MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I


(Cód. de Cadastro 43172.00071)Uma das formas mais comuns e práticas de se combater a deterioração dos mais variados tipos de materiais é protegendo suas superfícies, aplicando uma camada resistente que impeça a ação de agentes de destruição ou corrosão. Essas camadas, que podem ser extremamente finas, são obtidas pela aplicação de tintas, vernizes ou esmaltes. Em relação às tintas, considere a seguir as afirmações.

I) A primeira de duas ou mais demãos de tinta ou verniz é conhecida como primer.
II) Denominamos como surfacer uma superfície alisada com lixa, para corrigir pequenas irregularidades após ter recebido o primer e uma composição pigmentada que se torna apta a receber a cobertura final.
III) A fosfatização é usada em superfícies metálicas para que sejam aplicados algumas demãos como um fundo antióxido de ancoragem (zarcão), um selador, um emassado e, posteriormente, um fundo mate.
IV) Existem hoje no mercado, uma gama de tintas que atendem às mais variadas finalidades. Exemplos são as tintas luminescentes, tintas que impedem a ação de fungos, bactérias e outros organismos, tintas resistentes ao calor, resistentes à ação do fogo, além de tintas sem cheiro e as de secagem rápida.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II, III e IV
I, II, III e IV
I, II e IV
I, II e III
I, III e IV
(Cód. de Cadastro 17047.00029)Em relação a blocos cerâmicos para alvenaria, podemos afirmar que:

I) Os blocos cerâmicos maciços têm resistência à compressão entre 1,5 e 20 MPa, porém as resistências mais comuns são 1,5 MPa para a classe A; 2,5 MPa para a classe B e 4,0 MPa para a classe C.
II) Tanto os blocos cerâmicos vazados quanto os blocos cerâmicos maciços são produzidos pelo método de prensagem.
III) Os blocos cerâmicos de vedação devem ter a mesma tolerância do esquadro e da flecha em relação à sua planaridade que é padronizado em ±3 mm.
IV) Tanto os blocos cerâmicos de vedação quanto o estrutural, tem a mesma tolerância quanto a absorção de agua.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II e IV
I, III e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
II e III
(Cód. de Cadastro 38760.00077)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:

I) A resistência do cimento Portland à compressão possui “valor referência” de 15 Mpa à 30 Mpa conforme o tipo.
II) O gesso é adicionado ao cimento Portland em alguns casos como retardador de pega.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

I, III e IV
II e III
II e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I

Os aços estruturais para concreto armado ou protendido, fabricados no Brasil, podem ser classificados em três grupos principais. Analise as afirmações a seguir.

I)          Aços de dureza natural, laminados a quente são os denominados “comuns”, CA-25 (limite de escoamento de 25kgf/mm²), CA-32, CA-40, CA-50 e CA-60, sendo os dois últimos quase os únicos fabricados atualmente.

II) Os aços laminados a quente que não sofrem tratamento algum após a laminação. Suas características elásticas são alcançadas unicamente pela composição química adequada com ligas de C, Mn, Si e Cr.  

III) Os aços laminados a quente, não perdem suas propriedades se aquecidos. Por isso, podem ser soldados e não sofrem demasiadamente com a exposição a chamas moderadas em caso de incêndio.

IV) Aços Encruados por Tração são os aços trefilados. No processo de trefilação, há uma compressão diametral do fio durante sua passagem pela fieira a uma tração elevada, ambas respondendo pela mudança da textura do aço e pelo aumento de sua resistência.

V) Os aços patenting ou patenteados são fios submetidos a processos de tratamento térmico após o seu encruamento a frio por trefilação.  O material, após decapagem em banho de ácido, é trefilado em fieiras ao diâmetro desejado, por uma ou mais passagens.  P/ alívio de tensões, reaquece-se e resfria-se rapidamente o fio, em banho de chumbo líquido para não perder o encruamento. São específicos para concretos protendidos (CP).

Quanto às afirmações acima:


Todas as afirmações estão corretas. 


Apenas a afirmação I está correta;


As afirmações I, III e V estão corretas;


Apenas a afirmação II está correta;


As afirmações III e IV estão corretas;

De acordo com o endurecimento do cimento, podemos atribuir algumas definições:

I - Pega: intervalo de fenômenos químicos, em que se realiza desprendimento de calor e reações;
II - Endurecimento: intervalo de fenômenos físicos de secagem e entrelaçamento dos cristais;
III - Início de pega: tempo que desenvolve a adição de água até o início das reações com os compostos de cimento;
IV - Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido;
V - Falsa pega: o cimento  não assume dureza, mas com resistência suficiente.

 

Pode-se dizer, então, que:


As afirmações I e V estão corretas.


As afirmações II e III estão corretas.


 As afirmações I,II, III e IV estão corretas.


As afirmações II e V estão corretas.


Todas as afirmações estão corretas.

(Cód. de Cadastro 14131.00055)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:

I)São classificados segundo sua origem, sendo divididos em “mistos” e “puros”.
II) Uma pedra de Barita de 3 mm de tamanho é um agregado graúdo e pesado.
III) A escória de alto-forno é um tipo de agregado, gerada do resíduo resultante da produção de ferro-gusa em alto-fornos, constituída basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio.
IV) A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos médios e leves.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e III
II e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00017)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:

I) O cimento do tipo CP I é chamado de Cimento Portland Comum, podendo conter gesso, é apropriado quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas e quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
II) O cimento do tipo CP IV é chamado de Cimento Portland de Alto Forno.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II e III
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15998.00039)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:

I)  A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a “extinção” da cal, ocorre pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores.
II) Por serem subproduto de minerais, os sacos de cal não são perecíveis, e não precisam ter prazo de validade.
III) A cal virgem não possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o dióxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos dióxidos presentes no produto.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II e IV
I e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa III
I e III

Considere as afirmações sobre os agregados, embasadas nos slides e em apontamentos e discussões em sala de aula:

 

I)      A brita é um agregado obtido a partir de rochas friáveis que ocorrem em depósitos geológicos (jazidas) pelo processo industrial de cominuição ou fragmentação controlada.

II)     O pó de pedra, o pedrisco, a areia de brita e o fíler são os materiais derivados da produção da brita que têm as menores graduações, sendo os mais finos.

III)    De todos os materiais britados, a bica corrida tem a mesma granulometria do material que sai do britador primário, daí o nome bica corrida primária.

IV)   Os blocos são fragmentos de rochas de dimensões acima do metro, resultantes dos fogos de bancada, que, depois de devidamente reduzidos em tamanho, vão abastecer o britador primário.

V)    A barita (BaSO4) é um minério de alta densidade que pode ser usado como agregado para a fabricação de artefatos de concretos pesados.

 

Em relação às afirmações anteriores:


Apenas a afirmação I está correta.


As afirmações I, II e III estão corretas.


As afirmações II e IV estão corretas.


As afirmações II, III, IV e V  estão corretas.


 As afirmações II, III e IV estão corretas.

(Cód. de Cadastro 17150.0001)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:

I) Os veículos ou solventes, são materiais voláteis, que significa dizer que não evaporam.
II) Eles não fazem parte da pintura após sua secagem e cura, pois por serem voláteis com o passar do tempo, vão se degradando no ambiente, e o que permanece é a tinta propriamente dita.
III) Os solventes embora sejam voláteis nunca deixam de fazer parte totalmente da pintura após evaporação e têm função importante na pigmentação.
IV) O teor de solvente é corrigido, conforme a necessidade, momentos antes da aplicação, pois a capacidade de absorção do substrato depende da viscosidade da tinta, da rugosidade e da porosidade.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II, III e IV
Apenas a afirmativa I
II e III
I, III e IV
II e IV