MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
A cal é um aglomerante cujo constituinte principal é o óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio, hidratados ou não. Esta é a definição de cal, conforme estudado. Assim sendo, considere.
I) Cal virgem é resultante dos processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água. Em função dos teores dos seus constituintes, pode ser designada de: cálcica, magnesiana ou dolomítica.
II) Cal hidratada é um material sob a forma de pó seco, obtida pela hidratação adequada de cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio.
III) Cal virgem é um material sob a forma de pó seco, obtida pela hidratação adequada de cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio.
IV) Cal hidratada é resultante dos processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água. Em função dos teores dos seus constituintes, pode ser designada de: cálcica, magnesiana ou dolomítica.
V) Uma das etapas da cal, é a etapa de extinção da cal, onde é formada a cal hidratada, também conhecida por CaCO3.
Em relação às afirmações acima: