METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA


Leia o texto a seguir.

O ensino de Ciências e a experimentação

No ensino de Ciências, podemos destacar a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (SERAFIM, 2001), podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. A realização de experimentos, em Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa estabelecer a dinâmica e indissociável relação entre teoria e prática. A importância da experimentação no processo de aprendizagem também é discutida por Bazin (1987) que, em uma experiência de ensino não formal de Ciências, aposta na maior significância desta metodologia em relação à simples memorização da informação, método tradicionalmente empregado nas salas de aula. O estudo sobre as diferentes práticas pedagógicas, vem sendo bastante discutido nas últimas décadas. Dentre elas, destaca-se o uso das atividades experimentais, considerada por muitos professores, como indispensável para o bom desenvolvimento do ensino.

Fonte: Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2782/286. Acesso em: 20 fev.2017.

A partir do texto acima e considerando as normas básicas de um roteiro de aulas práticas, analise as assertivas abaixo.

I)   O título da aula prática consiste no assunto que o experimento deseja abordar e a introdução deve apresentar uma visão global do conteúdo, incluindo breve histórico, importância e justificativa da escolha do tema e delimitações do assunto.

II)  No procedimento experimental deve ser descrito todos os procedimentos a serem realizados, passo a passo. Pode-se, dependendo do experimento, fazer uso de tabelas e gráficos, a fim de auxiliar o aluno na experimentação.

III) No resultado deve se apresentar todos os dados colhidos durante a realização do experimento em laboratório, ou dos cálculos decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma discursiva, tabelas, gráficos etc., de maneira clara e que permita uma interpretação da mensagem.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em:




  • I e II, apenas.

  • I e III, apenas.

  • II e III, apenas.

  • III, apenas.

  • I, II e III.