MECÂNICA DOS SOLOS II


Sobre fatores que influenciam na permeabilidade do solo, podemos afirmar que:

1)  Considerando que os vazios do solo estão interligados entre si, podemos imaginá-los formando tubos capilares. Logo, a velocidade de percolação da água nos interstícios do solo será proporcional ao quadrado da dimensão dos mesmos, ou seja, a velocidade aumenta quando se aumenta a dimensão dos vazios. Por outro lado, é evidente que as dimensões dos vazios em um solo são proporcionais ao tamanho dos grãos que o formam. Logo, podemos concluir que a permeabilidade varia a grosso modo com o quadrado do tamanho dos grãos.

2)  A disposição das partículas que formam a estrutura de um solo, tem influência sensível na permeabilidade dos solos. Nos solos estratificados, onde os grãos estão dispostos segundo uma direção preponderante, a permeabilidade no sentido horizontal é maior do que no sentido vertical.

3)  O grau de saturação dos solos tem influência marcante na permeabilidade. Verifica-se que a presença de ar, mesmo em pequenas quantidades, dificulta a passagem da água pelos poros, resultando então maiores permeabilidades à medida que os solos tendem a tornar-se saturados.

Está correto o que se afirma em:




  • Apenas 3.

  • Apenas 1.

  • Apenas 2.

  • 1, 2 e 3.

  • 2 e 3.