MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I


(Cód. de Cadastro 38760.00017)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:

I) O cimento do tipo CP I é chamado de Cimento Portland Comum, podendo conter gesso, é apropriado quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas e quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
II) O cimento do tipo CP IV é chamado de Cimento Portland de Alto Forno.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?




  • II e III
  • II e IV
  • II, III e IV
  • I, III e IV
  • Apenas a afirmativa I