LÍNGUA PORTUGUESA I


Analise o excerto, a seguir, que foi extraído do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Trata-se  do momento que antecede o primeiro beijo entre a personagem Capitu e o narrador-protagonista da história Bentinho. Leia-o:

 

(1) Sentou-se. "Vamos ver o grande cabeleireiro", disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tacto aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por desazo, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. (2) Não pedi ao céu que eles fossem tão longos como os da Aurora, porque não conhecia ainda esta divindade que os velhos poetas me apresentaram depois; mas, desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa... Uma ninfa! Todo eu estou mitológico. Ainda há pouco, falando dos seus olhos de ressaca, cheguei a escrever Tétis; risquei Tétis, risquemos ninfa, digamos somente uma criatura amada, palavra que envolve todas as potências cristãs e pagãs.[...] (MACHADO DE ASSIS, 1899, p. 27).

 

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Dom Casmurro. 1899. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=1888. Acesso em: 09 fev. 2022.

 

Sabemos que diferentes tipologias textuais podem fazer parte de um único texto para que ele cumpra a intencionalidade do autor e a especificidade do gênero. Por isso, podemos entender que usar a palavra “predominância”, para a tipologia textual, ajuda-nos a explicar esse aspecto, haja vista que, em grande parte dos textos, há a predominância de uma das tipologias.

 

Em relação ao excerto, considere as afirmativas:

 

  1. Em (1), há um trecho predominantemente narrativo, haja vista que o narrador-protagonista mostra as ações dos personagens.
  2. Em (2), há um trecho predominantemente dissertativo uma vez que o narrador-protagonista mostra suas sensações e reflexões acerca do momento vivenciado por ele.
  3. Em (1), o texto predominantemente narrativo tem traços subjetivos, haja vista, que o narrador-protagonista, analogamente às ações, apresenta suas sensações em relação ao que realizava.
  4. Em (2), percebemos que o narrador-protagonista, em seu texto predominantemente dissertativo, realiza uma interlocução com o leitor, chamando-o, inclusive, de “desgraçado leitor”.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:




  • 1 e 2

  • 2, 3 e 4

  • 1, 2, 3 e 4

  • 1, 2 e 3

  • 3 e 4