MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
O consumo mundial total de concreto, foi estimado entre 20 e 30 bilhões de toneladas. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água. (Brunauer & Copeland (1964) apud Mehta & Monteiro (1994) Malhotra (1999) apud Isaia et al. (2005). Em relação ao concreto, considere as afirmações.
I) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos e graúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
II) Fatores que fazem do concreto um dos materiais mais consumidos no mundo são: facilidade e disponibilidade de encontrar os materiais que o compõem e a um custo relativamente baixo; facilidade de execução; adaptação a praticamente todo tipo de forma e tamanho; excelente resistência à água e a diversas ações.
III) Na mistura do concreto, o Cimento Portland, juntamente com a água, forma uma pasta mais ou menos fluida, dependendo do percentual de água adicionado. Essa pasta envolve as partículas de agregados com diversas dimensões para produzir um material, que, nas primeiras horas, apresenta-se em um estado capaz de serem moldadas em formas das mais variadas formas geométricas. Com o tempo, a mistura endurece pela reação irreversível da água com o cimento, adquirindo resistência mecânica capaz de torná-lo um material de excelente desempenho estrutural, sob os mais diversos ambientes de exposição.
IV) O concreto fresco é constituído dos agregados miúdos envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
V) O concreto fresco é constituído de areia quartzosa fina e grossa envolvidas por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento.
Em relação às afirmações acima: