METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA


Leia o texto a seguir.

O uso do jornal na sala de aula

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores. 
A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes. A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural. Pedagogos e especialistas em educação e lingüística afirmam que o jornal é uma alternativa à predominância da televisão, que aliena os jovens e cria uma “dificuldade” à recepção e ao questionamento daquilo a que estão expostos. 
O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de ideias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico. 
O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, por meio dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se por meio do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.

Fonte: Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/jornal-sala-aula.htm. Acesso em: 25 mar.2017.

A partir do texto acima, analise a veracidade das afirmações abaixo.

I)  A utilização de jornais e revistas, como recurso pedagógico, aproxima e traz, para a sala de aula, a sociedade em que vivemos, por meio de notícias e informações que podemos utilizar de forma significativa e interdisciplinar.

II) Ao invés de apenas trabalharmos com atividades preestabelecidas em livros didáticos, podemos utilizar, em alguns momentos, matérias jornalísticas para que nossos alunos busquem uma forma de relacionar o conteúdo e as temáticas escolhidas.

III) Uma educação de qualidade só será alcançada quando utilizarmos diversas formas metodológicas, por meio de trabalhos interdisciplinares que apresentem, para o aluno, um significado para sua vida.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:


I, II e III.


II, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


III. apenas.

Leia o texto a seguir.

O ensino de Ciências e a experimentação

No ensino de Ciências, podemos destacar a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (SERAFIM, 2001), podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. A realização de experimentos, em Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa estabelecer a dinâmica e indissociável relação entre teoria e prática. A importância da experimentação no processo de aprendizagem também é discutida por Bazin (1987) que, em uma experiência de ensino não formal de Ciências, aposta na maior significância desta metodologia em relação à simples memorização da informação, método tradicionalmente empregado nas salas de aula. O estudo sobre as diferentes práticas pedagógicas, vem sendo bastante discutido nas últimas décadas. Dentre elas, destaca-se o uso das atividades experimentais, considerada por muitos professores, como indispensável para o bom desenvolvimento do ensino.

Fonte: Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2782/286. Acesso em: 20 fev.2017.

A partir do texto acima e considerando as normas básicas de um roteiro de aulas práticas, analise as assertivas abaixo.

I)   O título da aula prática consiste no assunto que o experimento deseja abordar e a introdução deve apresentar uma visão global do conteúdo, incluindo breve histórico, importância e justificativa da escolha do tema e delimitações do assunto.

II)  No procedimento experimental deve ser descrito todos os procedimentos a serem realizados, passo a passo. Pode-se, dependendo do experimento, fazer uso de tabelas e gráficos, a fim de auxiliar o aluno na experimentação.

III) No resultado deve se apresentar todos os dados colhidos durante a realização do experimento em laboratório, ou dos cálculos decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma discursiva, tabelas, gráficos etc., de maneira clara e que permita uma interpretação da mensagem.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em:


I e II, apenas.


I e III, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


I, II e III.

Primeiramente, analise o texto a seguir.

A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi aprovada por meio do Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006. Trata-se, portanto, de uma política nova frente ao longo histórico de uso de plantas medicinais, não é verdade? No entanto, antes da aprovação dessa lei, a Assembleia Mundial de Saúde (AMS), em 1987, recomendou o início de pesquisas e programas relativos à identificação, avaliação, preparo, cultivo e conservação de plantas usadas em medicina tradicional e assegurar a qualidade das drogas derivadas de medicamentos tradicionais extraídos de plantas. De acordo com o Ministério da Saúde (2006), alguns anos depois, em 1991, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou a importante contribuição da medicina tradicional na prestação de assistência social, especialmente às populações que têm pouco acesso aos sistemas de saúde. Além disso, a OMS reconhece que grande parte da população dos países em desenvolvimento depende da medicina tradicional, sendo que 80% utilizam práticas tradicionais nos seus cuidados básicos com a saúde e 85% destes utilizam plantas ou preparações destas.

Considerando as informações do texto e os estudos sobre as plantas medicinais, analise o questionamento abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Questionamento: favorece a expectoração, sendo muito eficaz contra catarros de mucosas. Também é utilizado embebecido em algodão para aliviar dores de dente.


Malva


Hortelã


Carqueja


Erva-cidreira


Arnica

Analise o texto a seguir.

Há relatos de que no Egito, após 2000 a.C., um grande número de médicos receitava plantas como remédio. Esses médicos consideravam a doença como resultado de causas naturais e não devido à atividade de espíritos maléficos, como acreditava-se antigamente. Indícios apontam para os antigos egípcios como os primeiros que tentaram eliminar o componente mágico da prática da fitoterapia. No papiro Ebers, que data de cerca de 1500 a.C., há fórmulas específicas para doenças conhecidas, e as espécies que aparecem na lista incluem algumas utilizadas até hoje — como a flor do sabugueiro (Sambucus nigra), a losna (Artemisia absinthium) e a mirra (Commiphora molmol).

Considerando as informações do texto e os estudos sobre as plantas medicinais, analise o questionamento abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Questionamento: é utilizado na medicina popular, principalmente na forma de chá para o tratamento de mal-estar gástrico, azia, ressaca e gastrite. Para a produção dos chás, utilizam-se as folhas da planta.


Hortelã


Erva-cidreira


Losna


Carqueja


Boldo-do-Brasil

Diversas substâncias são de extrema importância para a realização de experimentos em laboratório. Caso você, como professor de Ciências, seja interrogado por um aluno sobre o que é a água destilada, você responderia:


a água destilada não possui sais ou outras substâncias dissolvidas, importante para a produção de soluções, como por exemplo, os meios de cultura.


a água destilada atua como conservante de experimentos que contém soluções enriquecidas com proteínas, impedindo que as mesmas sofram desnaturação.


a água destilada é enriquecida com proteínas, facilitando o crescimento de microrganismos que sejam cultivados e mantidos em laboratório.


a água destilada apresenta seu ponto de ebulição maior do que o da água comum, sendo, portanto, importante durante experimentos que necessitem de aquecimentos.


a água destilada contém uma solução de sais que enriquecem meios de cultura, facilitando a sobrevivência de microrganismos cultivados em laboratório.

A avaliação escolar vigente é, basicamente, uma forma de certificar a passagem de uma etapa ou conclusão de um curso escolar, e, ainda oferece um reconhecimento social, baseado no cumprimento de uma série de requisitos estabelecidos pela burocracia institucional (BARATELLA, 2011). 

Sobre avaliação escolar, assinale a alternativa CORRETA.

 


O portfólio não estabelece as finalidades de aprendizagem e não permite a integração das evidências e experiências de aprendizagem.


O portfólio é um tipo de avaliação que não permite a autorreflexão e avaliação, apenas avalia o resultado final.


A avaliação deve ser compreendida como uma estratégia para realizar diagnósticos, identificar e redirecionar os rumos do processo educativo.


A avaliação tradicional é um tipo de avaliação formativa, onde o professor compartilha resultados com o aluno.


O portfólio é um tipo de avaliação onde os resultados pertencem somente ao professor, pois ela acontece fora do processo de aprendizagem.

Leia a situação descrita abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

As pessoas obcecadas com o peso podem estar sofrendo de uma doença chamada anorexia nervosa. Ela pode afetar indivíduos de todas as idades, mas é particularmente comum em garotas adolescentes. Uma pessoa com anorexia torna-se obsessiva com: 


o rejuvenescimento facial, aumentando a ingestão de alimentos e praticando exercícios físicos na tentativa de tonificar e rejuvenescer a pele.


a massa corporal, aumentando a ingestão de alimentos e praticando exercícios físicos na tentativa de emagrecer cada vez mais, ficando subnutrida e apresentando sintomas de inanição ou, até mesmo, morrem. 


o rejuvenescimento facial, diminuindo a ingestão de alimentos e praticando exercícios físicos na tentativa de tonificar e rejuvenescer a pele.


a massa corporal, diminuindo a ingestão de alimentos, não realizam exercícios físicos, tornam-se obesas e apresentam sintomas de inanição ou, até mesmo, morrem. 


a massa corporal, diminuindo a ingestão de alimentos e praticando exercícios físicos na tentativa de emagrecer cada vez mais, ficando subnutrida e apresentando sintomas de inanição ou, até mesmo, morrem. 

Leia o texto a seguir.

A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo, ela é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos, ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal do divino. Conhecer a arte que é praticada pela nossa sociedade, ou pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental para construirmos a nossa própria identidade, contudo o contato com outras artes de outros grupos culturais nos proporciona o aprendizado e um melhor convívio com pessoas o que amplia a nossa visão de mundo.

Fonte: Disponível em: michaelbruggermusico.wordpress.com/2015/08/26/a-importancia-da-arte-na-vida-das-pessoas/. Acesso em: 03 abr.2017.

Considerando as informações do texto e seus estudos de Arte integrada à Biologia, analise as afirmações abaixo.

I) Na antiguidade clássica, mais precisamente em Roma, por volta do século I a.C., um arquiteto, chamado Marcus Vitruvius, realizou um estudo das proporções do ser humano a partir de modelos matemáticos.

II) No século XV, a partir das descrições de Marcus Vitruvius, Leonardo da Vinci elaborou uma gravura que foi denominada Homem Vitruviano, em que representa o corpo humano com suas proporções.

III) Leonardo da Vinci foi um dos maiores gênios da humanidade, possuindo os títulos de pintor, escultor, inventor, anatomista, músico, arquiteto, entre outros. Sua produção nas artes foi riquíssima e, por diversas vezes, Leonardo desafiou a Igreja Católica por sua audácia na forma de conduzir suas criações artísticas, além de não ser visto com bons olhos por se dedicar à dissecação de cadáveres em seus estudos anatômicos.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


I, apenas.


III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


II, apenas.

A ilusão de domínio sobre a natureza e a exacerbação do ter sobre o ser é um processo que levou a uma contínua e crescente exploração da natureza pelo homem, bem como do próprio homem pelo homem. Essa exploração teve seu grande impulso com o surgimento de ideologias que pretendiam “libertar” o homem de qualquer tradicionalismo e/ou costumes arcaicos, normalmente ligados à vida rural, e à terra. Esse momento é marcado pelo surgimento da produção capitalista, que, transfigurando-se ao longo do tempo, é ainda hoje hegemônico. A crescente urbanização, bem como o crescimento exorbitante da população marcam essa época, quando a natureza é transformada em recurso natural e o homem em recurso humano (CHACON, 2003).

A extração da floresta, com consequente superexploração do solo levou à (ao):


plantio em curvas de nível, técnica indicada para áreas em declive, ajudando a manter os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da produção, evitando erosões do solo.


reflorestamento, atividade ou ação ambiental de plantar árvores e demais vegetações em zonas que foram desmatadas ou por influência humana.


exposição deste último, com perda de solo causando, de maneira complementar, erosão e assoreamento dos rios.


hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.


exposição deste último, com acúmulo de nutrientes no solo e causando, aumento da produtividade vegetal em um curto período de tempo.

Leia o texto a seguir.

Corpo: matriz da sexualidade

Para a compreensão da abordagem proposta no trabalho de Orientação Sexual, deve-se ter em mente a distinção entre os conceitos de organismo e corpo. O organismo se refere ao aparato herdado e constitucional, a infra-estrutura básica biológica dos seres humanos. Já o conceito de corpo diz respeito às possibilidades de apropriação subjetiva de toda experiência na interação com o meio. O organismo atravessado pela inteligência e desejo se mostrará um corpo. No conceito de corpo, portanto, estão incluídas as dimensões da aprendizagem e todas as potencialidades do indivíduo para a apropriação das suas vivências. 

A partir dessa diferenciação, vê-se que a abordagem sobre corpo deve ir além das informações sobre sua anatomia e funcionamento, pois os órgãos não existiriam fora de um corpo que pulsa e sente. O corpo é concebido como um todo integrado, de sistemas interligados e inclui emoções, sentimentos, sensações de prazer/desprazer, assim como as transformações nele ocorridas ao longo do tempo. Há que se considerar, portanto, os fatores culturais que intervêm na construção da percepção do corpo, esse todo que inclui as dimensões biológica, psicológica e social. O que se busca é construir noções, imagens, conceitos e valores a respeito do corpo em que esteja incluída a sexualidade como algo inerente, saudável, necessária e desejável da vida humana. 

As ideias e concepções veiculadas pelas diferentes áreas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física) contribuem para a construção dessa visão do corpo por meio da explicitação das dimensões da sexualidade nos seus conteúdos. Por exemplo, a inclusão de conhecimentos a respeito de como a sexualidade é vivida em diferentes culturas, em diferentes tempos, em diferentes lugares e como se expressa pelo vestuário, cuidados pessoais, regras, interdições e valorização de comportamentos (o hábito presente em algumas culturas de as mulheres tomarem banho vestidas, a nudez e a liberdade entre as crianças indígenas brasileiras, etc.). A Educação Física, que privilegia o uso do corpo e a construção de uma “cultura corporal” (ver o documento dessa área), é um excelente espaço onde o conhecimento, o respeito e a relação prazerosa com o próprio corpo podem ser trabalhados. Da mesma forma, a dança e o teatro, na área de Arte. Em Ciências, ao ser abordado o corpo (infantil e adulto, do homem e da mulher) e suas anatomias interna e externa, é importante incluir o fato de que os sentimentos, as emoções e o pensamento se produzem a partir do corpo e se expressam nele, marcando-o e constituindo o que é cada pessoa.

A integração entre as dimensões físicas, emocionais, cognitivas e sensíveis, cada uma se expressando e interferindo na outra, necessita ser explicitada no estudo do corpo humano, para que não se reproduza a sua concepção de conjunto fragmentado de partes. Com o mesmo cuidado devem necessariamente ser abordados as transformações do corpo que ocorrem na puberdade, os mecanismos da concepção, gravidez e parto, assim como a existência de diferentes métodos contraceptivos e sua ação no corpo do homem e da mulher. Todos esses itens são trabalhados de forma que, ao mesmo tempo que se referem a processos corporais individuais de uma pessoa, se possa pensar sobre eles também na relação com outras pessoas, enfatizando o aspecto dos vínculos estabelecidos ao longo de toda a vida. 

Dessa forma podem ser trabalhadas questões fundamentais ligadas à sexualidade, como gostar e cuidar do corpo que se tem, respeitá-lo tanto no aspecto físico como psicológico. O respeito a si próprio, ao seu corpo e aos seus sentimentos é a base para haver possibilidade de um relacionamento saudável com o outro. O questionamento da imposição de certos padrões de beleza veiculados pela mídia, principalmente a propaganda, se faz pertinente na medida em que interferem na autoimagem das crianças e jovens. O conhecimento do corpo e de seu funcionamento propicia uma maior conscientização da importância da saúde e da necessidade de ações não só curativas mas também preventivas. A escola deve, então, atuar de forma integrada com os serviços públicos de saúde da região.

Fonte: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf. Acesso em: 04 abr.2017.

Analisando o texto acima, é CORRETO afirmar que:


O conceito de organismo diz respeito às possibilidades de apropriação subjetiva de toda experiência na interação com o meio.


O conceito de corpo diz respeito às possibilidades de apropriação subjetiva de toda experiência na interação com o meio.


Uma célula eucariótica é concebida como um todo integrado, de sistemas interligados e inclui emoções, sentimentos, sensações de prazer/desprazer, assim como as transformações nele ocorridas ao longo do tempo.


O conceito de corpo se refere ao aparato herdado e constitucional, a infra-estrutura básica biológica dos seres humanos. 


Um tecido animal é concebido como um todo integrado, de sistemas interligados e inclui emoções, sentimentos, sensações de prazer/desprazer, assim como as transformações nele ocorridas ao longo do tempo.

Páginas: 1234567