Severino (2007, p. 204), afirma que “o resumo do texto é, na realidade, uma síntese das ideias e não das palavras do texto. Não se trata de uma ‘miniaturização’ do texto. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém-se fiel às ideias do autor sintetizado”.
Baseado(a) nesta citação, marque qual das assertivas, a seguir, define melhor as características de um resumo:
O resumo deve ser o resultado do processo de “filtragem” das idéias e reelaboração do texto por parte de quem resume. Portanto, deve-se recortar partes do texto e fazer uma montagem do principais fatos apresentados no texto.
Ao fazer um resumo não é necessário apresentar todos os fatos, pois, como trata-se de um resumo, caso o leitor queira conhecer maiores detalhes, ele deve ler o original.
Resumir um texto é condensar suas partes principais, ou seja, traduzir em poucas palavras o pensamento do autor, preservando suas intenções, destacando as idéias mais relevantes e expondo-as de modo abreviado, respeitando a ordem em que se apresentam no texto.
Ao elaborar um resumo, deve-se verificar se há coerência e seqüência lógica entre os fatos apresentados, uma vez que o resumo expressa o comentário crítico do resumista.
Em um resumo é necessário fazer observações e/ou críticas quanto ao texto original, uma vez que quem o elabora dá maior ou menor importância à diferentes partes do texto.