MECÂNICA DOS SOLOS II


Sobre capilaridade, podemos afirmar que:


É a ascensão da água entre os interstícios de pequenas dimensões deixados pelas partículas sólidas, além do nível do lençol freático.
Implica em um crescimento da tensão total efetiva do solo.
A altura alcançada não depende da natureza do solo.
O processo de capilaridade é observado apenas em tubos de grande diâmetro.
Acontece apenas no teórico, pois na prática o princípio das tensões efetivas mostra o contrário.

A solução para carregamento triangular de comprimento finito permite determinar o acréscimo de tensão vertical (σz) sob um carregamento triangular de comprimento finito.

Figura - Esquema de carregamento triangular para aplicação da solução

Conseguindo as medidas baseadas na Figura acima, pode-se partir para a obtenção de σz graficamente mediante o ábaco a seguir:


Figura - Ábaco

 

Este método foi apresentado por:



Love.
Darcy.
Newmark.
Fadum.
Boussinesq.

A partir da figura a seguir:

Figura - Representação esquemática de situação real

Temos uma figura representando as distribuições de tensões no solo. Sobre os tipos de solução, podemos citar:



Soluções de Love para carregamentos retangulares, de Newmark para carregamentos que atuam de forma irregular na superfície, de Fadum, para carregamentos prismáticos de comprimento finito.
Soluções de Love para carregamentos circulares, de Newmark para carregamentos que atuam de forma irregular na superfície, de Fadum, para carregamentos triangulares de comprimento finito.
Soluções de Love para carregamentos circulares, de Newmark para carregamentos que atuam de forma regular na superfície, de Fadum, para carregamentos triangulares de comprimento finito.
Soluções de Love para carregamentos circulares, de Newmark para carregamentos que atuam de forma regular na superfície, de Fadum, para carregamentos prismáticos de comprimento finito.
Soluções de Love para carregamentos retangulares, de Newmark para carregamentos que atuam de forma irregular na superfície, de Fadum, para carregamentos triangulares de comprimento finito.

Um dos aspectos mais importantes da engenharia geotécnica é a determinação das deformações no solo devido a cargas verticais chamados de recalques.

Sobre recalques do tipo elástico, podemos afirmar que:


Alteração volumétrica em solos argilosos saturados pela expulsão da água que ocupa os vazios do solo.
Observados em solos argilosos saturados como resultado do ajuste de deformações plásticas ou residuais do solo. É uma forma adicional de compressão que ocorre sob tensão efetiva constante.
Devido à deformação elástica de solos saturados e não saturados sem qualquer alteração do teor de umidade.
Observados em solos Arenosos saturados como resultado do ajuste de deformações plásticas ou residuais do solo. É uma forma adicional de compressão que ocorre sob tensão efetiva constante.
Observados em solos, de todos os tipos, saturados como resultado do ajuste de deformações plásticas ou residuais do solo. É uma forma adicional de compressão que ocorre sob tensão efetiva constante.

Sobre a Figura acima e considerando as análises feitas no permeâmetro, podemos afirmar:


Até a cota Z se tem apenas tensão efetiva.
Há fluxo, pois na bureta que alimenta o permeâmetro a água se encontra na mesma cota (N.A.).
Não há fluxo, pois na bureta que alimenta o permeâmetro a água se encontra na mesma cota (N.A.).
Até a cota z a pressão neutra é desconsiderada.
Não há fluxo, pois na bureta que alimenta o permeâmetro a água não se encontra na mesma cota (N.A.).

Sabemos também que o tempo de adensamento independe do carregamento aplicado e sua magnitude é proporcional à geometria e compressibilidade e inversamente proporcional à permeabilidade do solo de fundação.

Ao contrário dos solos arenosos, temos:


Os solos com alta permeabilidade e alta compressibilidade (solos argilosos) podem levar pouco tempo de anos para atingirem à condição de equilíbrio.
Os solos com baixa permeabilidade e baixa compressibilidade (solos argilosos) podem levar dezenas de anos para atingirem à condição de equilíbrio.
Os solos com baixa permeabilidade e baixa compressibilidade (solos argilosos) podem levar pouco tempo para atingirem à condição de equilíbrio.
Os solos com alta permeabilidade e alta compressibilidade (solos argilosos) podem levar dezenas de anos para atingirem à condição de equilíbrio.
Os solos com baixa permeabilidade e alta compressibilidade (solos argilosos) podem levar dezenas de anos para atingirem à condição de equilíbrio.

A partir da figura a seguir:

Marque a alternativa CORRETA:


Podemos observar situações reais de recalque do solo que diferente de situações de adensamento, estes podem causar patologias graves às estruturas.
Erro muito comum em obras sem controle que fazem paredes muito pesadas causando recalque na fundação. 
Tensões horizontais cisalhantes nas camadas de solos, mostrando o efeito de somatório de ações verticais atuantes juntamente com o efeito da pressão neutra nas camadas mais inferiores sendo transferida para a o restante da estrutura. 
Podemos observar situações reais de adensamento e recalque do solo, pois estes podem causar patologias graves às estruturas.
Os resultados tensões verticais atuantes nas camadas de solos, efeito de somatório de ações atuantes nas camadas mais inferiores sendo transferida para o restante da estrutura. 

No caso da Percolação sob pranchada (cortina de estacas-prancha) pode ser esquematizada de acordo com a figura abaixo:

Sobre a cortina de estacas-pranchas, a alternativa que melhor se encaixa é:


A água que percola o solo arenoso da fundação de um reservatório, tem, próxima a face jusante, o fluxo vertical e ascendente, o que pode originar o fenômeno da areia movediça.
A água que escapa do solo arenoso da fundação de um reservatório, tem, próxima a face jusante, o fluxo vertical e ascendente, o que pode originar o fenômeno da areia movediça. 
Para combater esse problema, faz-se um filtro de material argiloso, permitindo assim livre drenagem da água.
A água que percola o solo arenoso da fundação de um reservatório, tem, próxima a face jusante, o fluxo decrescente e ascendente, o que pode originar o fenômeno da areia movediça. 
Para combater esse problema, faz-se um filtro de material argiloso, impedindo assim livre drenagem da água.

A busca pelo grau de adensamento do solo implica em uma série de fatores, dentre eles podemos listar:

      I.        Em qualquer instante e em qualquer posição da camada que está adensando.

    II.         As deformações.

    III.        Os índices de vazios, as tensões efetivas e as poro-pressões correspondentes.

 

Estão corretas as afirmações:


I, II e III.
Apenas a I.
I e II.
Apenas a II.
I e III.

A partir da figura a seguir:

 

Marque a alternativa CORRETA:



Diagrama de tensão-deformação das camadas do solo representando o desenvolvimento linear do acúmulo de forças que cada camada gera na camada inferior. 
A figura mostra o valor das áreas respectivas aos tipos de solos e o valor das cotas de profundidades de um solo qualquer.
Diagrama de tensão-deformação do solo composto por camadas de tipos de solo diferentes.
Os valores das tensões horizontais cisalhantes nas camadas de solos, mostrando o efeito de somatório de ações verticais atuantes nas camadas mais inferiores.
Os valores das tensões verticais atuantes nas camadas de solos, mostrando o efeito de somatório de ações atuantes nas camadas mais inferiores. 
Páginas: 12345