MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS


Os órgãos de reprodução na mulher incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero, a vagina e os órgãos externos, que constituem a vulva. Leia as afirmativas abaixo sobre o sistema reprodutor feminino, e responda a seguir.

 

I. Os ovários são órgãos sexuais primários, onde são produzidos os gametas femininos (ovócitos). Possuem formato oval e produzem os hormônios estrógeno e progesterona.
II. O útero é um órgão ímpar, oco, em forma de pera. Localiza-se na pelve, atrás do reto e à frente da bexiga.
III. A vagina é um canal que se estende do colo do útero ao exterior do corpo. Possui de 8 a 10 cm de comprimento, é um canal com capacidade considerável de distensão.
IV. As tubas uterinas se estendem do útero ao ovário. Possuem função de transportar o ovócito em direção ao útero.

 

Estão corretas apenas as afirmações:


I e III apenas.


I apenas.


I e II apenas.


Todas estão corretas.


III e IV apenas.

O sistema digestório é constituído pelo trato gastrintestinal e pelos órgãos acessórios. O trato gastrintestinal é um tubo contínuo que se estende da boca ao ânus, passando pelas cavidades torácica e abdominopélvica. Analise as afirmativas abaixo e responda a seguir.

I. O esôfago é um tubo longo que conecta a faringe ao estômago, ele se situa anteriormente à traqueia e lateralmente à coluna vertebral.
II. O órgão mais dilatado do sistema digestório é o estômago.  Sua função é preparar o alimento por meios mecânicos e químicos para a digestão.
III. O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. Suas funções são a digestão e absorção de carboidratos, lipídeos e proteínas.
IV. No intestino grosso as funções são a absorção de água sódio e cloro. Ele é dividido em região pilórica, ceco, colos ascendente, transverso, descendente, sigmoide, reto e canal anal.

Estão corretas apenas as afirmativas:


II, III e IV


II e III


I e III


III e IV


I e II

O sistema respiratório é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. As narinas são separadas por uma parede denominada septo nasal. O septo nasal é constituído pelas seguintes estruturas:


cartilagem nasal, osso vômer e lâmina do osso esfenoide.


cartilagem nasal, cartilagem septal e lâmina do osso etmoide.


cartilagem nasal, osso vômer e lâmina do osso etmoide.


osso nasal, osso vômer e lâmina do osso esfenoide.


cartilagem septal, osso vômer e lâmina do osso etmoide.

O pâncreas é uma glândula mista; endócrina porque produz hormônios e exócrina porque produz enzimas digestivas. A parte endócrina do pâncreas consiste de grupos de células agregadas chamadas ilhotas pancreáticas. Cada ilhota pancreática apresenta quatro tipos de células secretoras de hormônios. O hormônio cuja função é elevar o nível sanguíneo de glicose acelerando a degradação do glicogênio em glicose no fígado (glicogenólise), e converter outros nutrientes em glicose no fígado (gliconeogênese) e liberando glicose no sangue, é denominado:


glucagon


polipeptídio pancreático


insulina


glicosina


somatostatina

O sistema cardiovascular possui quatro valvas com função de impedir o refluxo sanguíneo. Duas valvas arteriais e duas valvas atrioventriculares. As valvas arteriais são denominadas:


aórtica e pulmonar


bicúspide e pulmonar


mitral e aórtica


mitral e tricúspide


pulmonar e tricúspide

A maioria dos músculos esqueléticos está fixada ao esqueleto. Quando estes músculos se contraem, tracionam o esqueleto, movimentando os ossos. As extremidades dos músculos são formadas de tecido conjuntivo rico em fibras colágenas, muito resistentes e inextensíveis, servindo para prender o músculo ao esqueleto. Quando possuem formato laminar são denominados (as):


ligamentos


fáscias


tendões


aponeuroses


cápsula

Juntura é uma conexão entre partes do esqueleto, ou a junção entre duas partes do corpo. As junturas fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso. Sua mobilidade é extremamente reduzida. Elas são classificadas como:


sutura, sindesmose e gonfose.


sínfise, sincondrose e gonfose.


sutura, sincondrose e sínfise.


sindesmose, sinovial e sínfise.


sínfise, sindesmose e gonfose

As articulações são classificadas, estruturalmente, com base nas características anatômicas e, funcionalmente, com base no tipo de movimento que permitem. As articulações cartilaginosas são firmemente unidas por tecido cartilaginoso; elas permitem pouco ou nenhum movimento. A articulação cartilaginosa na qual o material de conexão dos ossos é uma cartilagem hialina é denominada:


sutura


sincondrose


sínfise


gonfose


sindesmose

A posição anatômica é utilizada pelos anatomistas para uniformizar e criar uma nomenclatura anatômica internacional. Para adotar a posição anatômica, os seguintes critérios devem ser seguidos:

I- Indivíduo em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede).

II- Face voltada para frente.

III- Olhar dirigido para o horizonte.

IV- Membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas da mão voltadas para trás.

V- Membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.

 

Estão corretos apenas os critérios:


I, II, III e V.


I, II e III.


I, II e IV.


II, III e V.


II, III e IV.

O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção do gameta masculino, que possui função de manutenção da espécie. A estrutura do sistema reprodutor masculino, localizada no escroto, que serve de reservatório e maturação para os espermatozoides é denominada:


ducto deferente


vesículas seminais 


epidídimo 


próstata


ducto eferente

Páginas: 123456