MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
(Cód. de Cadastro 17047.00025)Em relação a blocos cerâmicos para alvenaria, podemos afirmar que:
I) Os blocos cerâmicos maciços têm resistência à compressão entre 1,5 e 20 MPa, porém as resistências mais comuns são 1,5 MPa para a classe A; 2,5 MPa para a classe B e 4,0 MPa para a classe C.
II) A absorção de água, dos blocos cerâmicos de vedação de acordo com ABNT, varia entre 8 e 40%.
III) Os blocos cerâmicos de vedação devem ter a mesma tolerância do esquadro e da flecha em relação à sua planaridade que é padronizado em ±3 mm.
IV) Tanto os blocos cerâmicos de vedação quanto o estrutural, tem a mesma tolerância quanto a absorção de agua.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II e IV
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 15998.00048)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) Por serem subproduto de minerais, os sacos de cal não são perecíveis, e não precisam ter prazo de validade.
III) A cal virgem não possui propriedade aglutinante.
IV) "Queima do Cal" é um termo bastante usado nos canteiros de obra onde se aquece em recipientes metálicos ou cerâmicos, o cal, para eliminação da humidade.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
I e IV
II, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 23927.00073)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela calcinação da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer em razão da formação de uma malha imbricada, de finos cristais de sulfato hidratado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 14131.00063)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:
I) Uma brita com 6 mm de tamanho é uma agregado natural graúdo.
II) Uma pedra de Barita de 3 mm de tamanho é um agregado graúdo e pesado.
III) A escória de alto-forno é um tipo de agregado, gerada do resíduo resultante da produção de ferro-gusa em alto-fornos, constituída basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio.
IV) A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos médios e leves.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
I e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00035)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em quatro faixas, denominadas muito fina, fina, média e grossa.
III) As propriedades exigidas da rocha da brita são resistência à compressão simples, à tração, ao desgaste, não reatividade, resistência ao intemperismo e trabalhabilidade.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
II e IV
I e III
II, III e IV
A Classificação SAE é um tipo de classificação de aços inventada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA. Esta classificação é a mais utilizada no mundo para se identificar aços do tipo aço carbono e de baixa liga. Nela, os algarismos são sempre formados por quatro dígitos, sendo que os dois últimos representam os centésimos da quantidade de carbono, em porcentagem, que há no material em questão. O primeiro dígito indica o tipo de aço e o segundo dígito indica suas variações.
Assim, quando uma classificação SAE começa com "1", ela está indicando que o material é um aço carbono; Quando começa com "2", indica que é aço níquel. Se o número que sucede o "1" for um "0", indica que o material é aço carbono comum, porém, se for um "1" indica que é um aço carbono com enxofre. Se o número que sucede o "2' for um "3", indica que é um aço com níquel entre 3,25% e 3,75%, porém, se for um "5" indica que contém níquel entre 4,75% e 5,25%. E assim por diante, seguindo as normas desta classificação.
Baseando - se nas normas o Aço SAE 2145 é:
Aço Cromo com 4,5% de carbono +ou- 1% de níquel.
Aço Níquel com 0,45% de carbono e +ou- 1% de níquel.
Aço níquel com 0,45% de carbono +ou- 1% de enxofre.
Aço carbono com 0,45% de Carbono +ou- 2% de níquel.
Aço carbono com enxofre e 0,45% de Carbono.
(Cód. de Cadastro 23017.00024) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como compostos.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo permitida qualquer exploração desde que tenha engenheiro qualificado como responsável.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
II e III
II e IV
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 15998.00048)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) Por serem subproduto de minerais, os sacos de cal não são perecíveis, e não precisam ter prazo de validade.
III) A cal virgem não possui propriedade aglutinante.
IV) "Queima do Cal" é um termo bastante usado nos canteiros de obra onde se aquece em recipientes metálicos ou cerâmicos, o cal, para eliminação da humidade.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
I e IV
II, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 23927.00073)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela calcinação da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer em razão da formação de uma malha imbricada, de finos cristais de sulfato hidratado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 14131.00063)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:
I) Uma brita com 6 mm de tamanho é uma agregado natural graúdo.
II) Uma pedra de Barita de 3 mm de tamanho é um agregado graúdo e pesado.
III) A escória de alto-forno é um tipo de agregado, gerada do resíduo resultante da produção de ferro-gusa em alto-fornos, constituída basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio.
IV) A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos médios e leves.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
I e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00035)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em quatro faixas, denominadas muito fina, fina, média e grossa.
III) As propriedades exigidas da rocha da brita são resistência à compressão simples, à tração, ao desgaste, não reatividade, resistência ao intemperismo e trabalhabilidade.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
II e IV
I e III
II, III e IV
A Classificação SAE é um tipo de classificação de aços inventada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA. Esta classificação é a mais utilizada no mundo para se identificar aços do tipo aço carbono e de baixa liga. Nela, os algarismos são sempre formados por quatro dígitos, sendo que os dois últimos representam os centésimos da quantidade de carbono, em porcentagem, que há no material em questão. O primeiro dígito indica o tipo de aço e o segundo dígito indica suas variações.
Assim, quando uma classificação SAE começa com "1", ela está indicando que o material é um aço carbono; Quando começa com "2", indica que é aço níquel. Se o número que sucede o "1" for um "0", indica que o material é aço carbono comum, porém, se for um "1" indica que é um aço carbono com enxofre. Se o número que sucede o "2' for um "3", indica que é um aço com níquel entre 3,25% e 3,75%, porém, se for um "5" indica que contém níquel entre 4,75% e 5,25%. E assim por diante, seguindo as normas desta classificação.
Baseando - se nas normas o Aço SAE 2145 é:
Aço Cromo com 4,5% de carbono +ou- 1% de níquel.
Aço Níquel com 0,45% de carbono e +ou- 1% de níquel.
Aço níquel com 0,45% de carbono +ou- 1% de enxofre.
Aço carbono com 0,45% de Carbono +ou- 2% de níquel.
Aço carbono com enxofre e 0,45% de Carbono.
(Cód. de Cadastro 23017.00024) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como compostos.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo permitida qualquer exploração desde que tenha engenheiro qualificado como responsável.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
Apenas a afirmativa III
I e III
I e IV
II, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 23927.00073)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela calcinação da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer em razão da formação de uma malha imbricada, de finos cristais de sulfato hidratado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 14131.00063)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:
I) Uma brita com 6 mm de tamanho é uma agregado natural graúdo.
II) Uma pedra de Barita de 3 mm de tamanho é um agregado graúdo e pesado.
III) A escória de alto-forno é um tipo de agregado, gerada do resíduo resultante da produção de ferro-gusa em alto-fornos, constituída basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio.
IV) A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos médios e leves.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
I e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00035)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em quatro faixas, denominadas muito fina, fina, média e grossa.
III) As propriedades exigidas da rocha da brita são resistência à compressão simples, à tração, ao desgaste, não reatividade, resistência ao intemperismo e trabalhabilidade.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
II e IV
I e III
II, III e IV
A Classificação SAE é um tipo de classificação de aços inventada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA. Esta classificação é a mais utilizada no mundo para se identificar aços do tipo aço carbono e de baixa liga. Nela, os algarismos são sempre formados por quatro dígitos, sendo que os dois últimos representam os centésimos da quantidade de carbono, em porcentagem, que há no material em questão. O primeiro dígito indica o tipo de aço e o segundo dígito indica suas variações.
Assim, quando uma classificação SAE começa com "1", ela está indicando que o material é um aço carbono; Quando começa com "2", indica que é aço níquel. Se o número que sucede o "1" for um "0", indica que o material é aço carbono comum, porém, se for um "1" indica que é um aço carbono com enxofre. Se o número que sucede o "2' for um "3", indica que é um aço com níquel entre 3,25% e 3,75%, porém, se for um "5" indica que contém níquel entre 4,75% e 5,25%. E assim por diante, seguindo as normas desta classificação.
Baseando - se nas normas o Aço SAE 2145 é:
Aço Cromo com 4,5% de carbono +ou- 1% de níquel.
Aço Níquel com 0,45% de carbono e +ou- 1% de níquel.
Aço níquel com 0,45% de carbono +ou- 1% de enxofre.
Aço carbono com 0,45% de Carbono +ou- 2% de níquel.
Aço carbono com enxofre e 0,45% de Carbono.
(Cód. de Cadastro 23017.00024) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como compostos.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo permitida qualquer exploração desde que tenha engenheiro qualificado como responsável.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
I e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 14131.00063)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:
I) Uma brita com 6 mm de tamanho é uma agregado natural graúdo.
II) Uma pedra de Barita de 3 mm de tamanho é um agregado graúdo e pesado.
III) A escória de alto-forno é um tipo de agregado, gerada do resíduo resultante da produção de ferro-gusa em alto-fornos, constituída basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio.
IV) A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos médios e leves.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
I e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00035)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em quatro faixas, denominadas muito fina, fina, média e grossa.
III) As propriedades exigidas da rocha da brita são resistência à compressão simples, à tração, ao desgaste, não reatividade, resistência ao intemperismo e trabalhabilidade.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
II e IV
I e III
II, III e IV
A Classificação SAE é um tipo de classificação de aços inventada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA. Esta classificação é a mais utilizada no mundo para se identificar aços do tipo aço carbono e de baixa liga. Nela, os algarismos são sempre formados por quatro dígitos, sendo que os dois últimos representam os centésimos da quantidade de carbono, em porcentagem, que há no material em questão. O primeiro dígito indica o tipo de aço e o segundo dígito indica suas variações.
Assim, quando uma classificação SAE começa com "1", ela está indicando que o material é um aço carbono; Quando começa com "2", indica que é aço níquel. Se o número que sucede o "1" for um "0", indica que o material é aço carbono comum, porém, se for um "1" indica que é um aço carbono com enxofre. Se o número que sucede o "2' for um "3", indica que é um aço com níquel entre 3,25% e 3,75%, porém, se for um "5" indica que contém níquel entre 4,75% e 5,25%. E assim por diante, seguindo as normas desta classificação.
Baseando - se nas normas o Aço SAE 2145 é:
Aço Cromo com 4,5% de carbono +ou- 1% de níquel.
Aço Níquel com 0,45% de carbono e +ou- 1% de níquel.
Aço níquel com 0,45% de carbono +ou- 1% de enxofre.
Aço carbono com 0,45% de Carbono +ou- 2% de níquel.
Aço carbono com enxofre e 0,45% de Carbono.
(Cód. de Cadastro 23017.00024) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como compostos.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo permitida qualquer exploração desde que tenha engenheiro qualificado como responsável.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
II e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
I e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00035)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em quatro faixas, denominadas muito fina, fina, média e grossa.
III) As propriedades exigidas da rocha da brita são resistência à compressão simples, à tração, ao desgaste, não reatividade, resistência ao intemperismo e trabalhabilidade.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
II e IV
I e III
II, III e IV
A Classificação SAE é um tipo de classificação de aços inventada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA. Esta classificação é a mais utilizada no mundo para se identificar aços do tipo aço carbono e de baixa liga. Nela, os algarismos são sempre formados por quatro dígitos, sendo que os dois últimos representam os centésimos da quantidade de carbono, em porcentagem, que há no material em questão. O primeiro dígito indica o tipo de aço e o segundo dígito indica suas variações.
Assim, quando uma classificação SAE começa com "1", ela está indicando que o material é um aço carbono; Quando começa com "2", indica que é aço níquel. Se o número que sucede o "1" for um "0", indica que o material é aço carbono comum, porém, se for um "1" indica que é um aço carbono com enxofre. Se o número que sucede o "2' for um "3", indica que é um aço com níquel entre 3,25% e 3,75%, porém, se for um "5" indica que contém níquel entre 4,75% e 5,25%. E assim por diante, seguindo as normas desta classificação.
Baseando - se nas normas o Aço SAE 2145 é:
Aço Cromo com 4,5% de carbono +ou- 1% de níquel.
Aço Níquel com 0,45% de carbono e +ou- 1% de níquel.
Aço níquel com 0,45% de carbono +ou- 1% de enxofre.
Aço carbono com 0,45% de Carbono +ou- 2% de níquel.
Aço carbono com enxofre e 0,45% de Carbono.
(Cód. de Cadastro 23017.00024) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como compostos.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo permitida qualquer exploração desde que tenha engenheiro qualificado como responsável.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
Apenas a afirmativa III
I e IV
II e IV
I e III
II, III e IV
A Classificação SAE é um tipo de classificação de aços inventada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA. Esta classificação é a mais utilizada no mundo para se identificar aços do tipo aço carbono e de baixa liga. Nela, os algarismos são sempre formados por quatro dígitos, sendo que os dois últimos representam os centésimos da quantidade de carbono, em porcentagem, que há no material em questão. O primeiro dígito indica o tipo de aço e o segundo dígito indica suas variações.
Assim, quando uma classificação SAE começa com "1", ela está indicando que o material é um aço carbono; Quando começa com "2", indica que é aço níquel. Se o número que sucede o "1" for um "0", indica que o material é aço carbono comum, porém, se for um "1" indica que é um aço carbono com enxofre. Se o número que sucede o "2' for um "3", indica que é um aço com níquel entre 3,25% e 3,75%, porém, se for um "5" indica que contém níquel entre 4,75% e 5,25%. E assim por diante, seguindo as normas desta classificação.
Baseando - se nas normas o Aço SAE 2145 é:
Aço Cromo com 4,5% de carbono +ou- 1% de níquel.
Aço Níquel com 0,45% de carbono e +ou- 1% de níquel.
Aço níquel com 0,45% de carbono +ou- 1% de enxofre.
Aço carbono com 0,45% de Carbono +ou- 2% de níquel.
Aço carbono com enxofre e 0,45% de Carbono.
(Cód. de Cadastro 23017.00024) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como compostos.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo permitida qualquer exploração desde que tenha engenheiro qualificado como responsável.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
Assim, quando uma classificação SAE começa com "1", ela está indicando que o material é um aço carbono; Quando começa com "2", indica que é aço níquel. Se o número que sucede o "1" for um "0", indica que o material é aço carbono comum, porém, se for um "1" indica que é um aço carbono com enxofre. Se o número que sucede o "2' for um "3", indica que é um aço com níquel entre 3,25% e 3,75%, porém, se for um "5" indica que contém níquel entre 4,75% e 5,25%. E assim por diante, seguindo as normas desta classificação.
Aço Cromo com 4,5% de carbono +ou- 1% de níquel.
Aço Níquel com 0,45% de carbono e +ou- 1% de níquel.
Aço níquel com 0,45% de carbono +ou- 1% de enxofre.
Aço carbono com 0,45% de Carbono +ou- 2% de níquel.
Aço carbono com enxofre e 0,45% de Carbono.
(Cód. de Cadastro 23017.00024) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como compostos.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo permitida qualquer exploração desde que tenha engenheiro qualificado como responsável.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
II, III e IV
II e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15322.00050)A durabilidade pode ser definida como sendo a capacidade que o concreto possui de resistir à ação do tempo, aos ataques químicos, à abrasão ou a qualquer outra ação de deterioração. Considere as afirmações sobre durabilidade e impermeabilidade:
I) A durabilidade depende, entretanto, do tipo de ataque, físico ou químico, que o concreto, depois de endurecido, será submetido, devendo ser analisado criteriosamente antes da escolha dos materiais e da dosagem.
II) A durabilidade está diretamente ligada à impermeabilidade do concreto, pois quanto menor a absorção de água, maior a sua porosidade.
III) A impermeabilidade do concreto não está relacionada com a durabilidade. Um concreto impermeável não impede o acesso de agentes agressivos.
IV) A quantidade de água na mistura não define melhor ou pior durabilidade do concreto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
I, III e IV
II e III
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
No processo de secagem do concreto, quando o cimento assume dureza mas não adquiriu resistência sufiente ainda, esse fenômento é chamado de?
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.