MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
A cal é um aglomerante cujo constituinte principal é o óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio, hidratados ou não. Esta é a definição de cal, conforme estudado. Assim sendo, considere.
I) Cal virgem é resultante dos processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água. Em função dos teores dos seus constituintes, pode ser designada de: cálcica, magnesiana ou dolomítica.
II) Cal hidratada é um material sob a forma de pó seco, obtida pela hidratação adequada de cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio.
III) Cal virgem é um material sob a forma de pó seco, obtida pela hidratação adequada de cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio.
IV) Cal hidratada é resultante dos processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água. Em função dos teores dos seus constituintes, pode ser designada de: cálcica, magnesiana ou dolomítica.
V) Uma das etapas da cal, é a etapa de extinção da cal, onde é formada a cal hidratada, também conhecida por CaCO3.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e V estão corretas.
A calcinação da rocha calcária pura resulta na produção de óxido de cálcio puro, material de grande importância industrial, onde alcança melhor preço que os produtos impuros normalmente utilizados na construção. Além das rochas calcárias, também podem ser usados para a produção de cal, os depósitos de resíduos de esqueletos de animais. (BAUER, 2011)
Em relação ao cal, desde sua produção até o seu uso, passa pelo que se considera o ciclo do cal. Assim, analise as afirmações e verifique as que estão de acordo com o ciclo do cal.
I) As etapas do ciclo do cal são, em ordem de reações, a calcinação, a extinção da cal e a recarbonatação.
II) Na reação química da etapa de calcinação, o produto formado é o carbonato de cálcio.
III) Na reação química da etapa de calcinação, o produto formado é o hidróxido de cálcio.
IV) Na reação química da etapa de extinção do cal, o produto formado é o hidróxido de cálcio.
V) Na reação química da etapa de recarbonatação, o produto formado é o hidróxido de cálcio.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações I, IV estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica. Os cascalhos oferecem maior adesividade que os grãos de pedra britada.
III) A areia é usada em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações.
V) No concreto betuminoso, a brita é o aglomerante e o betume é o agregado.
Quanto às afirmações anteriores:
As afirmações II e V estão corretas.
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00066)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
I e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
(Cód. de Cadastro 17150.00074)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) Eles não fazem parte da pintura após sua secagem e cura, pois por serem voláteis com o passar do tempo, vão se degradando no ambiente, e o que permanece é a tinta propriamente dita.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, um dos componentes das tintas são os pigmentos. Considere as afirmações a respeito deste componente.
I) Os pigmentos são partículas muito finas, com diâmetros de partículas entre 0,1 e 5 µm (micrometros), sendo praticamente insolúveis no meio onde estão dispersas.
II) Esses componentes são usados nas formulações para dar cor, cobertura e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Os pigmentos são apenas para dar coloração.
III) Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos
IV) Os orgânicos podem ou não apresentar solubilidade, sendo que os que são solúveis possuem alto grau de tingimento e consequentemente mais caros. São considerados atóxicos, muito usados em pinturas interiores e brinquedos para evitar a ingestão de metais pesados por crianças, são mais brilhantes e mais claros e apresentam maior poder de tingimento do que os inorgânicos, têm estabilidade térmica e à luz ultravioleta elevadas.
V) Os pigmentos inorgânicos influenciam no aspecto da pintura, como a cor e a textura, sendo de alta opacidade. Alguns pigmentos inorgânicos são inertes, ou seja, não reagem, então têm a função de enchimento, dão carga (volume) apenas, porém podem também influenciar na textura, resistência à abrasão, como exemplo neste último caso, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3).
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas
Apenas a afirmação III está correta
As afirmações I, III, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I e V estão corretas
A palavra “siderúrgico” deriva do grego sideros (ferro) e ergo (trabalho), o que vem dizer que os produtos siderúrgicos são aqueles feitos com o ferro e suas ligas. A classificação do ferro e suas ligas é feita pelo teor de carbono incorporado Assim considere as afirmações.
I) O aço doce é quando tem em sua composição menos de 0,2% de carbono.
II) Aço carbono é quando o teor fica entre 0,2 e 1,7% de carbono.
III) Ferro fundido é quando o teor se situa entre 1,7 e 6,7%.
IV) O aço doce é quando tem em sua composição mais de 20% de carbono.
V) Aço carbono é quando o teor fica acima de 65% de carbono.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e V estão corretas.
A calcinação da rocha calcária pura resulta na produção de óxido de cálcio puro, material de grande importância industrial, onde alcança melhor preço que os produtos impuros normalmente utilizados na construção. Além das rochas calcárias, também podem ser usados para a produção de cal, os depósitos de resíduos de esqueletos de animais. (BAUER, 2011)
Em relação ao cal, desde sua produção até o seu uso, passa pelo que se considera o ciclo do cal. Assim, analise as afirmações e verifique as que estão de acordo com o ciclo do cal.
I) As etapas do ciclo do cal são, em ordem de reações, a calcinação, a extinção da cal e a recarbonatação.
II) Na reação química da etapa de calcinação, o produto formado é o carbonato de cálcio.
III) Na reação química da etapa de calcinação, o produto formado é o hidróxido de cálcio.
IV) Na reação química da etapa de extinção do cal, o produto formado é o hidróxido de cálcio.
V) Na reação química da etapa de recarbonatação, o produto formado é o hidróxido de cálcio.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações I, IV estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica. Os cascalhos oferecem maior adesividade que os grãos de pedra britada.
III) A areia é usada em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações.
V) No concreto betuminoso, a brita é o aglomerante e o betume é o agregado.
Quanto às afirmações anteriores:
As afirmações II e V estão corretas.
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00066)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
I e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
(Cód. de Cadastro 17150.00074)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) Eles não fazem parte da pintura após sua secagem e cura, pois por serem voláteis com o passar do tempo, vão se degradando no ambiente, e o que permanece é a tinta propriamente dita.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, um dos componentes das tintas são os pigmentos. Considere as afirmações a respeito deste componente.
I) Os pigmentos são partículas muito finas, com diâmetros de partículas entre 0,1 e 5 µm (micrometros), sendo praticamente insolúveis no meio onde estão dispersas.
II) Esses componentes são usados nas formulações para dar cor, cobertura e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Os pigmentos são apenas para dar coloração.
III) Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos
IV) Os orgânicos podem ou não apresentar solubilidade, sendo que os que são solúveis possuem alto grau de tingimento e consequentemente mais caros. São considerados atóxicos, muito usados em pinturas interiores e brinquedos para evitar a ingestão de metais pesados por crianças, são mais brilhantes e mais claros e apresentam maior poder de tingimento do que os inorgânicos, têm estabilidade térmica e à luz ultravioleta elevadas.
V) Os pigmentos inorgânicos influenciam no aspecto da pintura, como a cor e a textura, sendo de alta opacidade. Alguns pigmentos inorgânicos são inertes, ou seja, não reagem, então têm a função de enchimento, dão carga (volume) apenas, porém podem também influenciar na textura, resistência à abrasão, como exemplo neste último caso, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3).
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas
Apenas a afirmação III está correta
As afirmações I, III, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I e V estão corretas
A palavra “siderúrgico” deriva do grego sideros (ferro) e ergo (trabalho), o que vem dizer que os produtos siderúrgicos são aqueles feitos com o ferro e suas ligas. A classificação do ferro e suas ligas é feita pelo teor de carbono incorporado Assim considere as afirmações.
I) O aço doce é quando tem em sua composição menos de 0,2% de carbono.
II) Aço carbono é quando o teor fica entre 0,2 e 1,7% de carbono.
III) Ferro fundido é quando o teor se situa entre 1,7 e 6,7%.
IV) O aço doce é quando tem em sua composição mais de 20% de carbono.
V) Aço carbono é quando o teor fica acima de 65% de carbono.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações I, IV estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica. Os cascalhos oferecem maior adesividade que os grãos de pedra britada.
III) A areia é usada em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações.
V) No concreto betuminoso, a brita é o aglomerante e o betume é o agregado.
Quanto às afirmações anteriores:
As afirmações II e V estão corretas.
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00066)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
I e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
(Cód. de Cadastro 17150.00074)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) Eles não fazem parte da pintura após sua secagem e cura, pois por serem voláteis com o passar do tempo, vão se degradando no ambiente, e o que permanece é a tinta propriamente dita.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, um dos componentes das tintas são os pigmentos. Considere as afirmações a respeito deste componente.
I) Os pigmentos são partículas muito finas, com diâmetros de partículas entre 0,1 e 5 µm (micrometros), sendo praticamente insolúveis no meio onde estão dispersas.
II) Esses componentes são usados nas formulações para dar cor, cobertura e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Os pigmentos são apenas para dar coloração.
III) Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos
IV) Os orgânicos podem ou não apresentar solubilidade, sendo que os que são solúveis possuem alto grau de tingimento e consequentemente mais caros. São considerados atóxicos, muito usados em pinturas interiores e brinquedos para evitar a ingestão de metais pesados por crianças, são mais brilhantes e mais claros e apresentam maior poder de tingimento do que os inorgânicos, têm estabilidade térmica e à luz ultravioleta elevadas.
V) Os pigmentos inorgânicos influenciam no aspecto da pintura, como a cor e a textura, sendo de alta opacidade. Alguns pigmentos inorgânicos são inertes, ou seja, não reagem, então têm a função de enchimento, dão carga (volume) apenas, porém podem também influenciar na textura, resistência à abrasão, como exemplo neste último caso, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3).
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas
Apenas a afirmação III está correta
As afirmações I, III, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I e V estão corretas
A palavra “siderúrgico” deriva do grego sideros (ferro) e ergo (trabalho), o que vem dizer que os produtos siderúrgicos são aqueles feitos com o ferro e suas ligas. A classificação do ferro e suas ligas é feita pelo teor de carbono incorporado Assim considere as afirmações.
I) O aço doce é quando tem em sua composição menos de 0,2% de carbono.
II) Aço carbono é quando o teor fica entre 0,2 e 1,7% de carbono.
III) Ferro fundido é quando o teor se situa entre 1,7 e 6,7%.
IV) O aço doce é quando tem em sua composição mais de 20% de carbono.
V) Aço carbono é quando o teor fica acima de 65% de carbono.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações II e V estão corretas.
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00066)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
I e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
(Cód. de Cadastro 17150.00074)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) Eles não fazem parte da pintura após sua secagem e cura, pois por serem voláteis com o passar do tempo, vão se degradando no ambiente, e o que permanece é a tinta propriamente dita.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, um dos componentes das tintas são os pigmentos. Considere as afirmações a respeito deste componente.
I) Os pigmentos são partículas muito finas, com diâmetros de partículas entre 0,1 e 5 µm (micrometros), sendo praticamente insolúveis no meio onde estão dispersas.
II) Esses componentes são usados nas formulações para dar cor, cobertura e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Os pigmentos são apenas para dar coloração.
III) Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos
IV) Os orgânicos podem ou não apresentar solubilidade, sendo que os que são solúveis possuem alto grau de tingimento e consequentemente mais caros. São considerados atóxicos, muito usados em pinturas interiores e brinquedos para evitar a ingestão de metais pesados por crianças, são mais brilhantes e mais claros e apresentam maior poder de tingimento do que os inorgânicos, têm estabilidade térmica e à luz ultravioleta elevadas.
V) Os pigmentos inorgânicos influenciam no aspecto da pintura, como a cor e a textura, sendo de alta opacidade. Alguns pigmentos inorgânicos são inertes, ou seja, não reagem, então têm a função de enchimento, dão carga (volume) apenas, porém podem também influenciar na textura, resistência à abrasão, como exemplo neste último caso, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3).
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas
Apenas a afirmação III está correta
As afirmações I, III, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I e V estão corretas
A palavra “siderúrgico” deriva do grego sideros (ferro) e ergo (trabalho), o que vem dizer que os produtos siderúrgicos são aqueles feitos com o ferro e suas ligas. A classificação do ferro e suas ligas é feita pelo teor de carbono incorporado Assim considere as afirmações.
I) O aço doce é quando tem em sua composição menos de 0,2% de carbono.
II) Aço carbono é quando o teor fica entre 0,2 e 1,7% de carbono.
III) Ferro fundido é quando o teor se situa entre 1,7 e 6,7%.
IV) O aço doce é quando tem em sua composição mais de 20% de carbono.
V) Aço carbono é quando o teor fica acima de 65% de carbono.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
I e IV
II, III e IV
I e III
Apenas a afirmativa III
(Cód. de Cadastro 17150.00074)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) Eles não fazem parte da pintura após sua secagem e cura, pois por serem voláteis com o passar do tempo, vão se degradando no ambiente, e o que permanece é a tinta propriamente dita.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, um dos componentes das tintas são os pigmentos. Considere as afirmações a respeito deste componente.
I) Os pigmentos são partículas muito finas, com diâmetros de partículas entre 0,1 e 5 µm (micrometros), sendo praticamente insolúveis no meio onde estão dispersas.
II) Esses componentes são usados nas formulações para dar cor, cobertura e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Os pigmentos são apenas para dar coloração.
III) Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos
IV) Os orgânicos podem ou não apresentar solubilidade, sendo que os que são solúveis possuem alto grau de tingimento e consequentemente mais caros. São considerados atóxicos, muito usados em pinturas interiores e brinquedos para evitar a ingestão de metais pesados por crianças, são mais brilhantes e mais claros e apresentam maior poder de tingimento do que os inorgânicos, têm estabilidade térmica e à luz ultravioleta elevadas.
V) Os pigmentos inorgânicos influenciam no aspecto da pintura, como a cor e a textura, sendo de alta opacidade. Alguns pigmentos inorgânicos são inertes, ou seja, não reagem, então têm a função de enchimento, dão carga (volume) apenas, porém podem também influenciar na textura, resistência à abrasão, como exemplo neste último caso, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3).
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas
Apenas a afirmação III está correta
As afirmações I, III, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I e V estão corretas
A palavra “siderúrgico” deriva do grego sideros (ferro) e ergo (trabalho), o que vem dizer que os produtos siderúrgicos são aqueles feitos com o ferro e suas ligas. A classificação do ferro e suas ligas é feita pelo teor de carbono incorporado Assim considere as afirmações.
I) O aço doce é quando tem em sua composição menos de 0,2% de carbono.
II) Aço carbono é quando o teor fica entre 0,2 e 1,7% de carbono.
III) Ferro fundido é quando o teor se situa entre 1,7 e 6,7%.
IV) O aço doce é quando tem em sua composição mais de 20% de carbono.
V) Aço carbono é quando o teor fica acima de 65% de carbono.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, um dos componentes das tintas são os pigmentos. Considere as afirmações a respeito deste componente.
I) Os pigmentos são partículas muito finas, com diâmetros de partículas entre 0,1 e 5 µm (micrometros), sendo praticamente insolúveis no meio onde estão dispersas.
II) Esses componentes são usados nas formulações para dar cor, cobertura e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Os pigmentos são apenas para dar coloração.
III) Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos
IV) Os orgânicos podem ou não apresentar solubilidade, sendo que os que são solúveis possuem alto grau de tingimento e consequentemente mais caros. São considerados atóxicos, muito usados em pinturas interiores e brinquedos para evitar a ingestão de metais pesados por crianças, são mais brilhantes e mais claros e apresentam maior poder de tingimento do que os inorgânicos, têm estabilidade térmica e à luz ultravioleta elevadas.
V) Os pigmentos inorgânicos influenciam no aspecto da pintura, como a cor e a textura, sendo de alta opacidade. Alguns pigmentos inorgânicos são inertes, ou seja, não reagem, então têm a função de enchimento, dão carga (volume) apenas, porém podem também influenciar na textura, resistência à abrasão, como exemplo neste último caso, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3).
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas
Apenas a afirmação III está correta
As afirmações I, III, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I e V estão corretas
A palavra “siderúrgico” deriva do grego sideros (ferro) e ergo (trabalho), o que vem dizer que os produtos siderúrgicos são aqueles feitos com o ferro e suas ligas. A classificação do ferro e suas ligas é feita pelo teor de carbono incorporado Assim considere as afirmações.
I) O aço doce é quando tem em sua composição menos de 0,2% de carbono.
II) Aço carbono é quando o teor fica entre 0,2 e 1,7% de carbono.
III) Ferro fundido é quando o teor se situa entre 1,7 e 6,7%.
IV) O aço doce é quando tem em sua composição mais de 20% de carbono.
V) Aço carbono é quando o teor fica acima de 65% de carbono.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações II, III e IV estão corretas
Apenas a afirmação III está correta
As afirmações I, III, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I e V estão corretas
A palavra “siderúrgico” deriva do grego sideros (ferro) e ergo (trabalho), o que vem dizer que os produtos siderúrgicos são aqueles feitos com o ferro e suas ligas. A classificação do ferro e suas ligas é feita pelo teor de carbono incorporado Assim considere as afirmações.
I) O aço doce é quando tem em sua composição menos de 0,2% de carbono.
II) Aço carbono é quando o teor fica entre 0,2 e 1,7% de carbono.
III) Ferro fundido é quando o teor se situa entre 1,7 e 6,7%.
IV) O aço doce é quando tem em sua composição mais de 20% de carbono.
V) Aço carbono é quando o teor fica acima de 65% de carbono.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Apenas a afirmação II está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Segue um trecho do artigo científico publicado na revista Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril, 2001 (Juliano C. Damiani, Fabiana Perez, Fábio G. Melchiades e Anselmo O. Boschi:
“A presença de coração negro em peças cerâmicas é relativamente comum. Muito embora a literatura sobre essa característica seja bastante abundante, praticamente todos os livros de cerâmica se referem a ele e trazem “receitas” para a sua eliminação, a sua ocorrência ainda é muito comum hoje em dia. Estudos recentes levaram a um melhor entendimento da origem e desenvolvimento do coração negro. Com base nesses resultados é possível se identificar todas as alternativas para a eliminação do coração negro sabendo-se exatamente como cada uma delas atua. Dessa forma, o encarregado pelo processo produtivo pode escolher dentre as diversas alternativas aquelas que lhe são mais convenientes. O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e didática o atual entendimento das causas e o desenvolvimento do coração negro em revestimentos cerâmicos, buscando identificar alternativas que permitam eliminar ou reduzir sua incidência”.
O trecho do artigo acima aborda o defeito chamado de “coração negro” que pode aparecer em peças cerâmicas. Analise as afirmações a seguir sobre esta patologia.
I) O coração negro consiste em uma região escura (geralmente cinza) que se estende paralelamente à face e próxima à meia altura da espessura, ao longo da peça.
II) Algumas das principais consequências danosas da presença do coração negro, que justificam os esforços para evitá-lo, são: inchamento das peças; deformações piroplásticas; deterioração das características técnicas; deterioração das características estéticas.
III) A origem do coração negro está associada à presença de compostos de carbono (matéria orgânica) e óxidos de ferro nas argilas.
IV) Pode-se dizer que uma das principais reações responsáveis pelo desenvolvimento do coração negro é a matéria orgânica que sofre uma carbonização ou pirólise, catalisadas pelo silicato de alumínio também presente nos argilominerais, e se transforma em coque (C).
V) Quanto maiores forem as concentrações de Fe e C nas matérias-primas mais intenso será o desenvolvimento do coração negro.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações II, IV e V estão corretas;
As afirmações I e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Sobre a capacidade que o concreto de cimento Portland tem de reter água e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I) Retenção de água no concreto é a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água. O poder de retenção de água é o oposto à exsudação.
II) Exsudação é o fenômeno que ocorre em certos concretos quando a água se separa da massa e sobe à superfície da peça concretada. Ocorre quando a parte superior do concreto se torna excessivamente úmida; sua consequência é um concreto poroso e menos resistente.
III) Para diminuir a exsudação é necessário alterar a dosagem do concreto, aumentando-se a proporção de finos e o teor de cimento.
IV) A exsudação também pode ser controlada pela adequada confecção de um concreto trabalhável, evitando-se o emprego de água além do limite necessário.
V) O concreto pode estar sujeito à desintegração em virtude da percolação da água. Esse fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte sólida não é capaz de reter a água de amassamento.
Em relação às afirmações acima:
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23927.00045)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio. São obtidos pela trituração da gipsita natural, constituída de sulfato desidratado de cálcio geralmente acompanhado de certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O gesso misturado com água começa a endurecer absorverdo o gás carbônico (CO2) que reage com o hidróxido de cálcio resultando na formação de calcário (CaCO3).
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmação I, III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.