METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


Para finalizar a realização de um trabalho de campo, deve-se confeccionar o relatório detalhado das atividades desenvolvidas ao longo de toda a atividade. O relatório é o instrumento que será utilizado para se registrar as conclusões sobre a atividade e ao mesmo tempo, avaliar a participação e empenho dos alunos na realização das mesmas.

Mediante a importância do relatório de atividade de campo e de acordo com alguns dos  itens mais essenciais para a realização do documento, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 

 

1- Desenvolvimento

2- Justificativa

3- Tema

4- Introdução

5- Considerações finais

(    ) É o assunto do qual será tratado a atividade a ser desenvolvida.

(    ) É a parte mais detalhada da atividade.

(    ) É uma explanação geral e superficial da atividade a ser realizada.

(    ) É a parte onde se descreve as conclusões a que o pesquisador chegou com determinada atividade.

(    ) É a parte onde se aparece a relevância da atividade a ser desenvolvida.

 

Marque a única opção correta.


3, 4, 2, 5, 1


3, 1, 4, 5, 2


1, 4, 5, 2, 3


2, 4, 5, 1, 3


5, 3, 2, 4, 1

Marque a alternativa correta.

A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos). Com base nessa perspectiva, ele baseou sua aula da seguinte maneira:


Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.


Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.


O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”


Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.


O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.

Marque a alternativa correta:

Sem dúvida um dos grandes desafios para o professor no ensino de Geografia atualmente, é conduzir um processo de ensino/aprendizagem que contemple a compreensão acerca das categorias da Geografia (lugar, paisagem, território, entre outras) de maneira a fazer sentido para o aluno. Como mediar a construção de um conhecimento geográfico que seja significativo e contribua para uma formação pela participação cidadã? Tanto os PCNs quanto os pesquisadores atuais acerca dessa questão, afirmam que não é possível realizar um ensino-aprendizado pela formação cidadã a partir de conceitos descolados da realidade conhecida pelo aluno. Ou seja, o aluno vive em um ambiente partícipe de uma totalidade socioespacial, suas vivências e relacionamentos desenvolvem-se dentro de uma realidade constituída nas e pelas relações estabelecidas entre o homem e o espaço, a natureza (da qual, ele mesmo, o homem é parte).

De acordo com a afirmativa acima, qual seria a melhor proposta didático pedagógica para a mediação do professor na construção do conhecimento significativo em torno de um determinado conteúdo?

 

 

 

 

 

 


O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.


O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.


O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.


O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.


O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.

O ensino de Geografia nos dá uma gama de instrumentos à nossa disposição, como filmes, recursos e pesquisas na Internet, notícias de jornais, materiais virtuais, dentre outros. É uma aula dinâmica, que não é realizada apenas no ambiente da sala de aula, mas também em outros ambientes da escola e das áreas circunvizinhas da escola.

Dentre as possibilidades de se trabalhar em Geografia, a educação ambiental tem sido muito discutida e aos poucos implementada na escola para a formação do aluno. Sobre a Educação Ambiental, podemos afirmar que:


A Educação Ambiental chegou no ambiente escolar para tirar o espaço das demais disciplinas do currículo escolar.
A Educação Ambiental não deve ser trabalhada em conjunto com a Geografia, mas sim em conjunto somente com as Ciências Biológicas. 
A Educação Ambiental não tem nenhuma importância no ambiente escolar e não provoca mudanças no processo pedagógico.
É um tema importante para a formação do educando, mas trabalhado de forma transversal, pode articular uma integração maior da comunidade escolar, colaborando para que o processo pedagógico se torne mais prazeroso.
A Educação Ambiental não é tema relevante de formação, portanto jamais deve ser trabalhado no contexto escolar.

Para que a temática ambiental seja uma importante ferramenta para a revitalização da escola é de suma importância que alguns princípios sejam contemplados para o sucesso do trabalho com a Educação Ambiental no contexto escolar. Esses princípios foram definidos na Conferência realizada em Tbilisi ( UNESCO, 1980). 

Diante do exposto numere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida, marque a alternativa correta:

1 - Participação

2 - Comportamento

3 - Habilidades

4 - Conhecimento

5 - Consciência

(   ) Para adquirir uma diversidade de experiências e a compreensão fundamental do meio ambiente e dos problemas que o afetam.

(   ) Comprometimento com os valores éticos, tal que os indivíduos se sintam interessados pelo meio ambiente, participando assim da proteção e da melhoria ambiental. 

(   ) Visando a proporcionar a participação ativa nas tarefas que busquem resolver os problemas ambientais.

(   ) Para adquirir as habilidades necessárias para a correta identificação e resolução dos problemas ambientais.

(   ) Para ajudar os indivíduos e grupos sociais na busca progressiva assimilação da consciência necessária dos problemas do meio ambiente global.


4, 2, 1, 3, 5
5, 3, 1, 2, 4
4, 5, 3, 2, 1
3, 2, 5, 4, 1
1, 2, 4, 5 ,3

Cunha ( 1989, p. 39) enfatiza que:

[...] o conhecimento do professor é construído no seu próprio cotidiano, mas ele não é só fruto da vida na escola. Ele provém, também, de outros âmbitos, e, muitas vezes, exclui de sua prática elementos que pertencem ao domínio escolar. Por exemplo, sua participação em movimentos sociais, religiosos, sindicais e comunitários pode ter mais influências no seu cotidiano como professor do que sua própria formação docente, recebida academicamente".

Em pleno século XXI o professor precisa vencer grandes desafios em sua prática pedagógica diária. Dentre os desafios enfrentados pelo professor, podemos destacar:

I. Acesso às diferentes mídias e metodologias.

II. Se adequar à era globalizada.

III. Investir em sua formação profissional.

IV. Continuar adotando as mesmas metodologias utilizadas no século passado.

V. Mediar o conhecimento de seus alunos com êxito e maestria.

 

Está correto o que se afirma em:


a. I, II, III, V 
b. II e III apenas
e. II, IV e V
d. I, II, III, IV e V 
c. I, IV e V apenas

Os conteúdos de Geografia e, por conseguinte, da Educação Ambiental, constitui uma plataforma que inclui conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras e dentre outros fatores importantes para o desenvolvimento da disciplina. Para tanto, dentre os princípios gerais do ensino de Geografia e para a Educação Ambiental podemos destacar:

I. Equilibrar o grau de dificuldade dos conteúdos.

II. Expressar com clareza e criatividade os objetivos da aula.

III. Observar a sequência lógica entre conceitos e habilidades inter-relacionados.

IV. ter claro as habilidades e capacidades quanto à assimilação e sua consequente aplicação na vida prática.

V. Avaliar com critério o conhecimento e as necessidades intelectuais dos alunos.

 

Está correto o que se afirma em:


II, IV, V 
II, V
I, IV
I, II, IV, V
I, II, III, IV, V

Marque a alternativa que represente a soma dos valores das afirmativas corretas.

Podemos considerar que os recursos didáticos são todas as ferramentas utilizadas na sala de aula (ou fora dela) para desenvolver determinado conteúdo. A escolha desses recursos deve ser realizada pelo professor e também com a participação dos alunos. Contudo, deve haver observação de alguns critérios, para que seja o mais proveitoso possível.
 

Os critérios abaixo fundamentam essa escolha:


(8) – adequação aos objetivos, conteúdo, interesses e necessidades.
(4) – Simplicidade.
(2) – Adequação às funções matemáticas.
(5) – Adequação às funções cognitiva, afetiva e psicológica.
(6) – Total improvisação.
(3) – Qualidade e coerência.
(5) – Repulsivo.

A soma das  corretas está contida em


A soma das afirmativas corretas é 20.
A soma das afirmativas corretas é 19.
A soma das afirmativas corretas é 35.
A soma das afirmativas corretas é 25.
A soma das afirmativas corretas é 13.
Para o desenvolvimento de um aprendizado a escolha de uma metodologia é muito importante. Esta escolha irá definir a prática educativa do professor de Geografia e conduzirá tanto a participação do professor quanto a contribuição do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Relacione a primeira com a segundo coluna, conforme o que você entende por metodologias tradicionais e metodologias inovadoras.   Metodologias tradicionais           Metodologias inovadoras      (   ) a sala de aula possui uma disposição hierárquica e linear. (   ) Admite a participação espontânea do aluno. (   ) Invalida tudo aquilo que foge ao modelo (cartesiano) que a fundamenta (   ) Nega a participação espontânea do aluno (   ) O educador é aquele que transmite o conhecimento. (   ) O educador é mediador da construção do conhecimento. (   ) Há preocupação em articular os conteúdos formais com a realidade do aluno. (   ) A formação está ligada às regras e à memória. Não admite interposições da comunidade escolar. (   ) Inspirada no modelo matemático (cartesiano). (   ) É aberta ao novo, às idéias e questionamentos. (   ) Admite amplas linguagens para propor a compreensão dos conteúdos.   A sequência correta é:    

A sequência correta é 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1
A sequência correta é 1, 2, 1, 2, 1, 2, 2, 1, 1, 1, 2
A sequência correta é 1, 1, 1, 2, 1, 2, 2, 1, 1, 2, 2
A sequência correta é 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 1, 2, 2
A sequência correta é 1, 2, 1, 1, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1
Nos últimos anos, principalmente no ambiente escolar, muito tem se ouvido falar no termo "trabalho com projetos". Desenvolver projetos de caráter educacional, requer dos educadores uma dedicação mais significativa para a realização dos mesmos. Com esse novo "modismo", alguns entraves foram e são encontrados para o pleno desenvolvimento das atividades que envolve os projetos. Diante das dificuldades vividas no ambiente escolar, podemos destacar: I. Temáticas extremamente complexas.  II. Dificuldades econômicas para realização das ações propostas no desenvolvimento dos projetos. III. Carga horária de trabalho dos professores e das disciplinas restritas. IV. Falta de diálogo entre as disciplinas para o melhor desenvolvimento das atividades. V. Não existe dificuldades para se trabalhar com projetos no âmbito escolar e todas as disciplinas fazem um trabalho interdisciplinar. 

As alternativas I,II,III e IV estão corretas.
Somente as alternativas I e V estão corretas.
As alternativas II, III e V estão corretas.
A alternativa V está correta.
As alternativas I, III e V estão corretas.
Páginas: 12345