JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


Analise as assertivas abaixo e as classifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

 

1. Nos jogos e nas atividades em grupo, deve predominar o caráter de cooperação, de construção conjunta, em que cada um contribua, de acordo com sua capacidade, para o produto final do grupo, com ênfase nos resultados e não no processo.

2. O importante não é o erro ou o acerto da criança, mas sim o desenvolvimento da atenção para as atividades e para as sequências espaciais e temporais, nas quais há claramente uma relação com o objeto e um conjunto causal determinado.

3. Cada atividade deve ser repetida até que todos os alunos demonstrem habilidades suficientes. Em seguida, a atividade deve sofrer uma variação e passar a exigir mais habilidade do aluno.

 

4. Os alunos devem ter vontade por si só em participar das atividades, pelo caráter lúdico que são envolvidos. Encontrando aí um ponto positivo de se trabalhar com o conteúdo, brinquedos, brincadeiras e jogos já são prazerosos por natureza, sendo assim, os alunos devem ser forçados a participar das atividades.

5. O conflito cognitivo é gerado quando se criam desafios na prática de alguma atividade, quando se inserem novidades para a sua execução, tendo como objetivo provocar o desequilíbrio cognitivo, que é entendido como provocações à inteligência para causar uma intranquilidade, levando o aluno a buscar conhecimentos, ativamente, para retomar o equilíbrio da situação.

6. Os alunos não devem conversar entre si, apenas com o professor a respeito de cada atividade, antes de realizá-la.

 

Assinale a sequencia correta:

 


F-V-F-V-F-V
F-F-V-V-F-V
F-V-V-F-V-F
V-F-F-V-V-V
V-V-V-F-F-F

Analise as assertivas abaixo

I- Os jogos populares, por serem passados de geração em geração, geralmente não possuem nenhum tipo de material específico nem são caracterizados por regras precisamente rígidas.

 

II- Os jogos populares fazem parte de um processo sociocultural, tendo em vista que muitos jogos ainda permanecem com a mesma forma, mesmo tendo atravessado séculos.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.

Os jogos populares quando utilizados no contexto escolar, beneficiam as crianças em vários aspectos. Porém, a sua reinserção na escola aconteceu há pouco tempo. Qual a importância dos jogos populares na escola e porque a sua reinserção é fundamental para o desenvolvimento da criança?

 


O jogo possui características essenciais, tais como o trabalho com a cultura local sem dar espaço e enfoque à diversidade e ao multiculturalismo.
A reinserção das brincadeiras populares tem enfoque multicultural. O jogo é importante para o indivíduo, porque da a ele a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica.
O jogo é fenômeno sociocultural, portanto, permite trabalhar a socialização da criança na escola, não colaborando para mais nenhum aspecto.
Os jogos populares na escola não tem tanta importância, apesar de seu resgate histórico, tendo em vista que são passados de pais para filhos e o contexto escolar atrapalha essa visão.
A reinserção do jogo tem objetivo focal, ou seja, otimiza o tempo da criança enquanto ela está na escola, melhorando o trabalho do professor.

Analise as frases abaixo:

I- Podemos dizer que a cultura lúdica não está isolada da cultura geral, ela sofre influencia multiforme do ambiente e das condições materiais.

Dessa forma,

II- Podem-se evocar alguns exemplos como a importância que adquiriram os bonecos, frequentemente ligados a universos imaginários, valorizando o jogo de proteção num mundo de miniatura.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outros modificam-se, recebendo novos conteúdos. Assinale a assertiva correta.

A força de tais jogos explica-se pelo poder:


Do recreador
Da ludicidade
Da expressão oral
Da expressão corporal
Da expressão material

Identifique abaixo alguns aspectos considerados pelo professor ao aplicar uma atividade.

I. Maturidade, mediação, instruções e reforço positivo.

II. Condições ambientais

III. Priorizar os jogos mais atrativos, que estimulem a participação de todas as crianças e não ressaltem as diferenças individuais.

IV. Fundamentos técnicos

 

Assinale a alternativa correta:

 


I, II, III e IV
I e II, apenas
III e IV, apenas
II e III, apenas

O que significa chamar de jogo determinada situação e determinado comportamento

 

I. Considerar a multidisciplinariedade de fenômenos denominados jogo e o seu sentido figurado.

II. Considerar o jogo como fato social o qual compreende fenômenos muito diferentes que compartilham o mesmo nome.

III. Considerar o jogo como fato cultural o qual não compreende fenômenos muito diferentes, mas que compartilham o mesmo nome.

IV. Considerar a diversidade de fenômenos denominados jogo e a variedade de sentidos figurados.

 

Assinale a alternativa correta

 


I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I- II- III e IV.

Sobre o jogo folclórico, o que é correto afirmar?

 


É transmitido de geração para geração.
É característico de um lugar, com limitações em outros locais.
Utiliza manifestações típicas de uma comunidade.
É praticado por muitas pessoas e está na moda.
Possui elementos inespecíficos culturais.

Antes da revolução romântica, três concepções estabeleciam as relações entre jogo infantil e a educação, quais são elas? Analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

 


A recreação; o uso do jogo para favorecer o ensino de conteúdos escolares; e o diagnóstico da personalidade infantil e recurso para ajustar o ensino às necessidades infantis.
A brincadeira como conduta livre; a recreação e o jogo como conduta típica e espontânea da criança.
O uso do jogo como conduta típica e espontânea da criança; o diagnostico da personalidade do indivíduo e a recreação favorecendo o ensino da educação física recreação favorecendo o ensino da educação física.
 A brincadeira; o uso da recreação favorecendo o ensino da educação física; e os recursos utilizados para ajustar o ensino às necessidades infantis.
O uso do jogo como conteúdo escolar; o diagnóstico da personalidade infantil; e as brincadeiras cantadas.

Analise as frases abaixo:

I- A função pedagógica do jogo subsidia apenas o desenvolvimento cognitivo da criança, a partir do momento em que é permitida a manifestação do imaginário infantil, através de objetos simbólicos disponibilizados intencionalmente pelo professor.

Por que

II- Qualquer jogo praticado pela escola, desde que respeite a natureza da ação lúdica, exibe a natureza educativa, podendo chamar-se também de jogo e ou brincadeira educativa.

(KISHIMOTO, 2003, p. 22).

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 

 


Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
Páginas: 123456789