METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


Para o desenvolvimento de um aprendizado a escolha de uma metodologia é muito importante. Esta escolha irá definir a prática educativa do professor de Geografia e conduzirá tanto a participação do professor quanto a contribuição do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Relacione a primeira com a segundo coluna, conforme o que você entende por metodologias tradicionais e metodologias inovadoras.   Metodologias tradicionais           Metodologias inovadoras      (   ) a sala de aula possui uma disposição hierárquica e linear. (   ) Admite a participação espontânea do aluno. (   ) Invalida tudo aquilo que foge ao modelo (cartesiano) que a fundamenta (   ) Nega a participação espontânea do aluno (   ) O educador é aquele que transmite o conhecimento. (   ) O educador é mediador da construção do conhecimento. (   ) Há preocupação em articular os conteúdos formais com a realidade do aluno. (   ) A formação está ligada às regras e à memória. Não admite interposições da comunidade escolar. (   ) Inspirada no modelo matemático (cartesiano). (   ) É aberta ao novo, às idéias e questionamentos. (   ) Admite amplas linguagens para propor a compreensão dos conteúdos.   A sequência correta é:    

A sequência correta é 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1
A sequência correta é 1, 2, 1, 2, 1, 2, 2, 1, 1, 1, 2
A sequência correta é 1, 1, 1, 2, 1, 2, 2, 1, 1, 2, 2
A sequência correta é 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 1, 2, 2
A sequência correta é 1, 2, 1, 1, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1
Nos últimos anos, principalmente no ambiente escolar, muito tem se ouvido falar no termo "trabalho com projetos". Desenvolver projetos de caráter educacional, requer dos educadores uma dedicação mais significativa para a realização dos mesmos. Com esse novo "modismo", alguns entraves foram e são encontrados para o pleno desenvolvimento das atividades que envolve os projetos. Diante das dificuldades vividas no ambiente escolar, podemos destacar: I. Temáticas extremamente complexas.  II. Dificuldades econômicas para realização das ações propostas no desenvolvimento dos projetos. III. Carga horária de trabalho dos professores e das disciplinas restritas. IV. Falta de diálogo entre as disciplinas para o melhor desenvolvimento das atividades. V. Não existe dificuldades para se trabalhar com projetos no âmbito escolar e todas as disciplinas fazem um trabalho interdisciplinar. 

As alternativas I,II,III e IV estão corretas.
Somente as alternativas I e V estão corretas.
As alternativas II, III e V estão corretas.
A alternativa V está correta.
As alternativas I, III e V estão corretas.
Na contextualização dos conteúdos, as temáticas relativas ao ambiente são denominadas de temas transversais segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, pois elas são recursos didáticos altamente significativos, uma vez que todo o conhecimento produzido até os dias atuais, pela humanidade, é decorrente de experiências e observações de elementos e fenômenos que ocorrem na natureza. (Fonseca, 2011). Diante do exposto acima, analise as afirmações que seguem:  I- Os conhecimentos e saberes produzidos pelas ciências têm como matriz de produção a própria natureza. II- As temáticas ambientais perpassam o conjunto das ciências e atravessam os conteúdos de todas as disciplinas escolares. III- Os saberes produzidos pelas ciências são frutos das experiências e pesquisas realizadas no ambiente terrestre. IV- A Geografia destaca-se por ser um campo da ciência que engloba os vários aspectos dos recursos naturais, como clima, vegetação, relevo, solos dentre outros. V- As temáticas ambientais não são importantes porque independentemente do campo de atuação não interferem na vida social das pessoas. Estão corretas as afirmativas:

I, V apenas
I, II apenas
I, II, III, V
I, II, III, IV apenas
I, II, III, IV, V
Aprendemos que há diferença entre os conjuntos metodológicos que podem ser utilizados para desenvolvermos uma aula estimulante e criativa ou, uma que seja entediante e repetitiva. De maneira mais geral, temos dois tipos de conjuntos metodológicos denominados metodologias tradicionais e metodologias inovadoras. São características dessas metodologias: I – O uso das metologias inovadoras provocam o pensamento crítico II – Inovadoras são metodologias que se orientam pelo método cartesiano III – As metodologias tradicionais buscam o desenvolvimento da leitura crítica IV – As metodologias tradicionais se orientam pela lógica matemática. V –  As metodologias Inovadoras se propõem à preparação do aluno para uma participação cidadã.

As alternativas I,  IV e V estão corretas
As alternativas I,  III, IV e V estão incorretas
As alternativas II,  IV e V estão corretas
As alternativas I,  II, IV e V estão corretas
As alternativas I,  III e V estão corretas
Assinale abaixo os movimentos filosóficos que são considerados como fonte essencial no embasamento do currículo atual do Ensino da Geografia  1) Materialismo Histórico-Dialético. 2) Fenomenologia. 3) Positivismo. 4) Historicismo. A opção correta está contida em:

1, 2 e 4
Apenas 3
Apenas 4
Apenas 1
Apenas 2 e 3
Assinale a alternativa que contenha os termos que completam coerente e corretamente o texto a seguir. A discussão sobre a Educação Ambiental entrou no ambiente escolar, especialmente, pela indicação dos temas ____________. Sua importância se dá na medida em a pressão da atividade humana aumenta sobre os elementos ____________ que entram na cadeia ___________ e, a partir da grande quantidade de geração de ____________ que são lançados no meio ambiente. O atual modo social de produção, o ___________, muitas vezes incorpora o discurso _________ em favor da ________ e majoração dos lucros.

Educacionais, estruturais, evolutiva, subsídios, estruturalismo, subordinante, extração. 
Introdutivos, naturais, improdutiva, resíduos, capitalismo, conservação, acumulação.
Transversais, naturais, produtiva, resíduos, capitalismo, ecológico, acumulação.
Transversais, sintético, involuntária, resíduos, socialismo, ecológico, acumulação.
Transversais, artificiais, produtiva, H2O, capitalismo, ecológico, introdução.
Marque a alternativa correta: A Geografia da sala de aula ( disciplinar) se responsabiliza a disponibilizar conteúdos e por fazer a transposição de linguagens ( adequação de linguagens) a fim de tomar tais conteúdos ilegíveis ao aluno, promovendo sua compreensão e correlação com a realidade percebida pelo aluno. Algumas direções são apontadas para que este processo se dê de maneira eficiente. São elas: I. Produção do saber científico II. Correlação dicotômica do conhecimento III. Planejamento geográfico IV. Capacitação intelectual V. Ensino    

As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Segundo HAYDT (1997), a utilização dos recursos didáticos impõe a recorrência a critérios para uma escolha mais eficiente. Qual das alternativas abaixo não está coerente com a proposta da autora?    

a adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos alunos, aos seus interesses e necessidades;
adequação à função que se quer desenvolver (cognitiva, afetiva ou psicomotora);
qualidade e exatidão;
simplicidade, dificuldade de manejo, baixo custo, manipulação acessível;
atrativos: devem despertar interesse e curiosidade.
Os recursos didáticos são todos e quaisquer recursos utilizados visando auxiliar o educando a realizar sua aprendizagem mais eficientemente, constituindo-se num meio para facilitar, incentivar ou possibilitar o processo ensino-aprendizagem. Ainda, sobre os recursos didáticos, associe corretamente as colunas: ( 1 ) Televisão ( 2 ) Filmes ( 3 ) Documentários ( 4 ) Cartazes ( 5 ) Rádio   (    ) Caracteriza-se por apresentar, a partir de ilustrações, textos reduzidos e cores, uma mensagem clara e direta do tema escolhido. (   ) Esse recurso provoca no aluno a sensação de aula diferente. para ele é um momento mais descontraído e prazeroso para a construção do conhecimento. (   ) É preciso promover a leitura reflexiva, em um determinado contexto, com sua linguagem peculiar. (   ) É um recurso que atinge todas as camadas sociais, sendo considerado um meio de comunicação barato e eficaz. (   ) É um recurso audiovisual que supera as limitações do quadro e giz. Pode ser utilizada como um ótimo recurso no ambiente de aprendizagem.   Assinale a alternativa correta:

e. (    ) 3,4,5,2,1
b. (    ) 4,3,5,1,2
a. (    ) 4,2,3,5,1
d. (    ) 1,3,4,5,2
c. (    ) 2,4,5,3,1

Conforme, o estudo sobre as metodologias no ensino de Geografia estabeleça a relação correta.

(A) Tema Transversal

(B) Multidisciplinaridade

(C) Transdisciplinaridade

(D) Interdisciplinaridade

 

 ---- Podem ser aplicados a um conjunto de disciplinas, considera o ambiente como totalidade.

---- Implica que os temas fundamentais para a construção do conhecimento sejam inerentes a todos os saberes numa perspectiva multidisciplinar.

---- Volta-se contra a formalidade dos conteúdos, fazendo a escola repensar valores e atitudes, de forma a garantir uma dimensão político-social do trabalho pedagógico.

---- Resulta do diálogo efetivo de saberes, em que cada disciplina lança seu olhar sobre seu objeto investigado objetivando construir o entrelaçamento dos conteúdos.

 

A sequência correta está presente em

 

 


C, D, B, A.


B, C, A, D.


A, C, D, B.


D, C, A, B.


D, A, C, B.

Páginas: 1234