INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS


Koch considera que a coesão e a coerência são atributos fundamentais do texto, pois desempenham um papel decisivo para a construção de sentidos.

O texto “O padeiro” de Rubem Braga está desordenado. Identifique a ordem em que os trechos devem aparecer, para que constitua um texto coeso e coerente.

IV - Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:

         – Não é ninguém, é o padeiro! (1º)

I - Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro”. (3º)

III - Assim ficará sabendo que não era ninguém…

Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. (4º)

 II - Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? Então você não é ninguém? (2º)

 Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

 

 


II, I, IV, III
IV, II, I, III
I, III, IV, II
IV, I, III, II
III, IV, II, I

Sobre a coerência textual, é incorreto afirmar:

 

 

 

 


A não contradição, a ausência de redundâncias  e o princípio da relevância são elementos básicos que garantem a coerência textual.
Por serem os sentidos elementos subjetivos, podemos dizer que a coerência não pode ser delimitada, pois o leitor é o responsável pela constituição dos significados do texto.
A coerência textual dispensa o uso adequado dos conectivos, elementos que apenas colaboram para a estruturação do texto sem apresentar relação direta com a semântica textual.
A coerência é subjacente  e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
A coerência é uma harmonia  entre fatos ou ideias, própria daquilo que tem ligação, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias. 

No decorrer da história a linguagem tem sido concebida de diferentes formas. De acordo com o que você estudou sobre este assunto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

 

1 – Linguagem como expressão do pensamento.

 

2 – Linguagem como instrumento de comunicação.

 

3 – Linguagem como processo de ação e interação. 

 

 

 

(    ) Nesta concepção o sujeito da linguagem, assim como as condições de produção do discurso, o ambiente social e histórico, as relações de sentido estabelecidas entre os interlocutores, a argumentação e a intenção estão no centro de suas reflexões.

 

(   ) A principal função desta concepção de linguagem é a transmissão de informações, e seus estudos ficam restritos ao processo interno de organização do código, que privilegia o aspecto material da língua em detrimento do conteúdo e da significação e dos elementos extralinguísticos que constituem as situações de comunicação.

 

(    ) Nesta concepção a linguagem é vista como a tradução do pensamento e tem como princípio o ensino da uma gramática normativa em que o conceito de certo e errado é fundamental para a distinção do ser falante.

 

 (   ) A linguagem é vista como uma forma de interação o que leva a um ensino mais eficaz. Sendo assim, o aluno tem um aprendizado mais ativo aprendendo a discernir as diversas utilizações da língua e o seu uso adequado nas mais variadas situações comunicativas.

 

 (    ) Aqui a norma culta é vista apenas como uma das variantes da língua, uma possibilidade a mais de uso e não exclusivamente como o único uso  correto do ponto de vista linguístico e nem a única linguagem representante de uma cultura.

 

 

 A sequência correta está contida em

 

 


2,2,1,3,3
1,3,3,2,1
3,3,1,3,3
3,2,1,3,3
2,3,1,3,3

Quanto às informações que você obteve sobre a linguagem vista como ciência, podemos, seguramente, afirmar que:  

 

 

 


as gramáticas prescritivas do séc. XVIII foram as primeiras pesquisas a tratarem a linguagem como ciência.    
os estudos da linguagem como ciência hoje, não incluem a pesquisa da origem da linguagem e nem o percurso histórico da língua.
a linguagem só começou a ser vista como ciência a partir do século XIX.         
o aspecto científico dos estudos dos gregos e romanos era notado pela sua preocupação em não apenas prescrever regras para a maneira correta de se falar/escrever sua língua.     
a linguagem já era vista como uma ciência pelos gramáticos gregos e romanos que muito pesquisaram sobre suas línguas.

Leia as afirmativas a seguir.

 

I. Tipo de coerência que diz respeito à adequação entre os elementos que compõem a frase, como a ordem como eles são dispostos, seleção lexical, coesão e regras de concordância e de regência. Sua principal função é eliminar estruturas ambíguas, assim como o uso inadequado dos conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual.

 

II. Tipo de coerência que acontece quando as condições do contexto são favoráveis aos atos de fala dos interlocutores. Por exemplo, quando fazemos uma pergunta para um interlocutor, espera-se dele uma resposta, dando sequência então aos atos de fala e à comunicação.

 

III. Tipo de coerência que é estabelecida entre os significados dos elementos do texto. Quando as frases em sequência aparecem desprovidas de sentido, dizemos que se trata de ideias contraditórias.

 

IV. Tipo de coerência que exige que um único tipo de linguagem seja mantido ao longo de um texto: se a linguagem formal for contemplada, ela deverá ser preservada até o final da composição, o mesmo servirá para a linguagem coloquial.

 

 

De acordo com  os níveis de coerência que você estudou, as afirmativas referem-se respectivamente às coerências

 

 


semântica, pragmática, sintática, estilística.
estilística, semântica, pragmática, sintática.
sintática, pragmática, estilística, semântica.
pragmática, estilística, sintática, semântica. 
sintática, pragmática, semântica, estilística.

Inferir é concluir por meio do raciocínio, a partir de fatos e indícios. Levantar hipóteses, analisar, comparar são passos que auxiliam no exercício de leitura e interpretação de textos.

O fragmento a seguir  foi retirado do poema “A ilusão do Migrante” de Carlos Drummond de Andrade. Leia-o com atenção para responder à questão.

 Quando vim da minha terra,

não vim, perdi-me no espaço,

na ilusão de ter saído.

Ai de mim, nunca saí.

 

Infere-se do texto que o autor:


Tem a intenção de voltar logo para sua terra.
Saiu de sua terra e voltou.
Saiu apenas fisicamente de sua terra.
Saiu obrigado de sua terra.
Não se importou em sair de sua terra

Sobre o objeto de estudo da Linguística visto nesse capítulo, só não é correto afirmar que:


Quando os estudos linguísticos se dedicam aos objetivos mais específicos, mais restritos do estudo da língua, temos a Macro linguística.
Para permitir ao estudante uma visão abrangente do extenso campo da Linguística, seu estudo foi dividido em três pares de dicotomias.
Contrapondo aos estudos sincrônicos de uma língua, você encontra os estudos que a acompanham em sua formação histórica, os estudos diacrônicos.
Quando o objetivo dos estudos linguísticos centra-se na construção de uma teoria geral da estrutura da língua, temos a Linguística teórica.
O objetivo da linguística aplicada é a aplicação das descobertas e técnicas do estudo científico da língua para fins didáticos e práticos.

Leia o texto a seguir.

 

Mãe só tem uma! - Por: Vinícius Fernando

Na classe da segunda série, a professora pediu: - Cada um de vocês deve preparar uma redação que acabe com a frase: “Mãe só tem uma”.

Quando os alunos terminaram, pediu que algumas crianças lessem o que haviam escrito. Luciana foi a primeira:

- Minha mãe me deu uma boneca. Mãe só tem uma.

- Parabéns! – diz a professora.

Em seguida pede a Joãozinho que leia a redação dele. E ele orgulhosamente leu: -

- Minha mãe mandou eu pegar duas latinhas de cerveja na geladeira. Quando abri a geladeira, gritei: “Mãe, só tem uma! ”

 

Após ler o texto, assinale a alternativa correta.

 


Nesta piada,  o humor se deve ao fato de ter havido uma incoerência de situacionalidade.
Nesta piada,  o humor se deve ao fato de não ter havido conhecimento partilhado por parte do locutor.
Nesta piada,  o humor se deve ao fato de não ter havido aceitabilidade por parte do interlocutor. 
Nesta piada,  o humor se deve ao fato de ter havido por parte do interlocutor (o aluno Joãozinho) um erro de focalização.
Nesta piada,  o humor se deve à ausência de conhecimentos linguísticos  por parte do interlocutor.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

 

 

A Vaguidão Específica – Millôr Fernandes

 

 

 

"As mulheres têm uma maneira de falar que eu chamo de vago-específica."

Richard Gehman

 

 

- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.
- Sim senhora. Olha, o homem está aí.
- Aquele de quando choveu?
- Não, o que a senhora foi lá e falou com ele no domingo.
- Que é que você disse a ele?
- Eu disse pra ele continuar.
- Ele já começou?
- Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse.
- É bom?
- Mais ou menos. O outro parece mais capaz. 
- Você trouxe tudo pra cima?
- Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou para deixar até a véspera.
- Mas traga, traga. Na ocasião nós descemos tudo de novo. É melhor, senão atravanca a entrada e ele reclama como na outra noite.
- Está bem, vou ver como.

 

 

O texto de Millôr Fernandes apresenta um diálogo bastante vago. Para entender o sentido do texto é necessário 

 

 


fazer inferência.
ativar o nosso conhecimento partilhado.
usar a informatividade.
observar a situacionalidade.
ativar os nossos conhecimentos linguísticos.

Identifique, no exercício a seguir, a concepção de linguagem empregada.

 

Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela em que o verbo querer aparece conjugado na primeira pessoa do singular do futuro do presente do indicativo.

 

a) Amanhã eu quererei ver os cadernos.

b) Amanhã eu queria ver os cadernos.

c) Amanhã eu queira ver os cadernos.

d) Amanhã eu quero ver os cadernos.

 

Depois da análise que você fez, pode-se concluir que na atividade apresentada encontramos

 

 


Linguagem como processo de ação e interação.


Linguagem como expressão do pensamento.


Linguagem como instrumento de comunicação.


Linguagem metalinguística.


Linguagem expressiva.

Páginas: 123456