a importância do item nome empresarial no exercício mercantil, em que a empresa passará a ser reconhecida, principalmente no meio em que atua.

 

Está correto o que se afirma em:


II, III e IV, apenas.


I e III, apenas.


II, apenas.


I, III e IV, apenas.


IV, apenas.

Podemos definir sociedade quando, no mínimo, duas ou mais pessoas se unem por contrato, com o mesmo objetivo, para criarem uma sociedade empresária, visando explorar qualquer atividade lícita com o objetivo do lucro. 

De acordo com o Novo Código Civil, analise as afirmativas a seguir, as quais apresentam os conceitos dos tipos de sociedades, e assinale a INCORRETA:


Sociedade simples/cooperativa somente pode ser constituída por contrato escrito, particular ou público, devendo conter, dentre outros aspectos, o nome, a nacionalidade, o estado civil, a profissão e a residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, a nacionalidade e a sede dos sócios, se jurídicas.


Em sociedade em comandita simples, tomam parte dois tipos de sócios: os comanditados, que são pessoas físicas responsáveis e solidárias pelas obrigações sociais de forma ilimitada, e os comanditários, que se obrigam somente pelo valor de suas quotas. Vale lembrar ainda que essas definições obrigatoriamente devem estar mencionadas no contrato social.


Sociedade em nome coletivo é aquela em que apenas pessoas físicas podem compor o seu quadro societário, e todos os sócios respondem de forma solidária e ilimitada pelas obrigações sociais. Os sócios podem ainda, no ato constitutivo ou em posterior alteração contratual, limitar entre si a responsabilidade de cada um. Podemos encontrar maiores detalhes desse tipo de sociedade dos artigos nº 1.039 ao nº 1.044.


Na sociedade coligada somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, na condição de diretor, responde integralmente pelas obrigações da sociedade empresária.


Sociedade em comum é aquela na qual os atos constitutivos ainda não foram submetidos ao registro. Dessa forma, enquanto permanecer nessa condição, será regida pelas normas da sociedade simples.

A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e torna-a obrigatória para a maioria das empresas. 

Sabendo disso e considerando que, por se tratar de uma ciência antiga, inevitavelmente sofreu as consequências das mudanças instituídas pelo Novo Código Civil, analise as afirmativas a seguir sobre a contabilidade e o profissional contábil e assinale a INCORRETA:


Usualmente, chama-se de técnico em contabilidade aquele que cursou contabilidade em nível técnico, também conhecido como ensino médio. Após o término do curso superior, ou 3º grau, o profissional é conhecido então como contador ou bacharel em Ciências Contábeis. Ambos os profissionais podem ser chamados de contabilistas, é essa a nomenclatura de que o Novo Código Civil faz uso, por exemplo, em seu Artigo nº 1.182.


Podemos afirmar que estamos diante de uma nova etapa da profissão contábil, uma vez que as mudanças de funções, trabalho e reconhecimento estão sendo cada vez mais significativas. Pode-se dizer que a fase mecânica deu lugar à fase técnica, a qual, por sua vez, está cedendo lugar à fase da informação. Essas transições não afetam diretamente as contratações e as demissões no mercado de trabalho.



Toda e qualquer organização, visando ao lucro ou não, utiliza recursos diversos, por exemplo, pessoas, materiais, equipamentos e área física, entre outros. Dentre esses recursos, alguns podem ser emprestados, alugados, comprados à vista ou financiados, e para poder trabalhar com todas essas situações, as pessoas ligadas a essas organizações precisam constantemente estar informadas a respeito dos montantes dos recursos envolvidos e utilizados, da situação da dívida contraída e dos resultados econômicos obtidos com a utilização desses recursos.


Atualmente, o profissional contábil deixou de ser meramente um gerador de informações para os usuários, ou mais que isso, era conhecido antes como o “darfista”, remetendo ao DARF, um documento/guia de recolhimento das empresas aos cofres públicos. Tratando-se da profissão contábil, mais do que emprego garantido, podemos apostar em bons salários e/ou honorários, acima até de muitas profissões renomadas e clássicas.


O importante papel desse profissional é reforçado em tempos de crise, tempos que estamos vivendo atualmente no Brasil. Nesse sentido, tendo como base os dados reais da empresa, o contador pode ser um parceiro e tanto nas informações gerenciais.

Nos termos das normas contábeis vigentes, estabelecidas no Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1), a informação sobre fluxos de caixa oferece aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e também a(o):


destinação do caixa e equivalentes de caixa do fluxo operacional.


capacidade operacional da entidade na geração de fluxos de caixa.


necessidade de a entidade utilizar esses fluxos de caixa.


movimentação de entradas e saídas do caixa e equivalentes de caixa.


controle dos recursos financeiros operacionais e não operacionais

O CPC 13 tem por objetivo assegurar que as primeiras demonstrações contábeis elaboradas de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil, devido às mudanças sofridas na Lei 6.404/76, contenham algumas informações importantes. Sobre as informações constantes do item 5 do CPC 13, analise os itens a seguir:

I - As informações devem proporcionar um ponto de partida adequado para a contabilidade de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil.

II - As informações devem ser transparentes para os usuários.

III - As informações devem ser geradas a um custo que não supere os benefícios para os usuários.

IV - As informações não podem ser claras no momento de elaborar as demonstrações.

V - As informações devem ter um custo maior que os benefícios gerados aos usuários. 

É correto apenas o que se afirma em:


I, IV e V.


I, II e III.


I e II.


III, IV e V.


II e III.

Analise as demonstrações a seguir:

 

I - Balanço Patrimonial.

 

II - Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

 

III - Demonstração do Valor Adicionado.

 

IV - Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados ou a Desmonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

 

V - Demonstração do Resultado do Exercício.

São demonstrações obrigatórias para companhias abertas o que se afirma em:


I e III apenas


II e IV apenas.


I, III, IV e V apenas.


II, III e V apenas


I, II e IV apenas

Páginas: 12345678910