INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS


No decorrer da história a linguagem tem sido concebida de diferentes formas. De acordo com o que você estudou sobre este assunto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

 

1 – Linguagem como expressão do pensamento.

 

2 – Linguagem como instrumento de comunicação.

 

3 – Linguagem como processo de ação e interação. 

 

 

 

(    ) Nesta concepção o sujeito da linguagem, assim como as condições de produção do discurso, o ambiente social e histórico, as relações de sentido estabelecidas entre os interlocutores, a argumentação e a intenção estão no centro de suas reflexões.

 

(   ) A principal função desta concepção de linguagem é a transmissão de informações, e seus estudos ficam restritos ao processo interno de organização do código, que privilegia o aspecto material da língua em detrimento do conteúdo e da significação e dos elementos extralinguísticos que constituem as situações de comunicação.

 

(    ) Nesta concepção a linguagem é vista como a tradução do pensamento e tem como princípio o ensino da uma gramática normativa em que o conceito de certo e errado é fundamental para a distinção do ser falante.

 

 (   ) A linguagem é vista como uma forma de interação o que leva a um ensino mais eficaz. Sendo assim, o aluno tem um aprendizado mais ativo aprendendo a discernir as diversas utilizações da língua e o seu uso adequado nas mais variadas situações comunicativas.

 

 (    ) Aqui a norma culta é vista apenas como uma das variantes da língua, uma possibilidade a mais de uso e não exclusivamente como o único uso  correto do ponto de vista linguístico e nem a única linguagem representante de uma cultura.

 

 

 A sequência correta está contida em

 

 




  • 2,2,1,3,3
  • 1,3,3,2,1
  • 3,3,1,3,3
  • 3,2,1,3,3
  • 2,3,1,3,3