METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


A Geografia proporciona um aprendizado significativo possibilitando uma maior compreensão do mundo. Diferente das demais ciências, a geografia considera o homem e suas relações com o meio em que vive, bem como analisa os acontecimentos considerando a relação homem x ambiente.

 Desse modo, assinale as afirmativas abaixo, que indicam corretamente como as relações homem, espaço e meio podem ser trabalhadas nas aulas de geografia.

I- O professor de Geografia deve trabalhar primeiramente a localização com seus alunos, para que todos compreendam o espaço da escola, do bairro e da cidade e percebam que a cidade pertence a um estado, o estado a um país, e o seu país está inserido no mundo.

 II- O professor deve juntamente com os alunos analisar os elementos naturais do ambiente e de sua comunidade (clima, relevo, vegetação, entre outros), dos problemas locais a ele relacionados e com o conjunto de elementos naturais globais e as degradações a eles associadas, em nível mundial.

 III- O professor de Geografia deve analisar as questões locais referente a realidade de seus alunos. A reflexão deve ser pontual nos problemas referentes a comunidade local. Os problemas mundiais em nada interferem na vida dos alunos, sendo desnecessário seu estudo.

É correto o que se afirma em: 




  • I e II.

  • II  apenas.

  • III  apenas

  • I  apenas.

  • I e III