LIBRAS


A Proposta Educacional Bilíngue para Surdos no Brasil está amparada pelo Decreto 5.626/05 e é recomendada pelo Ministério Nacional da Educação (MEC), como sendo uma proposta válida e eficaz para o ensino de duas Línguas reconhecidas pelo país, neste caso a Libras – Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa.

Considerando os aspectos conceituais da Proposta Educacional Bilíngue para Surdos, leia com atenção as afirmativas a seguir:

 

1 - Nesta proposta entende-se a Língua de Sinais como materna para o sujeito surdo, devido sua característica visual.

2 - Nesta proposta a língua de sinais é reconhecida como um produto da interação de um grupo de pessoas surdas que se identificam pela comunicação visual.

3 - Nesta proposta a língua de sinais é utilizada como um recurso linguístico para o ensino da Língua majoritária, neste caso o português.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:


1 e 2 apenas.


1, 2 e 3.


1 e 3 apenas.


2 apenas.


2 e 3 apenas.

No capítulo: “O desenvolvimento da criança surda com enfoque no desenvolvimento da linguagem e cognição”, você estudou sobre as semelhanças e diferenças no processo de aquisição da linguagem e estruturação do pensamento em crianças surdas e ouvintes

Laia as afirmativas abaixo:

 

I - A grande diferença no processo de aquisição da linguagem entre crianças surdas e ouvintes está justamente na modalidade de língua a qual está criança é exposta.

II - A linguagem, além da função comunicativa, exerce também a função de estruturação do pensamento. 

III - Não existem diferenças no processo de aquisição da linguagem em crianças surdas e ouvintes, todas adquirem a linguagem através da língua oral.

IV - Bebês surdos só aprenderão de forma natural e espontânea uma língua de modalidade viso-espacial que respeita sua experiência visual e sua especificidade linguística.

 

As alternativas corretas estão contempladas em:


I, II e III.


I e III.


III e IV.


I, II e IV.


I e II.

A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente. A proposta educacional bilíngue considerando a língua de sinais como língua natural e portanto a primeira língua da pessoa surda (L1) e o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua. Com relação proposta educacional bilíngue para surdos, assinale a alternativa correta:


O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da deficiência.


O bilinguismo caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura da Língua Portuguesa.


O bilinguismo visa a normalização da pessoa surda e o convívio dessas pessoas com os ouvintes, trabalhando exclusivamente o treinamento de fala.


O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da prática da língua de sinais.


O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da linguagem oral como 1ª língua.

Língua natural é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, de forma não premeditada. As línguas de sinais ou línguas gestuais são também línguas naturais, visto possuírem as mesmas propriedades características: gramática  e sintaxe com dependências não locais, infinidade discreta, e criatividade. Línguas de sinais como a norte-americana, a francesa, a portuguesa ou a brasileira estão devidamente documentadas na literatura científica.

No Brasil, a comunidade surda recebeu o reconhecimento de sua língua mãe oficialmente através da Lei:


nº 12.435, de 06 de julho de 2011.


nº 12.319, de 1 de setembro de 2010.


nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.


nº 10.436, de 24 de abril de 2002.


nº 8.213, de 24 de julho de 1991

Como toda língua, as línguas de sinais aumentam seus vocabulários, com novos sinais introduzidos pelas comunidades surdas, em resposta as mudanças culturais e tecnológicas, assim a cada necessidade surge um novo sinal desde que ele se torne aceito, sendo utilizado pela comunidade. De acordo com nossos estudos, marque a alternativa correta:

Com relação às variações linguísticas presentes na Libras , avalie as afirmações a seguir:

 

I  - A Libras apresenta dialetos regionais, salientando assim, mais uma vez, o seu caráter de língua natural.

II -  A variação regional representa as modificações de sinais de uma região para outra, no mesmo país.

III - Com o passar dos anos os sinais continuam os mesmo, isto é não sofrem alterações decorrente dos costumes da geração que o utiliza.

IV -  A variação social refere-se a variações na configuração das mãos e/ou movimento, não modificando o sentido do sinal.

 

É correto o que se afirma em:


I e III.


II e IV.


I e II.


III e IV.


I, II e IV.

Leia com atenção o texto a seguir, e identifique a variação linguística abordada:

 A maneira como as pessoas de regiões diferentes enxergam o mundo, ainda que num mesmo país, difere em muito. A bagagem sociocultural de cada indivíduo e sociedade interferem na criação e produção de um sinal, desse modo um sinal pode variar de uma região para a outra, no mesmo país.

 

Com base na leitura do texto acima, a variação linguística abordada em questão se afirma em:


variação social.


mudanças históricas.


dialetos.


variação regional.


sinais formais e informais.

Reconhecer-se por meio de uma identidade compartilhada por pessoas que utilizam língua de sinais e não veem a si mesmas como sendo marcadas por uma perda, mas como membros de uma minoria linguística e cultural com normas, atitudes e valores distintos e uma constituição física distinta”, Lane (2008) refere-se, por meio dessa explanação, à visão socioantropológica da surdez. De acordo a visão socioantropológica, avalie as afirmações a seguir:

 

I -  Entende-se a surdez como uma deficiência, trazendo para a pessoa surda uma série de consequências ao desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional.

II- Considera-se o surdo um deficiente auditivo que precisa unicamente de terapias da fala e sessões de oralização para diminuir a sua deficiência.

III – Pretende-se tornar o surdo o mais parecido possível com as pessoas ouvintes, é nesse modelo que se funda a proibição da língua de sinais.

IV - Compreende-se a surdez a partir da leitura cultural, na qual os surdos, em sua comunidade, se agrupam para discutir e opinar sobre suas vidas, utilizando a língua de sinais.

 

É correto o que se afirmar em:


I, II e III apenas.


IV apenas.


II e IV apenas


II e III apenas.


I e IV apenas.

As línguas de sinais contêm todos os componentes linguísticos pertinentes as línguas orais tais como: fonologia (unidades que constituem uma língua), morfologia (formação de palavra), sintaxe (estrutura), semântica (significado) e pragmática (contexto conversacional), preenchendo assim todos os pré-requisitos científicos para ser considerada um instrumento linguístico de força e poder. 

Considerando os aspectos conceituais das línguas de sinais, analise as afirmativas a seguir e marque a única alternativa correta:

 

I -  As Línguas de Sinais apresentam uma organização neural semelhante às línguas orais, estás se organizam no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.

II - As Línguas de Sinais são construídas por mímicas e gestos soltos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação.

III - As Línguas de Sinais são línguas de modalidade visual-espacial e seus itens lexicais (palavras) são chamados de sinais.

IV - As Língua de Sinais são sistemas de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética e linguisticamente inferior as línguas orais.


II e III.


III e IV.


I, II, III.


I e III.


I e II.

A Língua de Sinais apresenta todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e é reconhecida linguisticamente como uma nova modalidade da capacidade de linguagem. Sendo assim, seu aprendizado demanda tempo e prática, como em qualquer outra língua.

 

Sobre este tema, leia, com atenção, as afirmativas a seguir:

 

1- As línguas de sinais seriam mímicas e gestos soltos utilizados pelas pessoas surdas para facilitar a comunicação.

2 - As línguas de sinais constituem um sistema linguístico complexo e muito bem estruturado como as línguas faladas.

3 - As línguas de sinais possui todos os requisitos científicos para ser considerada um instrumento linguístico de força e poder.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas.


2 e 3 apenas.


1 e 3 apenas.


1 e 2 apenas.


1, 2 e 3.


2 apenas.

O intervalo entre a suspeita da deficiência auditiva pelos familiares e diagnóstico audiológico permanece ainda muito longo, o que compromete as intervenções clínicas e sobretudo educacionais. As causas da deficiência auditiva na criança ocorrem no período pré, peri ou pós-natal. Lembrando que fatores de risco pré-natais são aqueles que acometem a criança durante a gestação, os perinatais são problemas que ocorrem durante o parto e os pós-natais, causas que acometem após o parto.

 

Considerando esses três períodos, apresente a sequência verdadeira, enumerando corretamente as sentenças abaixo: (1) Fase Pré-Natal (2) Fase Perinatal e (3) Fase Pós-Natal.

 

(  ) Sífilis, síndromes genéticas, infecções congênitas pelo vírus da rubéola e herpes.

(  ) Otite média crônica, caxumba, medicação ototóxica e hipertiroidismo.

(  ) Prematuridade com abaixo de 1.500 gramas, traumatismos cranianos e anóxia.

 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo:

 


2, 1, 3.


1, 2, 3.


1, 3, 2.


2, 3, 1.


3, 2, 1.

Páginas: 12345678910