LÍNGUA PORTUGUESA I
Assinale a alternativa em que o prefixo sub tem sentido de posteridade
subsequente
submisso
sub-rogar
subscrever
subaquático
Leia o enunciado a seguir e identifique a concepção e linguagem subjacente.
1 - Considere os verbos fazer, ver e vir e faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Indique a 2ª pessoa do singular do pretérito perfeito desses verbos.
b) A partir das três formas que servem de resposta ao item a, indique o tema do pretérito perfeito de cada um dos três verbos.
c) A partir dos temas obtidos em b e consultando, se necessário, a exposição teórica, conjugue:
- o futuro do subjuntivo de fazer.
- o futuro do subjuntivo de ver;
- o futuro do subjuntivo de vir.
- Disponível em: Novas palavras: português, volume único/Emília Amaral... [et al.]. 2.ed. São Paulo: FTD, 2003.
A concepção de linguagem subjacente encontrada na atividade acima é:
Linguagem como processo de ação e interação.
Linguagem como expressão do pensamento.
Linguagem enunciativa.
Linguagem como instrumento de comunicação.
Linguagem gramatical normativa.
Identifique, no exercício a seguir, a concepção de linguagem empregada.
Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela em que o verbo querer aparece conjugado na primeira pessoa do singular do futuro do presente do indicativo.
a) Amanhã eu quererei ver os cadernos.
b) Amanhã eu queria ver os cadernos.
c) Amanhã eu queira ver os cadernos.
d) Amanhã eu quero ver os cadernos.
Depois da análise que você fez, pode-se concluir que na atividade apresentada encontramos
Linguagem como expressão do pensamento.
Linguagem expressiva.
Linguagem como instrumento de comunicação.
Linguagem como processo de ação e interação.
Linguagem metalinguística.
A respeito das duas modalidades linguísticas, fala e escrita, afirma-se:
I - Atualmente compreende-se a fala (oralidade) e a escrita como modalidades opostas ou dicotômicas, sabendo-se que há uma supremacia cognitiva da escrita sobre a fala.
II - A escrita não pode ser considerada como representação da fala, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Além disso, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos.
III- O letramento é uma prática social que utiliza a escrita, nas suas variadas formas, podendo ir desde uma apropriação mínima, tal qual como o indivíduo analfabeto, mas letrado na medida em que identifica o dinheiro e o ônibus que deve tomar, faz cálculos complexos, mas não escreve cartas nem lê jornais regularmente, até uma apropriação profunda, como o caso do indivíduo que escreve tratados de matemática ou escreve romances.
IV- A perspectiva variacionista trata das relações entre fala e escrita dentro da perspectiva dialógica. Nessa abordagem, fala e escrita apresentam dialogicidade, usos estratégicos, funções interacionais, envolvimento, negociação, situacionalidade, coerência e dinamicidade.
V- A hipótese que Marcuschi defende supõe que as diferenças entre fala e escrita se dão numa relação dicotômica de dois polos opostos, no processo de produção de textos.
De acordo com os estudos acerca da oralidade e escrita, estão corretas as afirmativas
II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
I e IV, apenas
I, II, III, IV e V.
I e III, apenas.
Leia o trecho, a seguir, retirado do capítulo 1 A natureza e distribuição social das modalidades linguísticas.
Nos contextos básicos da vida cotidiana de todos nós, seres humanos, como o trabalho, a escola, o dia a dia, a família, a vida burocrática ou a atividade intelectual, utilizamos textos orais e/ou escritos, para interagirmos com nossos semelhantes. Enquanto que, em algumas situações, como as interações face a face, tais como uma conversa informal, uma aula, uma palestra ou um discurso de político em época de eleições, usamos a modalidade oral da língua; em outras interações, em que o locutor está geográfica, temporal, cultural ou socialmente distante do seu interlocutor, isto é, aquele com quem se fala, é preciso que nos utilizemos da escrita, para que a interação se realize. Portanto, temos ao nosso dispor duas modalidades distintas de uso da língua: a fala e a escrita, que constituem atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais, uma vez que não são comutáveis, ou seja, uma não pode substituir a outra, mas em situações em que não se pode usar a modalidade falada, podemos certamente lançar mão da escrita, para nos comunicarmos.
Considerando essa citação e o estudo realizado a respeito das diferenças entre a fala e a escrita, analise as afirmações a seguir.
I) A escrita é mais importante do que a fala, pois ela é formal, planejada, permite que o escritor procure a melhor expressão para expor seu pensamento. Além disso, o escrito pode reler quantas vezes quiser o que já escreveu, para que cada sentença flua suavemente.
II) Quanto à aquisição das modalidades oral e escrita da língua, podemos afirmar que a fala tem primazia cronológica e é adquirida naturalmente em contextos informais do cotidiano e nas relações sociais que se instauram. Já a escrita é adquirida em contextos formais e deve ser aprendida por um processo pedagógico.
III) Quanto às diferenças funcionais entre a fala e a escrita, podemos afirmar que a fala pode desempenhar todas as funções de que a sociedade precisa, mas a escrita é fundamental para registrar os acontecimentos, armazenar detalhes de documentos. Além disso, ela é valorizada pela necessidade de etiquetagem.
IV) Fala e escrita passaram a ser encaradas levando-se em conta a distribuição de seus usos na vida cotidiana. Para isso, foi preciso que o tratamento das relações entre as duas modalidades deixasse de centrar-se apenas no código linguístico e, assim, elas passaram a ser vistas como atividades não que se opõem, mas que se complementam no contexto das práticas sociais de linguagem.
V) A escrita não pode ser considerada como representação da fala por vários motivos. Primeiro, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Por outro lado, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos. Dessa forma, são práticas de uso da língua com características próprias, mas que não chegam a constituir dois sistemas diferentes.
São corretas APENAS as afirmativas
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
Assinale a alternativa em que há erro com relação ao uso do “A” ou “Há”
Daqui a uma semana comemoraremos o seu aniversário.
Daqui a dois meses nós iremos viajar.
Eles não se encontram há mais de dez anos.
Eles compraram o carro há dois meses.
Cheguei a pouco tempo.
Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente “mas” ou “mais”.
a) Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.
b) João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.
c) Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.
d) O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.
e) Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.
A alternativa que contém a sequência correta é:
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
subsequente
submisso
sub-rogar
subscrever
subaquático
Leia o enunciado a seguir e identifique a concepção e linguagem subjacente.
1 - Considere os verbos fazer, ver e vir e faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Indique a 2ª pessoa do singular do pretérito perfeito desses verbos.
b) A partir das três formas que servem de resposta ao item a, indique o tema do pretérito perfeito de cada um dos três verbos.
c) A partir dos temas obtidos em b e consultando, se necessário, a exposição teórica, conjugue:
- o futuro do subjuntivo de fazer.
- o futuro do subjuntivo de ver;
- o futuro do subjuntivo de vir.
- Disponível em: Novas palavras: português, volume único/Emília Amaral... [et al.]. 2.ed. São Paulo: FTD, 2003.
A concepção de linguagem subjacente encontrada na atividade acima é:
Linguagem como processo de ação e interação.
Linguagem como expressão do pensamento.
Linguagem enunciativa.
Linguagem como instrumento de comunicação.
Linguagem gramatical normativa.
Identifique, no exercício a seguir, a concepção de linguagem empregada.
Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela em que o verbo querer aparece conjugado na primeira pessoa do singular do futuro do presente do indicativo.
a) Amanhã eu quererei ver os cadernos.
b) Amanhã eu queria ver os cadernos.
c) Amanhã eu queira ver os cadernos.
d) Amanhã eu quero ver os cadernos.
Depois da análise que você fez, pode-se concluir que na atividade apresentada encontramos
Linguagem como expressão do pensamento.
Linguagem expressiva.
Linguagem como instrumento de comunicação.
Linguagem como processo de ação e interação.
Linguagem metalinguística.
A respeito das duas modalidades linguísticas, fala e escrita, afirma-se:
I - Atualmente compreende-se a fala (oralidade) e a escrita como modalidades opostas ou dicotômicas, sabendo-se que há uma supremacia cognitiva da escrita sobre a fala.
II - A escrita não pode ser considerada como representação da fala, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Além disso, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos.
III- O letramento é uma prática social que utiliza a escrita, nas suas variadas formas, podendo ir desde uma apropriação mínima, tal qual como o indivíduo analfabeto, mas letrado na medida em que identifica o dinheiro e o ônibus que deve tomar, faz cálculos complexos, mas não escreve cartas nem lê jornais regularmente, até uma apropriação profunda, como o caso do indivíduo que escreve tratados de matemática ou escreve romances.
IV- A perspectiva variacionista trata das relações entre fala e escrita dentro da perspectiva dialógica. Nessa abordagem, fala e escrita apresentam dialogicidade, usos estratégicos, funções interacionais, envolvimento, negociação, situacionalidade, coerência e dinamicidade.
V- A hipótese que Marcuschi defende supõe que as diferenças entre fala e escrita se dão numa relação dicotômica de dois polos opostos, no processo de produção de textos.
De acordo com os estudos acerca da oralidade e escrita, estão corretas as afirmativas
II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
I e IV, apenas
I, II, III, IV e V.
I e III, apenas.
Leia o trecho, a seguir, retirado do capítulo 1 A natureza e distribuição social das modalidades linguísticas.
Nos contextos básicos da vida cotidiana de todos nós, seres humanos, como o trabalho, a escola, o dia a dia, a família, a vida burocrática ou a atividade intelectual, utilizamos textos orais e/ou escritos, para interagirmos com nossos semelhantes. Enquanto que, em algumas situações, como as interações face a face, tais como uma conversa informal, uma aula, uma palestra ou um discurso de político em época de eleições, usamos a modalidade oral da língua; em outras interações, em que o locutor está geográfica, temporal, cultural ou socialmente distante do seu interlocutor, isto é, aquele com quem se fala, é preciso que nos utilizemos da escrita, para que a interação se realize. Portanto, temos ao nosso dispor duas modalidades distintas de uso da língua: a fala e a escrita, que constituem atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais, uma vez que não são comutáveis, ou seja, uma não pode substituir a outra, mas em situações em que não se pode usar a modalidade falada, podemos certamente lançar mão da escrita, para nos comunicarmos.
Considerando essa citação e o estudo realizado a respeito das diferenças entre a fala e a escrita, analise as afirmações a seguir.
I) A escrita é mais importante do que a fala, pois ela é formal, planejada, permite que o escritor procure a melhor expressão para expor seu pensamento. Além disso, o escrito pode reler quantas vezes quiser o que já escreveu, para que cada sentença flua suavemente.
II) Quanto à aquisição das modalidades oral e escrita da língua, podemos afirmar que a fala tem primazia cronológica e é adquirida naturalmente em contextos informais do cotidiano e nas relações sociais que se instauram. Já a escrita é adquirida em contextos formais e deve ser aprendida por um processo pedagógico.
III) Quanto às diferenças funcionais entre a fala e a escrita, podemos afirmar que a fala pode desempenhar todas as funções de que a sociedade precisa, mas a escrita é fundamental para registrar os acontecimentos, armazenar detalhes de documentos. Além disso, ela é valorizada pela necessidade de etiquetagem.
IV) Fala e escrita passaram a ser encaradas levando-se em conta a distribuição de seus usos na vida cotidiana. Para isso, foi preciso que o tratamento das relações entre as duas modalidades deixasse de centrar-se apenas no código linguístico e, assim, elas passaram a ser vistas como atividades não que se opõem, mas que se complementam no contexto das práticas sociais de linguagem.
V) A escrita não pode ser considerada como representação da fala por vários motivos. Primeiro, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Por outro lado, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos. Dessa forma, são práticas de uso da língua com características próprias, mas que não chegam a constituir dois sistemas diferentes.
São corretas APENAS as afirmativas
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
Assinale a alternativa em que há erro com relação ao uso do “A” ou “Há”
Daqui a uma semana comemoraremos o seu aniversário.
Daqui a dois meses nós iremos viajar.
Eles não se encontram há mais de dez anos.
Eles compraram o carro há dois meses.
Cheguei a pouco tempo.
Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente “mas” ou “mais”.
a) Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.
b) João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.
c) Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.
d) O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.
e) Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.
A alternativa que contém a sequência correta é:
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Linguagem como processo de ação e interação.
Linguagem como expressão do pensamento.
Linguagem enunciativa.
Linguagem como instrumento de comunicação.
Linguagem gramatical normativa.
Identifique, no exercício a seguir, a concepção de linguagem empregada.
Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela em que o verbo querer aparece conjugado na primeira pessoa do singular do futuro do presente do indicativo.
a) Amanhã eu quererei ver os cadernos.
b) Amanhã eu queria ver os cadernos.
c) Amanhã eu queira ver os cadernos.
d) Amanhã eu quero ver os cadernos.
Depois da análise que você fez, pode-se concluir que na atividade apresentada encontramos
Linguagem como expressão do pensamento.
Linguagem expressiva.
Linguagem como instrumento de comunicação.
Linguagem como processo de ação e interação.
Linguagem metalinguística.
A respeito das duas modalidades linguísticas, fala e escrita, afirma-se:
I - Atualmente compreende-se a fala (oralidade) e a escrita como modalidades opostas ou dicotômicas, sabendo-se que há uma supremacia cognitiva da escrita sobre a fala.
II - A escrita não pode ser considerada como representação da fala, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Além disso, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos.
III- O letramento é uma prática social que utiliza a escrita, nas suas variadas formas, podendo ir desde uma apropriação mínima, tal qual como o indivíduo analfabeto, mas letrado na medida em que identifica o dinheiro e o ônibus que deve tomar, faz cálculos complexos, mas não escreve cartas nem lê jornais regularmente, até uma apropriação profunda, como o caso do indivíduo que escreve tratados de matemática ou escreve romances.
IV- A perspectiva variacionista trata das relações entre fala e escrita dentro da perspectiva dialógica. Nessa abordagem, fala e escrita apresentam dialogicidade, usos estratégicos, funções interacionais, envolvimento, negociação, situacionalidade, coerência e dinamicidade.
V- A hipótese que Marcuschi defende supõe que as diferenças entre fala e escrita se dão numa relação dicotômica de dois polos opostos, no processo de produção de textos.
De acordo com os estudos acerca da oralidade e escrita, estão corretas as afirmativas
II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
I e IV, apenas
I, II, III, IV e V.
I e III, apenas.
Leia o trecho, a seguir, retirado do capítulo 1 A natureza e distribuição social das modalidades linguísticas.
Nos contextos básicos da vida cotidiana de todos nós, seres humanos, como o trabalho, a escola, o dia a dia, a família, a vida burocrática ou a atividade intelectual, utilizamos textos orais e/ou escritos, para interagirmos com nossos semelhantes. Enquanto que, em algumas situações, como as interações face a face, tais como uma conversa informal, uma aula, uma palestra ou um discurso de político em época de eleições, usamos a modalidade oral da língua; em outras interações, em que o locutor está geográfica, temporal, cultural ou socialmente distante do seu interlocutor, isto é, aquele com quem se fala, é preciso que nos utilizemos da escrita, para que a interação se realize. Portanto, temos ao nosso dispor duas modalidades distintas de uso da língua: a fala e a escrita, que constituem atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais, uma vez que não são comutáveis, ou seja, uma não pode substituir a outra, mas em situações em que não se pode usar a modalidade falada, podemos certamente lançar mão da escrita, para nos comunicarmos.
Considerando essa citação e o estudo realizado a respeito das diferenças entre a fala e a escrita, analise as afirmações a seguir.
I) A escrita é mais importante do que a fala, pois ela é formal, planejada, permite que o escritor procure a melhor expressão para expor seu pensamento. Além disso, o escrito pode reler quantas vezes quiser o que já escreveu, para que cada sentença flua suavemente.
II) Quanto à aquisição das modalidades oral e escrita da língua, podemos afirmar que a fala tem primazia cronológica e é adquirida naturalmente em contextos informais do cotidiano e nas relações sociais que se instauram. Já a escrita é adquirida em contextos formais e deve ser aprendida por um processo pedagógico.
III) Quanto às diferenças funcionais entre a fala e a escrita, podemos afirmar que a fala pode desempenhar todas as funções de que a sociedade precisa, mas a escrita é fundamental para registrar os acontecimentos, armazenar detalhes de documentos. Além disso, ela é valorizada pela necessidade de etiquetagem.
IV) Fala e escrita passaram a ser encaradas levando-se em conta a distribuição de seus usos na vida cotidiana. Para isso, foi preciso que o tratamento das relações entre as duas modalidades deixasse de centrar-se apenas no código linguístico e, assim, elas passaram a ser vistas como atividades não que se opõem, mas que se complementam no contexto das práticas sociais de linguagem.
V) A escrita não pode ser considerada como representação da fala por vários motivos. Primeiro, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Por outro lado, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos. Dessa forma, são práticas de uso da língua com características próprias, mas que não chegam a constituir dois sistemas diferentes.
São corretas APENAS as afirmativas
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
Assinale a alternativa em que há erro com relação ao uso do “A” ou “Há”
Daqui a uma semana comemoraremos o seu aniversário.
Daqui a dois meses nós iremos viajar.
Eles não se encontram há mais de dez anos.
Eles compraram o carro há dois meses.
Cheguei a pouco tempo.
Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente “mas” ou “mais”.
a) Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.
b) João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.
c) Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.
d) O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.
e) Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.
A alternativa que contém a sequência correta é:
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Linguagem como expressão do pensamento.
Linguagem expressiva.
Linguagem como instrumento de comunicação.
Linguagem como processo de ação e interação.
Linguagem metalinguística.
A respeito das duas modalidades linguísticas, fala e escrita, afirma-se:
I - Atualmente compreende-se a fala (oralidade) e a escrita como modalidades opostas ou dicotômicas, sabendo-se que há uma supremacia cognitiva da escrita sobre a fala.
II - A escrita não pode ser considerada como representação da fala, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Além disso, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos.
III- O letramento é uma prática social que utiliza a escrita, nas suas variadas formas, podendo ir desde uma apropriação mínima, tal qual como o indivíduo analfabeto, mas letrado na medida em que identifica o dinheiro e o ônibus que deve tomar, faz cálculos complexos, mas não escreve cartas nem lê jornais regularmente, até uma apropriação profunda, como o caso do indivíduo que escreve tratados de matemática ou escreve romances.
IV- A perspectiva variacionista trata das relações entre fala e escrita dentro da perspectiva dialógica. Nessa abordagem, fala e escrita apresentam dialogicidade, usos estratégicos, funções interacionais, envolvimento, negociação, situacionalidade, coerência e dinamicidade.
V- A hipótese que Marcuschi defende supõe que as diferenças entre fala e escrita se dão numa relação dicotômica de dois polos opostos, no processo de produção de textos.
De acordo com os estudos acerca da oralidade e escrita, estão corretas as afirmativas
II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
I e IV, apenas
I, II, III, IV e V.
I e III, apenas.
Leia o trecho, a seguir, retirado do capítulo 1 A natureza e distribuição social das modalidades linguísticas.
Nos contextos básicos da vida cotidiana de todos nós, seres humanos, como o trabalho, a escola, o dia a dia, a família, a vida burocrática ou a atividade intelectual, utilizamos textos orais e/ou escritos, para interagirmos com nossos semelhantes. Enquanto que, em algumas situações, como as interações face a face, tais como uma conversa informal, uma aula, uma palestra ou um discurso de político em época de eleições, usamos a modalidade oral da língua; em outras interações, em que o locutor está geográfica, temporal, cultural ou socialmente distante do seu interlocutor, isto é, aquele com quem se fala, é preciso que nos utilizemos da escrita, para que a interação se realize. Portanto, temos ao nosso dispor duas modalidades distintas de uso da língua: a fala e a escrita, que constituem atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais, uma vez que não são comutáveis, ou seja, uma não pode substituir a outra, mas em situações em que não se pode usar a modalidade falada, podemos certamente lançar mão da escrita, para nos comunicarmos.
Considerando essa citação e o estudo realizado a respeito das diferenças entre a fala e a escrita, analise as afirmações a seguir.
I) A escrita é mais importante do que a fala, pois ela é formal, planejada, permite que o escritor procure a melhor expressão para expor seu pensamento. Além disso, o escrito pode reler quantas vezes quiser o que já escreveu, para que cada sentença flua suavemente.
II) Quanto à aquisição das modalidades oral e escrita da língua, podemos afirmar que a fala tem primazia cronológica e é adquirida naturalmente em contextos informais do cotidiano e nas relações sociais que se instauram. Já a escrita é adquirida em contextos formais e deve ser aprendida por um processo pedagógico.
III) Quanto às diferenças funcionais entre a fala e a escrita, podemos afirmar que a fala pode desempenhar todas as funções de que a sociedade precisa, mas a escrita é fundamental para registrar os acontecimentos, armazenar detalhes de documentos. Além disso, ela é valorizada pela necessidade de etiquetagem.
IV) Fala e escrita passaram a ser encaradas levando-se em conta a distribuição de seus usos na vida cotidiana. Para isso, foi preciso que o tratamento das relações entre as duas modalidades deixasse de centrar-se apenas no código linguístico e, assim, elas passaram a ser vistas como atividades não que se opõem, mas que se complementam no contexto das práticas sociais de linguagem.
V) A escrita não pode ser considerada como representação da fala por vários motivos. Primeiro, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Por outro lado, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos. Dessa forma, são práticas de uso da língua com características próprias, mas que não chegam a constituir dois sistemas diferentes.
São corretas APENAS as afirmativas
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
Assinale a alternativa em que há erro com relação ao uso do “A” ou “Há”
Daqui a uma semana comemoraremos o seu aniversário.
Daqui a dois meses nós iremos viajar.
Eles não se encontram há mais de dez anos.
Eles compraram o carro há dois meses.
Cheguei a pouco tempo.
Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente “mas” ou “mais”.
a) Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.
b) João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.
c) Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.
d) O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.
e) Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.
A alternativa que contém a sequência correta é:
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
I e IV, apenas
I, II, III, IV e V.
I e III, apenas.
Leia o trecho, a seguir, retirado do capítulo 1 A natureza e distribuição social das modalidades linguísticas.
Nos contextos básicos da vida cotidiana de todos nós, seres humanos, como o trabalho, a escola, o dia a dia, a família, a vida burocrática ou a atividade intelectual, utilizamos textos orais e/ou escritos, para interagirmos com nossos semelhantes. Enquanto que, em algumas situações, como as interações face a face, tais como uma conversa informal, uma aula, uma palestra ou um discurso de político em época de eleições, usamos a modalidade oral da língua; em outras interações, em que o locutor está geográfica, temporal, cultural ou socialmente distante do seu interlocutor, isto é, aquele com quem se fala, é preciso que nos utilizemos da escrita, para que a interação se realize. Portanto, temos ao nosso dispor duas modalidades distintas de uso da língua: a fala e a escrita, que constituem atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais, uma vez que não são comutáveis, ou seja, uma não pode substituir a outra, mas em situações em que não se pode usar a modalidade falada, podemos certamente lançar mão da escrita, para nos comunicarmos.
Considerando essa citação e o estudo realizado a respeito das diferenças entre a fala e a escrita, analise as afirmações a seguir.
I) A escrita é mais importante do que a fala, pois ela é formal, planejada, permite que o escritor procure a melhor expressão para expor seu pensamento. Além disso, o escrito pode reler quantas vezes quiser o que já escreveu, para que cada sentença flua suavemente.
II) Quanto à aquisição das modalidades oral e escrita da língua, podemos afirmar que a fala tem primazia cronológica e é adquirida naturalmente em contextos informais do cotidiano e nas relações sociais que se instauram. Já a escrita é adquirida em contextos formais e deve ser aprendida por um processo pedagógico.
III) Quanto às diferenças funcionais entre a fala e a escrita, podemos afirmar que a fala pode desempenhar todas as funções de que a sociedade precisa, mas a escrita é fundamental para registrar os acontecimentos, armazenar detalhes de documentos. Além disso, ela é valorizada pela necessidade de etiquetagem.
IV) Fala e escrita passaram a ser encaradas levando-se em conta a distribuição de seus usos na vida cotidiana. Para isso, foi preciso que o tratamento das relações entre as duas modalidades deixasse de centrar-se apenas no código linguístico e, assim, elas passaram a ser vistas como atividades não que se opõem, mas que se complementam no contexto das práticas sociais de linguagem.
V) A escrita não pode ser considerada como representação da fala por vários motivos. Primeiro, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Por outro lado, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos. Dessa forma, são práticas de uso da língua com características próprias, mas que não chegam a constituir dois sistemas diferentes.
São corretas APENAS as afirmativas
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
Assinale a alternativa em que há erro com relação ao uso do “A” ou “Há”
Daqui a uma semana comemoraremos o seu aniversário.
Daqui a dois meses nós iremos viajar.
Eles não se encontram há mais de dez anos.
Eles compraram o carro há dois meses.
Cheguei a pouco tempo.
Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente “mas” ou “mais”.
a) Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.
b) João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.
c) Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.
d) O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.
e) Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.
A alternativa que contém a sequência correta é:
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Nos contextos básicos da vida cotidiana de todos nós, seres humanos, como o trabalho, a escola, o dia a dia, a família, a vida burocrática ou a atividade intelectual, utilizamos textos orais e/ou escritos, para interagirmos com nossos semelhantes. Enquanto que, em algumas situações, como as interações face a face, tais como uma conversa informal, uma aula, uma palestra ou um discurso de político em época de eleições, usamos a modalidade oral da língua; em outras interações, em que o locutor está geográfica, temporal, cultural ou socialmente distante do seu interlocutor, isto é, aquele com quem se fala, é preciso que nos utilizemos da escrita, para que a interação se realize. Portanto, temos ao nosso dispor duas modalidades distintas de uso da língua: a fala e a escrita, que constituem atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais, uma vez que não são comutáveis, ou seja, uma não pode substituir a outra, mas em situações em que não se pode usar a modalidade falada, podemos certamente lançar mão da escrita, para nos comunicarmos.
Considerando essa citação e o estudo realizado a respeito das diferenças entre a fala e a escrita, analise as afirmações a seguir.
III) Quanto às diferenças funcionais entre a fala e a escrita, podemos afirmar que a fala pode desempenhar todas as funções de que a sociedade precisa, mas a escrita é fundamental para registrar os acontecimentos, armazenar detalhes de documentos. Além disso, ela é valorizada pela necessidade de etiquetagem.
IV) Fala e escrita passaram a ser encaradas levando-se em conta a distribuição de seus usos na vida cotidiana. Para isso, foi preciso que o tratamento das relações entre as duas modalidades deixasse de centrar-se apenas no código linguístico e, assim, elas passaram a ser vistas como atividades não que se opõem, mas que se complementam no contexto das práticas sociais de linguagem.
V) A escrita não pode ser considerada como representação da fala por vários motivos. Primeiro, porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, dentre outros. Por outro lado, a escrita tem elementos significativos próprios, como o tamanho e tipo de letras, cores e formatos. Dessa forma, são práticas de uso da língua com características próprias, mas que não chegam a constituir dois sistemas diferentes.
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
Assinale a alternativa em que há erro com relação ao uso do “A” ou “Há”
Daqui a uma semana comemoraremos o seu aniversário.
Daqui a dois meses nós iremos viajar.
Eles não se encontram há mais de dez anos.
Eles compraram o carro há dois meses.
Cheguei a pouco tempo.
Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente “mas” ou “mais”.
a) Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.
b) João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.
c) Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.
d) O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.
e) Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.
A alternativa que contém a sequência correta é:
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Daqui a uma semana comemoraremos o seu aniversário.
Daqui a dois meses nós iremos viajar.
Eles não se encontram há mais de dez anos.
Eles compraram o carro há dois meses.
Cheguei a pouco tempo.
Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente “mas” ou “mais”.
a) Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.
b) João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.
c) Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.
d) O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.
e) Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.
A alternativa que contém a sequência correta é:
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.
Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.
Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.
O predomínio do uso de adjetivos é facilmente encontrado nos textos
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Injuntivos
Descritivos
Narrativos
Dissertativos
Argumentativos
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros abaixo.
1 – Trata-se de uma narrativa figurada em que as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e apresenta determinados valores aceitos na sociedade.
2 – Este gênero está relacionado ao argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação em que circula, usa a linguagem verbal e a não verbal como recurso básico de persuasão.
3 – O autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.
A sequência que relaciona corretamente as características aos gêneros textuais é:
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário
Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico
Fábula, crônica, anúncio publicitário
Fábula, notícia de jornal, conto
Fábula, crônica, relato autobiográfico
Sabendo que os textos estruturam-se a partir de características próprias de cada gênero, leia as afirmativas a seguir e identifique os seus respectivos gêneros.
– Tem como característica principal informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o interlocutor conheça as ideias e opiniões de uma determinada pessoa entrevistada.
– É um gênero textual relacionado com os gêneros literários, tem a intenção de emocionar e encantar mais do que fazer raciocinar sobre o assunto lido.
– Tem como base fatos que acontecem em nosso cotidiano, o texto é curto e a linguagem simples, o que o torna próximo do leitor.
– É um texto ficcional que cria um universo de seres e acontecimentos da ficção, de fantasia ou imaginação. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
– Tem como função ensinar, orientar como algo deve ser feito. As orientações são construídas com verbos no imperativo ou no infinitivo.
As afirmativas referem-se respectivamente à
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
Texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa
Texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.
Entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
Entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
Carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.