JOGOS DE EMPRESA


Assinale a alternativa correta. É sabido que a tomada de decisão segue um processo. Esse processo é complexo e a sua perspicácia depende do gestor, o qual deverá cumprir algumas etapas fundamentais. A primeira etapa é identificar a situação. Nesse momento, compete ao gestor:


Transformar a solução em ação, isto é, executar a estratégia escolhida.


Avaliar e escolher a melhor alternativa ou estratégia para resolver o problema.


Definir o problema, diagnosticar as suas causas e definir os objetivos da decisão.


Avaliar os resultados, a fim de verificar se o problema foi realmente resolvido.


Gerar as alternativas de decisão.

Assinale a alternativa correta. O melhor caminho para você, gestor, tomar boas decisões – aquelas que poderão conduzi-lo rumo aos seus objetivos – é adotar uma série de cuidados, dentre eles:

I – Ouvir as pessoas ao redor;

II – Ser flexível, para repensar a decisão quando necessário;

III – Usar a intuição;

IV – Ser autocrata, ou seja, decidir sozinho, sem contar com o apoio de alguém.

Dos itens supracitados, são corretos:


III, IV.


I, III, IV.


I, II, III.


I, II, IV.


II, III.

Assinale a alternativa correta. A primeira das quatro funções administrativas – o planejamento – é definido como um processo de estabelecer objetivos e decidir a maneira como alcançá-los. Com base na teoria estudada e na experiência que você vivenciou durante o jogo A Torre de Marshmallow, é possível dizer que sem planos, a ação organizacional se tornaria


aventureira e perspicaz, possibilitando aos funcionários trabalhar sem pressão e com autonomia.


produtiva e perspicaz, proporcionando resultados insatisfatórios.


produtiva e perspicaz, proporcionando resultados satisfatórios.


casual, aleatória e sem rumo, proporcionando resultados satisfatórios.


casual, aleatória e sem rumo, proporcionando resultados insatisfatórios.

Assinale a alternativa correta. Planejar é o processo de determinar como a organização irá alcançar os seus objetivos. Dentre as vantagens do planejamento, percebidas durante o jogo A Torre de Marshmallow, estão:

I – ajuda a alocar e dispor recursos com mais eficiência;

II – ajuda a antecipar problemas;

III – assegura que as coisas mais importantes receberão atenção especial;

IV – cria senso de direção.

Dos itens supracitados, são corretos:


I, IV.


I, II.


I, II, III.


II, III, IV.


I, II, III, IV.

Assinale a alternativa correta. Ao jogo no qual a negociação e o cumprimento de contratos vinculativos não são possíveis, como em leilões e pregões, dá-se o nome de


Não dominante.


Não cooperativo.


Dominante.


Racional.


Cooperativo.

Assinale a alternativa correta. De acordo com Pindyck e Rubinfeld (2010, p. 426), Jogo é uma “situação em que os jogadores (participantes) tomam decisões estratégicas, ou seja, decisões que levam em consideração as atitudes e respostas dos outros jogadores”. Nesse contexto, são exemplos de jogos:

I - Firmas competindo entre si ao estabelecer seus preços;

II - Consumidores competindo entre si no oferecimento de lances para arrematar um bem em um leilão;

III - Fornecedores competindo entre si no oferecimento de lances para vender seu produto em um pregão;

IV – Clientes avaliando por meio de um formulário, o serviço de uma determinada empresa.

Dos itens supracitados, são corretos:


I, II, III, IV.


I, III.


I, II, III.


I, II.


I, III, IV.

“Alguns jogos não apresentam Equilíbrio de Nash com estratégias puras, mas possuem um ou mais equilíbrios quando são utilizadas estratégias mistas. A estratégia mista é aquela em que cada jogador faz uma opção aleatória entre duas ou mais ações possíveis, com base em um conjunto de probabilidades escolhidas” (PINDYCK; RUBINFELD, 2010, p.458).

 

Assim sendo, a partir do enunciado anterior e das ideias que ele transmite, considere F (falsa) ou V (verdadeira) cada uma das proposições a seguir. Assinale a alternativa correta:

 

(   ) O Equilíbrio de Nash é uma combinação de estratégias em que cada um dos jogadores faz o melhor que pode em função das estratégias dos demais jogadores.

(   ) O equilíbrio em estratégias dominantes é um caso especial de Equilíbrio de Nash.

(   ) Uma estratégia dominante é ótima independente do que possam fazer os demais jogadores.

(   ) O Equilíbrio de Nash se baseia na irracionalidade de cada jogador.

 


V, F, V, F.


F, V, F, V.


V, V, V, F.


F, F, F, V.


V, F, F, V.

De acordo com Silva et al. (2008) e Andrade (2009), a pesquisa operacional está dividida em seis (6) fases, sendo elas: Definição do problema; Construção do modelo; Solução do modelo; Validação do modelo; Implementação do modelo e Avaliação final.

Nessa direção, com base no enunciado anterior, considere F (falsa) ou V (verdadeira) cada uma das proposições a seguir. Assinale a alternativa correta:

[   ] Na segunda fase, o administrador concentra-se em dois aspectos, sendo eles: os objetivos do estudo; e as alternativas de decisão existentes.

[   ] Na primeira fase, o administrador concentra-se em definir o modelo.

[   ] Na terceira fase, o administrador concentra-se em encontrar uma solução ótima para o modelo construído.

[   ] Na quarta fase, o administrador concentra-se em validar o sistema construído.


V, V, F, V.


V, F, V, V.


F, V, F, V.


F, V, F, F.


F, F, V, V.

O dilema dos prisioneiros é um exemplo clássico na teoria dos jogos que demonstra um problema frequente com que se defrontam as firmas oligopolistas.

Nessa direção, a partir do que você aprendeu sobre o referido dilema, considere F (falsa) ou V (verdadeira) cada uma das proposições a seguir. Assinale a alternativa correta:

[   ] O referido dilema parte do pressuposto de que três prisioneiros estão sendo acusados de terem praticado um crime.

[   ] Os payoffs apresentados no dilema dos prisioneiros são negativos, o que significa dizer que qualquer uma das situações gerará condenação. 

[   ] Os quatro prisioneiros estão na mesma cela, mas não podem se comunicar um com o outro, pois estão sendo monitorados por câmeras.

[   ] Os prisioneiros se defrontam com um dilema porque um acordo explícito não pode ser feito. 


F, V, V, V.


F, V, F, V.


V, F, V, F.


F, F, V, V.


V, V, F, V.

A organização líder deve fazer com que sua ameaça de guerra de preços seja passível de se crer, sinalizando aos oponentes potenciais que haverá realmente uma guerra de preços se elas entrarem no mercado.

               

Assim sendo, a partir do enunciado anterior e das ideias que ele transmite, considere F (falsa) ou V (verdadeira) cada uma das proposições a seguir. Assinale a alternativa correta:

(   ). Tendo por base um movimento estratégico, um aumento na capacidade produtiva diminuirá o lucro esperado por reduzir os preços, desencorajando assim a entrada de novas empresas.

(   ). Se os concorrentes forem irracionais, ameaças vazias não têm valor algum.

(   ). O aumento da capacidade, sinalizando um preço futuro mais baixo, e a adoção de um comportamento aparentemente racional, são exemplos de movimentos estratégicos.

(   ). O comportamento irracional diminui o lucro esperado por aumentar a incerteza e, consequentemente, aumentar a taxa de desconto aplicada aos lucros futuros.


F, V, F, V.


F, V, V, F.


V, F, V, V.


V, F, F, V.


F, F, V, F.

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