METODOLOGIA DA PESQUISA


O conhecimento científico difere do conhecimento empírico por ser racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Os pesquisadores classificam o conhecimento, além do científico e do empírico (senso comum), em vários outros: filosófico, teológico, mitológico, intelectual, intuitivo, racional e sensitivo. Um agricultor, sem formação acadêmica, define a época de plantio de sua lavoura de milho respeitando as fases da lua. Ele está empregando em suas decisões o conhecimento...


Conhecimento mitológico
Conhecimento científico
Conhecimento empírico 
Conhecimento sensitivo
Conhecimento racional

A sequência dos elementos obrigatórios de um trabalho acadêmico, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT é:


 capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo na língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
 capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
 capa, sumário, folha de rosto, folha de aprovação, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
 capa, folha de rosto, folha de aprovação, sumário, resumo na língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
 capa, folha de rosto, sumário, folha de aprovação, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.

Rubem Alves, um psicanalista por formação e educador, por paixão, mesmo tendo atingido o grau mais elevado da formação acadêmica nacional, sempre sofreu críticas relativas ao seu modo de escrever, por esse motivo, em uma de suas colunas, que redige para o jornal Folha de São Paulo declarou: "o que me aborrece é que esses que não gostam do que escrevo pensam que somente a ciência tem dignidade acadêmica".

Pensar como os críticos de Rubem Alves é, entre outras atitudes, desconsiderar os demais tipos fundamentais de conhecimento e considerar como válido apenas um dos tipos de conhecimento que lidamos e que predominantemente é explorado na nossa formação acadêmica. Assinale, entre as alternativas apresentadas, a seguir, qual é o tipo de conhecimento que os críticos de Rubens Alves considera, exclusivamente, como válido.


científico  
empírico
intelectual
mitológico
filosófico

Severino (2007, p. 204), afirma que “o resumo do texto é, na realidade, uma síntese das ideias e não das palavras do texto. Não se trata de uma ‘miniaturização’ do texto. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém-se fiel às ideias do autor sintetizado”.

 

Baseado(a) nesta citação, marque qual das assertivas, a seguir, define melhor as características de um resumo:


O resumo deve ser o resultado do processo de “filtragem” das idéias e reelaboração do texto por parte de quem resume. Portanto, deve-se recortar partes do texto e fazer uma montagem do principais fatos apresentados no texto.
Ao fazer um resumo não é necessário apresentar todos os fatos, pois, como trata-se de um resumo, caso o leitor queira conhecer maiores detalhes, ele deve ler o original.
Resumir um texto é condensar suas partes principais, ou seja, traduzir em poucas palavras o pensamento do autor, preservando suas intenções, destacando as idéias mais relevantes e expondo-as de modo abreviado, respeitando a ordem em que se apresentam no texto.
Ao elaborar um resumo, deve-se verificar se há coerência e seqüência lógica entre os fatos apresentados, uma vez que o resumo expressa o comentário crítico do resumista.
Em um resumo é necessário fazer observações e/ou críticas quanto ao texto original, uma vez que quem o elabora dá maior ou menor importância à diferentes partes do texto.

A pesquisa pode ser classificada quanto à sua finalidade ou razão em: pesquisa pura e pesquisa aplicada. Sobre estas duas classificações, pode-se afirmar que:

 

I. A pesquisa pura é aquela que não tem aplicabilidade imediata, decorrendo do desejo de conhecer pela própria satisfação do conhecer.

II. A pesquisa aplicada é aquela que decorre do desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz, passível de aplicabilidade imediata

III. A pesquisa aplicada, pela sua pronta aplicabilidade, tem maior importância que a pura.

 

Estão corretas as afirmativas contidas apenas na alternativa:


I e III
I e II  
II
I, II e III
II e III

Qual a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a referência de um artigo de um livro. O autor do artigo é diferente do autor e organizador do livro.


MELO, Maria Teresa Leitão de. Gestão educacional - os desafios do cotidiano escolar. São Paulo. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (orgs.). Gestão da educação. Cortez, 2000. p.243-254.
MELO, Maria Teresa Leitão de. Gestão educacional - os desafios do cotidiano escolar. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto e AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs.). Gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2000. p.243-254.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs.). Gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2000. p.243-254.
MELO, Maria Teresa Leitão de. Gestão educacional: os desafios do cotidiano escolar. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs.). Gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2000. p.243-254.
MELO, Maria Teresa Leitão de. AGUIAR, Márcia Ângela da S. (orgs.). Gestão educacional - os desafios do cotidiano escolar. Cortez, 2000. p.243-254. São Paulo.
Páginas: 12