JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Analise as assertivas abaixo e as classifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
1. Nos jogos e nas atividades em grupo, deve predominar o caráter de cooperação, de construção conjunta, em que cada um contribua, de acordo com sua capacidade, para o produto final do grupo, com ênfase nos resultados e não no processo.
2. O importante não é o erro ou o acerto da criança, mas sim o desenvolvimento da atenção para as atividades e para as sequências espaciais e temporais, nas quais há claramente uma relação com o objeto e um conjunto causal determinado.
3. Cada atividade deve ser repetida até que todos os alunos demonstrem habilidades suficientes. Em seguida, a atividade deve sofrer uma variação e passar a exigir mais habilidade do aluno.
4. Os alunos devem ter vontade por si só em participar das atividades, pelo caráter lúdico que são envolvidos. Encontrando aí um ponto positivo de se trabalhar com o conteúdo, brinquedos, brincadeiras e jogos já são prazerosos por natureza, sendo assim, os alunos devem ser forçados a participar das atividades.
5. O conflito cognitivo é gerado quando se criam desafios na prática de alguma atividade, quando se inserem novidades para a sua execução, tendo como objetivo provocar o desequilíbrio cognitivo, que é entendido como provocações à inteligência para causar uma intranquilidade, levando o aluno a buscar conhecimentos, ativamente, para retomar o equilíbrio da situação.
6. Os alunos não devem conversar entre si, apenas com o professor a respeito de cada atividade, antes de realizá-la.
Assinale a sequencia correta: