LITERATURA INFANTIL
A origem da clássica história de Dona Baratinha é incerta. O registro mais antigo é de 1872, intitulado “Histórias da Carochinha”.
A solução para o desfecho da Dona Baratinha de Figueiredo Pimentel é que a personagem decide que nunca mais vai se casar. Já em Ana Maria Machado, Dona Baratinha decide aproveitar a vida:
- Coitado do ratinho! Mas para mim foi uma sorte. Não podia dar certo um casamento com um noivo que gosta mais de feijão do que de mim. Melhor eu ficar sozinha e gastar meu dinheiro para me divertir. E assim fez (MACHADO, 1996, p. 57).
De acordo com a obra de Ana Maria Machado, é correto afirmar:
I. Na História de Ana Maria Machado temos uma desvalorização da personagem que, recriada segunda a imagem da mulher moderna dos anos 90, acaba aos olhos do leitor sendo vista como uma mulher fria e calculista.
II. Na história, a moeda que encontrara reavivou uma ideia esquecida por certo tempo, pois assim, aquele dinheiro servir-lhe-ia de trunfo para convencer os seus pretendentes a casar-se com ela.
III. Na história, também há símbolos camuflados, como a própria baratinha, que representa a feminilidade, a fragilidade da mulher; a moeda representa o dote que a noiva paga ao seu pretendente.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
I apenas.
Segundo a autora Coracine (1995, p. 13), na perspectiva acerca da leitura a partir do ponto de vista estruturalista, o que importa no texto são as formas organizadas nas frases, a sequência linguística de signos, a estrutura dos parágrafos, os sentidos literais das palavras.
PORQUE
o significado dele está “arraigado nas palavras e frases, na dependência direta da forma, ou seja, para essa visão, basta decodificar, identificar os signos para que a leitura se realize.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
O que é uma Roda de Leitura?
É o momento em que as crianças e a professora se reúnem para ler e socializar impressões sobre uma história, sobre um texto. É um momento para compartilhar, pois possibilita aprofundar a experiência com a leitura. Neste sentido, autora Lerner (2002) colabora quando destaca que a roda de leitura permite às crianças observar atitudes essenciais para a construção dos comportamentos leitores e do hábito de ler.
Neste sentido é correto afirmar que:
I. A organização do espaço para receber as crianças é desnecessária.
II. Planejar o tempo destinado à leitura é dar relevância a ela. Relevância que, sem dúvida, será percebida pelos pequenos.
III. A seleção do material está intimamente ligada à intencionalidade que se tem ao planejar a roda de leitura.
IV. Um critério também interessante é a seleção das imagens, as ilustrações atraentes chamam a atenção das crianças.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV apenas.
I e II apenas.
A moral “Quem desdenha quer comprar” indica que a raposa agiu
com medo.
com raiva.
por impulso.
sem pensar.
com pouco caso.
Leia o trecho a seguir:
“Flicts” conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”. Contudo, Ziraldo deixa uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo.
Fonte: http://www.euescola.com.br/2017/10/flictsziraldo-um-livro-para-trabalhar.html Acesso em: 05 jul. 2020.
Tendo como referência a análise da obra “Flicts” no capítulo 4 de estudos, avalie as afirmativas abaixo:
I. “Flicts” busca laços afetivos para sobreviver em um contexto de estereótipos, ou seja, ideias generalizadas impostas por grupos sobre comportamentos, posições, estilos de vida.
II. Em cada busca de inserção, “Flicts” é sempre desaprovado, o que desencadeia um conflito entre os personagens…. há uma tensão constante entre o mundo interior e exterior do personagem.
III. A obra de Ziraldo apresenta-nos, por meio da junção de signos, o cotidiano de um protagonista que almeja um mundo projetado na eterna felicidade, felicidade essa muitas vezes propagada e até exigida em nossa sociedade.
São corretas as afirmativas:
II apenas.
I e II apenas
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Leia o texto.
I. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja aborrecido ou chateado
II. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja animado.
III. Na tirinha, no 2º quadradinho, a expressão de Calvin nos levam a considerar que ele esteja pensativo.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
Observe atentamente a afirmativa a seguir, apresentada no capítulo 1 do livro de Literatura Infantil.
As histórias contadas para as crianças retratavam o domínio quase absoluto da exemplaridade, por meio de personagens com perfis rígidos que impunham limites entre certo/errado e bom/mau. Assim, “devido a essa função básica, até bem pouco tempo, a literatura infantil foi minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como um gênero menor”. (COELHO, 2012, p. 29).
Agora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, associava-se a algo pueril, sendo comparada a um brinquedo.
( ) As obras literárias eram reduzidas em seu valor intrínseco, mas atingiam o novo objetivo: atrair o pequeno leitor/ouvinte (...).
( ) Como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultavam da adaptação (ou da minimização) de textos escritos para adultos.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, foi proveitosa à aprendizagem da criança, como um recurso para mantê-la entretida e quieta.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
I apenas.
Segundo a autora Coracine (1995, p. 13), na perspectiva acerca da leitura a partir do ponto de vista estruturalista, o que importa no texto são as formas organizadas nas frases, a sequência linguística de signos, a estrutura dos parágrafos, os sentidos literais das palavras.
PORQUE
o significado dele está “arraigado nas palavras e frases, na dependência direta da forma, ou seja, para essa visão, basta decodificar, identificar os signos para que a leitura se realize.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
O que é uma Roda de Leitura?
É o momento em que as crianças e a professora se reúnem para ler e socializar impressões sobre uma história, sobre um texto. É um momento para compartilhar, pois possibilita aprofundar a experiência com a leitura. Neste sentido, autora Lerner (2002) colabora quando destaca que a roda de leitura permite às crianças observar atitudes essenciais para a construção dos comportamentos leitores e do hábito de ler.
Neste sentido é correto afirmar que:
I. A organização do espaço para receber as crianças é desnecessária.
II. Planejar o tempo destinado à leitura é dar relevância a ela. Relevância que, sem dúvida, será percebida pelos pequenos.
III. A seleção do material está intimamente ligada à intencionalidade que se tem ao planejar a roda de leitura.
IV. Um critério também interessante é a seleção das imagens, as ilustrações atraentes chamam a atenção das crianças.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV apenas.
I e II apenas.
A moral “Quem desdenha quer comprar” indica que a raposa agiu
com medo.
com raiva.
por impulso.
sem pensar.
com pouco caso.
Leia o trecho a seguir:
“Flicts” conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”. Contudo, Ziraldo deixa uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo.
Fonte: http://www.euescola.com.br/2017/10/flictsziraldo-um-livro-para-trabalhar.html Acesso em: 05 jul. 2020.
Tendo como referência a análise da obra “Flicts” no capítulo 4 de estudos, avalie as afirmativas abaixo:
I. “Flicts” busca laços afetivos para sobreviver em um contexto de estereótipos, ou seja, ideias generalizadas impostas por grupos sobre comportamentos, posições, estilos de vida.
II. Em cada busca de inserção, “Flicts” é sempre desaprovado, o que desencadeia um conflito entre os personagens…. há uma tensão constante entre o mundo interior e exterior do personagem.
III. A obra de Ziraldo apresenta-nos, por meio da junção de signos, o cotidiano de um protagonista que almeja um mundo projetado na eterna felicidade, felicidade essa muitas vezes propagada e até exigida em nossa sociedade.
São corretas as afirmativas:
II apenas.
I e II apenas
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Leia o texto.
I. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja aborrecido ou chateado
II. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja animado.
III. Na tirinha, no 2º quadradinho, a expressão de Calvin nos levam a considerar que ele esteja pensativo.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
Observe atentamente a afirmativa a seguir, apresentada no capítulo 1 do livro de Literatura Infantil.
As histórias contadas para as crianças retratavam o domínio quase absoluto da exemplaridade, por meio de personagens com perfis rígidos que impunham limites entre certo/errado e bom/mau. Assim, “devido a essa função básica, até bem pouco tempo, a literatura infantil foi minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como um gênero menor”. (COELHO, 2012, p. 29).
Agora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, associava-se a algo pueril, sendo comparada a um brinquedo.
( ) As obras literárias eram reduzidas em seu valor intrínseco, mas atingiam o novo objetivo: atrair o pequeno leitor/ouvinte (...).
( ) Como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultavam da adaptação (ou da minimização) de textos escritos para adultos.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, foi proveitosa à aprendizagem da criança, como um recurso para mantê-la entretida e quieta.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
O que é uma Roda de Leitura?
É o momento em que as crianças e a professora se reúnem para ler e socializar impressões sobre uma história, sobre um texto. É um momento para compartilhar, pois possibilita aprofundar a experiência com a leitura. Neste sentido, autora Lerner (2002) colabora quando destaca que a roda de leitura permite às crianças observar atitudes essenciais para a construção dos comportamentos leitores e do hábito de ler.
Neste sentido é correto afirmar que:
I. A organização do espaço para receber as crianças é desnecessária.
II. Planejar o tempo destinado à leitura é dar relevância a ela. Relevância que, sem dúvida, será percebida pelos pequenos.
III. A seleção do material está intimamente ligada à intencionalidade que se tem ao planejar a roda de leitura.
IV. Um critério também interessante é a seleção das imagens, as ilustrações atraentes chamam a atenção das crianças.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV apenas.
I e II apenas.
A moral “Quem desdenha quer comprar” indica que a raposa agiu
com medo.
com raiva.
por impulso.
sem pensar.
com pouco caso.
Leia o trecho a seguir:
“Flicts” conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”. Contudo, Ziraldo deixa uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo.
Fonte: http://www.euescola.com.br/2017/10/flictsziraldo-um-livro-para-trabalhar.html Acesso em: 05 jul. 2020.
Tendo como referência a análise da obra “Flicts” no capítulo 4 de estudos, avalie as afirmativas abaixo:
I. “Flicts” busca laços afetivos para sobreviver em um contexto de estereótipos, ou seja, ideias generalizadas impostas por grupos sobre comportamentos, posições, estilos de vida.
II. Em cada busca de inserção, “Flicts” é sempre desaprovado, o que desencadeia um conflito entre os personagens…. há uma tensão constante entre o mundo interior e exterior do personagem.
III. A obra de Ziraldo apresenta-nos, por meio da junção de signos, o cotidiano de um protagonista que almeja um mundo projetado na eterna felicidade, felicidade essa muitas vezes propagada e até exigida em nossa sociedade.
São corretas as afirmativas:
II apenas.
I e II apenas
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Leia o texto.
I. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja aborrecido ou chateado
II. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja animado.
III. Na tirinha, no 2º quadradinho, a expressão de Calvin nos levam a considerar que ele esteja pensativo.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
Observe atentamente a afirmativa a seguir, apresentada no capítulo 1 do livro de Literatura Infantil.
As histórias contadas para as crianças retratavam o domínio quase absoluto da exemplaridade, por meio de personagens com perfis rígidos que impunham limites entre certo/errado e bom/mau. Assim, “devido a essa função básica, até bem pouco tempo, a literatura infantil foi minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como um gênero menor”. (COELHO, 2012, p. 29).
Agora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, associava-se a algo pueril, sendo comparada a um brinquedo.
( ) As obras literárias eram reduzidas em seu valor intrínseco, mas atingiam o novo objetivo: atrair o pequeno leitor/ouvinte (...).
( ) Como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultavam da adaptação (ou da minimização) de textos escritos para adultos.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, foi proveitosa à aprendizagem da criança, como um recurso para mantê-la entretida e quieta.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV apenas.
I e II apenas.
A moral “Quem desdenha quer comprar” indica que a raposa agiu
com medo.
com raiva.
por impulso.
sem pensar.
com pouco caso.
Leia o trecho a seguir:
“Flicts” conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”. Contudo, Ziraldo deixa uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo.
Fonte: http://www.euescola.com.br/2017/10/flictsziraldo-um-livro-para-trabalhar.html Acesso em: 05 jul. 2020.
Tendo como referência a análise da obra “Flicts” no capítulo 4 de estudos, avalie as afirmativas abaixo:
I. “Flicts” busca laços afetivos para sobreviver em um contexto de estereótipos, ou seja, ideias generalizadas impostas por grupos sobre comportamentos, posições, estilos de vida.
II. Em cada busca de inserção, “Flicts” é sempre desaprovado, o que desencadeia um conflito entre os personagens…. há uma tensão constante entre o mundo interior e exterior do personagem.
III. A obra de Ziraldo apresenta-nos, por meio da junção de signos, o cotidiano de um protagonista que almeja um mundo projetado na eterna felicidade, felicidade essa muitas vezes propagada e até exigida em nossa sociedade.
São corretas as afirmativas:
II apenas.
I e II apenas
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Leia o texto.
I. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja aborrecido ou chateado
II. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja animado.
III. Na tirinha, no 2º quadradinho, a expressão de Calvin nos levam a considerar que ele esteja pensativo.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
Observe atentamente a afirmativa a seguir, apresentada no capítulo 1 do livro de Literatura Infantil.
As histórias contadas para as crianças retratavam o domínio quase absoluto da exemplaridade, por meio de personagens com perfis rígidos que impunham limites entre certo/errado e bom/mau. Assim, “devido a essa função básica, até bem pouco tempo, a literatura infantil foi minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como um gênero menor”. (COELHO, 2012, p. 29).
Agora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, associava-se a algo pueril, sendo comparada a um brinquedo.
( ) As obras literárias eram reduzidas em seu valor intrínseco, mas atingiam o novo objetivo: atrair o pequeno leitor/ouvinte (...).
( ) Como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultavam da adaptação (ou da minimização) de textos escritos para adultos.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, foi proveitosa à aprendizagem da criança, como um recurso para mantê-la entretida e quieta.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
com medo.
com raiva.
por impulso.
sem pensar.
com pouco caso.
Leia o trecho a seguir:
“Flicts” conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”. Contudo, Ziraldo deixa uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo.
Fonte: http://www.euescola.com.br/2017/10/flictsziraldo-um-livro-para-trabalhar.html Acesso em: 05 jul. 2020.
Tendo como referência a análise da obra “Flicts” no capítulo 4 de estudos, avalie as afirmativas abaixo:
I. “Flicts” busca laços afetivos para sobreviver em um contexto de estereótipos, ou seja, ideias generalizadas impostas por grupos sobre comportamentos, posições, estilos de vida.
II. Em cada busca de inserção, “Flicts” é sempre desaprovado, o que desencadeia um conflito entre os personagens…. há uma tensão constante entre o mundo interior e exterior do personagem.
III. A obra de Ziraldo apresenta-nos, por meio da junção de signos, o cotidiano de um protagonista que almeja um mundo projetado na eterna felicidade, felicidade essa muitas vezes propagada e até exigida em nossa sociedade.
São corretas as afirmativas:
II apenas.
I e II apenas
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Leia o texto.
I. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja aborrecido ou chateado
II. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja animado.
III. Na tirinha, no 2º quadradinho, a expressão de Calvin nos levam a considerar que ele esteja pensativo.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
Observe atentamente a afirmativa a seguir, apresentada no capítulo 1 do livro de Literatura Infantil.
As histórias contadas para as crianças retratavam o domínio quase absoluto da exemplaridade, por meio de personagens com perfis rígidos que impunham limites entre certo/errado e bom/mau. Assim, “devido a essa função básica, até bem pouco tempo, a literatura infantil foi minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como um gênero menor”. (COELHO, 2012, p. 29).
Agora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, associava-se a algo pueril, sendo comparada a um brinquedo.
( ) As obras literárias eram reduzidas em seu valor intrínseco, mas atingiam o novo objetivo: atrair o pequeno leitor/ouvinte (...).
( ) Como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultavam da adaptação (ou da minimização) de textos escritos para adultos.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, foi proveitosa à aprendizagem da criança, como um recurso para mantê-la entretida e quieta.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
II apenas.
I e II apenas
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Leia o texto.
I. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja aborrecido ou chateado
II. Na tirinha, como um todo, as expressões de Calvin não nos levam a considerar que ele esteja animado.
III. Na tirinha, no 2º quadradinho, a expressão de Calvin nos levam a considerar que ele esteja pensativo.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
Observe atentamente a afirmativa a seguir, apresentada no capítulo 1 do livro de Literatura Infantil.
As histórias contadas para as crianças retratavam o domínio quase absoluto da exemplaridade, por meio de personagens com perfis rígidos que impunham limites entre certo/errado e bom/mau. Assim, “devido a essa função básica, até bem pouco tempo, a literatura infantil foi minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como um gênero menor”. (COELHO, 2012, p. 29).
Agora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, associava-se a algo pueril, sendo comparada a um brinquedo.
( ) As obras literárias eram reduzidas em seu valor intrínseco, mas atingiam o novo objetivo: atrair o pequeno leitor/ouvinte (...).
( ) Como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultavam da adaptação (ou da minimização) de textos escritos para adultos.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, foi proveitosa à aprendizagem da criança, como um recurso para mantê-la entretida e quieta.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
Observe atentamente a afirmativa a seguir, apresentada no capítulo 1 do livro de Literatura Infantil.
As histórias contadas para as crianças retratavam o domínio quase absoluto da exemplaridade, por meio de personagens com perfis rígidos que impunham limites entre certo/errado e bom/mau. Assim, “devido a essa função básica, até bem pouco tempo, a literatura infantil foi minimizada como criação literária e tratada pela cultura oficial como um gênero menor”. (COELHO, 2012, p. 29).
Agora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, associava-se a algo pueril, sendo comparada a um brinquedo.
( ) As obras literárias eram reduzidas em seu valor intrínseco, mas atingiam o novo objetivo: atrair o pequeno leitor/ouvinte (...).
( ) Como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultavam da adaptação (ou da minimização) de textos escritos para adultos.
( ) A Literatura, vista como um gênero secundário, foi proveitosa à aprendizagem da criança, como um recurso para mantê-la entretida e quieta.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
V, V, F, F
Nos estudos sobre a literatura infantil, vimos que a criança da infância possui direitos e deve ser amparada pela família, escola e sociedade. No entanto, nem sempre foi assim, essa visão de infância se consolidou a partir do século XX, revestindo-o de importância.
Segundo esses estudos, podemos dizer que são características históricas da criança nesse período: infância,
I. a ideia segundo a qual a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade. (ARIÈS, 1981)
II. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança “[...] mal adquiria algum desembaraço físico, era logo misturada aos adultos, e partilhava de seus trabalhos e jogos. [...]. (ARIÈS, 1981, p. 4 apud BELLOCHIO, 2018, p. 3).
III. a ideia segundo a qual, antes desse século (XX), a criança era vista como um “adulto em miniatura” e lhe era oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
IV. a ideia segundo a qual, depois desse século (XX), a criança é vista como um “adulto em miniatura” e lhe é oferecida uma formação moral baseada em um sistema autoritário e hierárquico.
Agora, assinale a alternativa correta:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
As manifestações literárias brasileiras, absolutamente novas e esparsas, além de uma imprensa e tipografia incipientes, foram supridas pelo sólido acervo europeu da época. Assim, o início da edição de livros no Brasil pode ser notado de modo tímido no século XIX, fase inicial da Literatura Infantil, sendo que apenas no século XX de fato se percebe um sistema mais articulado para a produção de livros infantis em nosso país (LAJOLO; ZILBERMAN, 1991, p. 21 apud BELLOCCHIO, 2018, p. 38).
Avalie as afirmações a seguir, sobre a Literatura Infantil no Brasil.
I.No século XIX, surge Figueiredo Pimentel que se reservou às produções para a infância, publicando em 1894 os Contos da Carochinha.
II. No século XIX, Carlos Jansen, se dedicou à tradução de obras clássicas de Literatura Infantil e adaptou obras importantes como As Viagens de Gulliver de D. Quixote de La Mancha.
III. No século XIX, foi publicado o livro Contos Infantis de Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira e no início do século XX é editado Contos pátrios (1904) de Olavo Bilac e Coelho Neto..
É correto o que se afirma em:
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.