LÍNGUA PORTUGUESA I


Numere os parênteses relacionando as características aos tipos de textos e, em seguida, assinale a opção cuja sequência seja a correta.

1 – Narrar

2 – Argumentar

3 – Expor

4 – Descrever

5 – Prescrever

Nesse tipo de texto há a presença de conselhos e instruções de como realizar determinadas ações e os verbos são empregados no modo imperativo. (     )

Nesse tipo de texto há a apresentação de ideias sobre um determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. A linguagem é clara, objetiva e impessoal. (     )

Característica de textos em que se conta um fato, que pode ser fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, há a presença de personagens e ações e é marcado pela temporalidade. (     )

Característica de textos em que se retrata algo ou alguém detalhadamente com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade. (     )

Caracteriza-se pela exposição de ideias e a sua preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura é composta por apresentação de ideia principal, argumentos  e conclusão. (    )


5, 3, 1, 4, 2 


4, 3, 2, 5, 1


3, 2, 1, 4, 5


5, 3, 4, 1, 2 


3, 5, 1, 4, 2

Sobre os tipos textuais, é correto afirmar que

I – Ele são caracterizados pelas suas propriedades linguísticas como vocabulário, as suas relações lógicas, os tempos verbais, as construções frasais, etc.

II – Na argumentação o escritor procura, por meio de atitude contemplativa, captar e transmitir ao outro uma cena, um determinado momento.

III - Possuem um conjunto ilimitado de características intrínsecas e invariávei, isto é, não sofrem a interferência do contexto e apresentam vocabulário, relações lógicas, tempos verbais e construções frasais que abarcam os diversos gêneros

IV – Como tipologia textual temos: a narração, a argumentação, a descrição, a dissertação e a injunção.

 Estão corretas as afirmativas


I e IV


II, III e IV


I, II, III e IV


I e III


I, III e IV

Indique a alternativa que completa corretamente a frase a seguir.

Estou _______ espera de uma certa pessoa, ________ quem poderei pedir informações ____________ respeito desse processo.


a – a - à


à – à – a 


a – à – à


à – a –a 


à – a – à

Leia os textos a seguir para responder à questão.

Texto 1

Pronominais – Oswald de Andrade

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

 

Texto 2

“iniciar a frase com pronome oblíquo átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se  deseja reproduzir a fala dos personagens [...]”

Domingos Paschoal Cegalla. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo, Nacional, 1980.

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos


relativizam essa regra gramatical.


condenam essa regra gramatical.


criticam a presença de regras gramaticais.


afirmam que não há regras para o uso de pronomes.


acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.

Leia o texto a seguir. Em seguida, marque a alternativa correta em relação ao gênero apresentado pelo texto.

O jogo da velha  é um jogo  bastante popular e de regras extremamente simples, não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido. 

Veja a seguir as regras para esse jogo:

O jogo é composto por um tabuleiro de três linhas e três colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo e um x. Eles jogam alternadamente, podendo marcar uma lacuna que esteja vazia por vez.

O objetivo é conseguir marcar três círculos ou três X em linha, quer seja na horizontal, na vertical ou na diagonal e, ao mesmo tempo, quando possível impedir o adversário de ganhar na próxima jogada. Quando um jogador conquista o seu objetivo, costuma-se riscar os três símbolos, podendo dar início a uma nova partida. 


O texto está relacionado ao gênero verbete e está organizado por sequências injuntivas e cumpre a função social de apresentar formas de relatar um jogo.


O texto pertence ao gênero instrucional e está organizado por sequências descritivas e tem como função social descrever ações de um jogo. 


O texto pertence ao gênero notícia e está organizado por sequências descritivas/prescritivas e tem a função social de descrever ações de um jogo.


O texto é do gênero regras de jogo, organizado por sequências narrativas e cumpre a função social de descrever ações numa sequência temporal. 


O texto pertence ao gênero conto e é organizado por sequências narrativas com função social de explicar as regras de um jogo. 

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos. (Joseph Campbell. O poder do mito).

 

O tipo textual predominante no texto acima é:


Argumentativo


Explicativo


Narrativo


Injuntivo


Descritivo

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Aprenda a chamar a polícia – Luis Fernando Veríssimo

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.

Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.

Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.
Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.

Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:

— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!

Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate , uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.

Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.

No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:

— Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.

Eu respondi:

— Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

 

Analisando as principais características do texto lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:


Conto


Crônica


Poesia


Diário


Prosa

De acordo com o que você estudou, assinale a alternativa em que as formas mal ou mau foram utilizadas em conformidade com a norma culta.


As perguntas estavam mau  elaboradas  e, por isso, os alunos não conseguiram resolver as questões.


“A gravata mau ajeitada no colarinho encardida no colarinho da camisa esburacada, o terno ensebado que trajava, pareciam ser os últimos vestígios, a lembrança de um passado não muito distante, totalmente corroído pela desilusão. ”


Mariana mal chegou de viagem e já deseja partir.


Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.


Mau agradecidas, as moças saíram resmungando e batendo as portas.

Nesta atividade você deverá completar as lacunas usando corretamente  “mas” ou “mais”.  

a)    Eu não quero ________________ que você me ajude ____________ pode ficar se quiser.

b)   João chegou _________________ cedo do que de costume __________ eu não pude recebe-lo.

c)    Depois da decepção, decidi não manter ____________________ essa relação doentia.

d)   O que ___________________ me magoou foi a sua grosseria, ____________ eu espero que se arrependa e não machuque _________ ninguém.

e)    Ele deu o seu melhor, ____________________ não foi o suficiente.

 

A alternativa que contém a sequência correta é: 


Mais – mas/ mais - mais/ mais/ mais – mas – mais/ mas.


Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mais – mais/ mais.


Mais – mais/ mas – mas/ mais/ mais – mas – mais/ mais.


Mais – mas/ mais - mas/ mais/ mais – mas – mais/ mas.


Mas – mais/ mais – mais/ mas/ mas – mas – mais/ mas.

Analise o excerto, a seguir, que foi extraído do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Trata-se  do momento que antecede o primeiro beijo entre a personagem Capitu e o narrador-protagonista da história Bentinho. Leia-o:

 

(1) Sentou-se. "Vamos ver o grande cabeleireiro", disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tacto aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por desazo, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. (2) Não pedi ao céu que eles fossem tão longos como os da Aurora, porque não conhecia ainda esta divindade que os velhos poetas me apresentaram depois; mas, desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa... Uma ninfa! Todo eu estou mitológico. Ainda há pouco, falando dos seus olhos de ressaca, cheguei a escrever Tétis; risquei Tétis, risquemos ninfa, digamos somente uma criatura amada, palavra que envolve todas as potências cristãs e pagãs.[...] (MACHADO DE ASSIS, 1899, p. 27).

 

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Dom Casmurro. 1899. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=1888. Acesso em: 09 fev. 2022.

 

Sabemos que diferentes tipologias textuais podem fazer parte de um único texto para que ele cumpra a intencionalidade do autor e a especificidade do gênero. Por isso, podemos entender que usar a palavra “predominância”, para a tipologia textual, ajuda-nos a explicar esse aspecto, haja vista que, em grande parte dos textos, há a predominância de uma das tipologias.

 

Em relação ao excerto, considere as afirmativas:

 

  1. Em (1), há um trecho predominantemente narrativo, haja vista que o narrador-protagonista mostra as ações dos personagens.
  2. Em (2), há um trecho predominantemente dissertativo uma vez que o narrador-protagonista mostra suas sensações e reflexões acerca do momento vivenciado por ele.
  3. Em (1), o texto predominantemente narrativo tem traços subjetivos, haja vista, que o narrador-protagonista, analogamente às ações, apresenta suas sensações em relação ao que realizava.
  4. Em (2), percebemos que o narrador-protagonista, em seu texto predominantemente dissertativo, realiza uma interlocução com o leitor, chamando-o, inclusive, de “desgraçado leitor”.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:


1 e 2


2, 3 e 4


1, 2, 3 e 4


1, 2 e 3


3 e 4

Páginas: 12345678910
11