INTRODUÇÃO ÀS IDÉIAS POLÍTICAS
Considerando a aplicabilidade e fluidez do conceito que se atribui à palavra Direito, dentro de suas inúmeras modalidades institucionais, analise as afirmativas seguintes e assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Fala-se em direito jurisprudencial, com alusão à jurisprudência dos tribunais; direito costumeiro, com referência aos costumes de um povo; ou então significando um trabalho doutrinário, quando aludimos a um compêndio de direito penal, ou quando falamos em direito comparado.
( ) A expressão direito positivo é usada para significar a ordem jurídica em vigor, em certa jurisdição, numa determinada época, em oposição a direito natural com referência a princípios científicos, inspiradores, complementares, ou reformadores, dessa ordem.
( ) Fala-se em direito objetivo para expressar a ordem jurídica, como sistema de regras impessoais, em oposição a direito subjetivo, para mostrar a individualização da mesma ordem concretizada, ou efetivada, a respeito de determinada pessoa (sujeito).
( ) Empregam-se as expressões técnicas: direito público, direito privado, direito substantivo, direito adjetivo, direito instrumental, para contrapor setores diversos da ordem jurídica, afim de distinguir as normas que os compõem, sob o aspecto das relações sociais, a cuja apreciação se destinam.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
V; V; F; F.
V; V; F; F.
V; V; V; V.
F; F; F; F.
Após refletir sobre a etmologia e os sentidos possíveis atribuídos à palavra Direito, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) A palavra direito provém do baixo latim: directum; por sua vez originado de rectum, com a mesma raiz de regere (governar), rex (rei), regnum (reino), regula (regra), vindo assim ligada às idéias de autoridade e imposição.
( ) A palavra Direito é derivada do grego Direktos e refere-se à conduta política de um cidadão, sendo que seu emprego original estava atrelado, sobretudo, à vivência comunitária dos “homens bem nascidos” (homens livres em idade militar e proprietários de terras).
( ) Usa-se a palavra Direito, ora como sinônimo de ordem jurídica total, ora, como equivalente apenas a qualquer de suas partes: lei, jurisprudência, costume, doutrina.
( ) Direito é uma palavra, frequentemente, empregada para significar a lei (assim, direito civil, penal, comercial, com referência restrita ao Código Civil, ao Código Penal, ou ao Código Comercial) .
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Reflita sobre o conceito de ordem Jurídica e aquilo que distancia, ou aproxima, ordem jurídica do entendimento comum acerca do direito; analise as afirmativas seguintes e, em seguida, assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Direito e ordem jurídica, conquanto sejam duas realidades inconfundíveis, objetos diversos, conceitos diferentes, vêm sendo há séculos simbolizados por um só vocábulo: direito
( ) A ordem jurídica compõe-se de princípios gerais implícitos e de disposições particulares, de regras, de normas, de conceitos, oficiais, ou oficializados, dependentes entre si, como partes solidárias de um todo específico.
( ) Como ordem é a reta disposição das coisas, conservando cada qual o lugar que lhe compete, também é chamada sistema jurídico, porque é sempre conjunto organizado, sistematização; não um amontoado de disposições.
( ) Se fala em ordem jurídica brasileira, italiana, ou alemã, para significar a totalidade das leis, julgàdos, costumes, doutrinas e princípios gerais, que se destinam a apreciação jurídica dos fatos, pela autoridade jurisdicional competente, no Brasil, na Itália, ou na Alemanha.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; V; V; V.
V; F; F; F.
V; F; F; V.
F; F; F; F.
Sobre o conceito de “Razão de Estado”, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) É a solicitação de que o interesse de poderio econômico e político da nação seja decisivo também para resolver questões econômicas.
( ) O Estado interfere, sim, na vida econômica e o grau dessa interferência é dado pelas questões de ordem política.
( ) Por quanto o Estado tenha interesses a serem defendidos, opta-se sempre pela absoluta neutralidade do mesmo ante as exigências do Mercado.
( ) É atributo de todo governo manter-se blindado contra os movimentos mercadológicos, saindo ileso de todo processo de natureza econômica.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; F; F.
V; V; V; V.
Após refletir sobre a condução dos processos econômicos e a atuação política do Estado, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Os processos econômicos também são lutas pelo poder e revelam os interesses nacionais que estão sempre presentes, por exemplo, nos atos políticos.
( ) É prerrogativa de todo Estado que se preza, nunca permitir que questões econômicas interfiram nas diretrizes políticas.
( ) A política econômica de um Estado carrega os critérios e o valores teóricos que norteiam aquele país.
( ) Por mais que os empresários e financistas tentem, não podem (e não devem) mudar os rumos da prática política empreendida por um dado governo.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; F; V; F.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Sobre os critérios políticos e econômicos com que, frequentemente, se mede as classes que dirigem (ou querem dirigir) um país, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Se são politicamente maduras e capazes de colocar acima de tudo os interesses nacionalistas, pois é um “presente” do destino quando há identificação entre os interesses próprios e aqueles de caráter generalista e/ou universal.
( ) Em períodos calmos, normais, o instinto político da massa fica abaixo do limite da consciência e, então, se transforma porque as camadas dominantes são “donas” do sentido político já que somente desta maneira sua presença se justifica.
( ) Em caso de guerra, o povo costuma ficar sensível ao poderio nacional. Assim está claro que este poder também existe em bases psicológicas profundas, entre as camadas dominantes da nação.
( ) as mudanças e alterações sociais só sensibilizam as classes dominantes e cultas, já que as bases populares, por falta de cultura formal, são naturalmente insensíveis aos processos políticos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; F; F; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
Reflita sobre o que se afirma em torno do papel da Ciência Política na compreensão e condução dos fenômenos econômicos:
As doutrinas econômicas ainda não conseguiram identificar de forma satisfatória – enquanto critério de valor – dois problemas técnico-econômicos: o primeiro é a produção de bens e o segundo o da distribuição destes. (IZIDORO, Cleyton (org). Economia e Política. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, pp. 36-40.)
Com relação aos estudos dos processos de balizamento do crescimento econômico, aponte a alternativa que expressa o principal questionamento que uma ciência humana, como a economia política, deve propor permanentemente:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
V; V; F; F.
V; V; F; F.
V; V; V; V.
F; F; F; F.
Após refletir sobre a etmologia e os sentidos possíveis atribuídos à palavra Direito, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) A palavra direito provém do baixo latim: directum; por sua vez originado de rectum, com a mesma raiz de regere (governar), rex (rei), regnum (reino), regula (regra), vindo assim ligada às idéias de autoridade e imposição.
( ) A palavra Direito é derivada do grego Direktos e refere-se à conduta política de um cidadão, sendo que seu emprego original estava atrelado, sobretudo, à vivência comunitária dos “homens bem nascidos” (homens livres em idade militar e proprietários de terras).
( ) Usa-se a palavra Direito, ora como sinônimo de ordem jurídica total, ora, como equivalente apenas a qualquer de suas partes: lei, jurisprudência, costume, doutrina.
( ) Direito é uma palavra, frequentemente, empregada para significar a lei (assim, direito civil, penal, comercial, com referência restrita ao Código Civil, ao Código Penal, ou ao Código Comercial) .
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Reflita sobre o conceito de ordem Jurídica e aquilo que distancia, ou aproxima, ordem jurídica do entendimento comum acerca do direito; analise as afirmativas seguintes e, em seguida, assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Direito e ordem jurídica, conquanto sejam duas realidades inconfundíveis, objetos diversos, conceitos diferentes, vêm sendo há séculos simbolizados por um só vocábulo: direito
( ) A ordem jurídica compõe-se de princípios gerais implícitos e de disposições particulares, de regras, de normas, de conceitos, oficiais, ou oficializados, dependentes entre si, como partes solidárias de um todo específico.
( ) Como ordem é a reta disposição das coisas, conservando cada qual o lugar que lhe compete, também é chamada sistema jurídico, porque é sempre conjunto organizado, sistematização; não um amontoado de disposições.
( ) Se fala em ordem jurídica brasileira, italiana, ou alemã, para significar a totalidade das leis, julgàdos, costumes, doutrinas e princípios gerais, que se destinam a apreciação jurídica dos fatos, pela autoridade jurisdicional competente, no Brasil, na Itália, ou na Alemanha.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; V; V; V.
V; F; F; F.
V; F; F; V.
F; F; F; F.
Sobre o conceito de “Razão de Estado”, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) É a solicitação de que o interesse de poderio econômico e político da nação seja decisivo também para resolver questões econômicas.
( ) O Estado interfere, sim, na vida econômica e o grau dessa interferência é dado pelas questões de ordem política.
( ) Por quanto o Estado tenha interesses a serem defendidos, opta-se sempre pela absoluta neutralidade do mesmo ante as exigências do Mercado.
( ) É atributo de todo governo manter-se blindado contra os movimentos mercadológicos, saindo ileso de todo processo de natureza econômica.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; F; F.
V; V; V; V.
Após refletir sobre a condução dos processos econômicos e a atuação política do Estado, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Os processos econômicos também são lutas pelo poder e revelam os interesses nacionais que estão sempre presentes, por exemplo, nos atos políticos.
( ) É prerrogativa de todo Estado que se preza, nunca permitir que questões econômicas interfiram nas diretrizes políticas.
( ) A política econômica de um Estado carrega os critérios e o valores teóricos que norteiam aquele país.
( ) Por mais que os empresários e financistas tentem, não podem (e não devem) mudar os rumos da prática política empreendida por um dado governo.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; F; V; F.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Sobre os critérios políticos e econômicos com que, frequentemente, se mede as classes que dirigem (ou querem dirigir) um país, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Se são politicamente maduras e capazes de colocar acima de tudo os interesses nacionalistas, pois é um “presente” do destino quando há identificação entre os interesses próprios e aqueles de caráter generalista e/ou universal.
( ) Em períodos calmos, normais, o instinto político da massa fica abaixo do limite da consciência e, então, se transforma porque as camadas dominantes são “donas” do sentido político já que somente desta maneira sua presença se justifica.
( ) Em caso de guerra, o povo costuma ficar sensível ao poderio nacional. Assim está claro que este poder também existe em bases psicológicas profundas, entre as camadas dominantes da nação.
( ) as mudanças e alterações sociais só sensibilizam as classes dominantes e cultas, já que as bases populares, por falta de cultura formal, são naturalmente insensíveis aos processos políticos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; F; F; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
Reflita sobre o que se afirma em torno do papel da Ciência Política na compreensão e condução dos fenômenos econômicos:
As doutrinas econômicas ainda não conseguiram identificar de forma satisfatória – enquanto critério de valor – dois problemas técnico-econômicos: o primeiro é a produção de bens e o segundo o da distribuição destes. (IZIDORO, Cleyton (org). Economia e Política. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, pp. 36-40.)
Com relação aos estudos dos processos de balizamento do crescimento econômico, aponte a alternativa que expressa o principal questionamento que uma ciência humana, como a economia política, deve propor permanentemente:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Reflita sobre o conceito de ordem Jurídica e aquilo que distancia, ou aproxima, ordem jurídica do entendimento comum acerca do direito; analise as afirmativas seguintes e, em seguida, assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Direito e ordem jurídica, conquanto sejam duas realidades inconfundíveis, objetos diversos, conceitos diferentes, vêm sendo há séculos simbolizados por um só vocábulo: direito
( ) A ordem jurídica compõe-se de princípios gerais implícitos e de disposições particulares, de regras, de normas, de conceitos, oficiais, ou oficializados, dependentes entre si, como partes solidárias de um todo específico.
( ) Como ordem é a reta disposição das coisas, conservando cada qual o lugar que lhe compete, também é chamada sistema jurídico, porque é sempre conjunto organizado, sistematização; não um amontoado de disposições.
( ) Se fala em ordem jurídica brasileira, italiana, ou alemã, para significar a totalidade das leis, julgàdos, costumes, doutrinas e princípios gerais, que se destinam a apreciação jurídica dos fatos, pela autoridade jurisdicional competente, no Brasil, na Itália, ou na Alemanha.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; V; V; V.
V; F; F; F.
V; F; F; V.
F; F; F; F.
Sobre o conceito de “Razão de Estado”, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) É a solicitação de que o interesse de poderio econômico e político da nação seja decisivo também para resolver questões econômicas.
( ) O Estado interfere, sim, na vida econômica e o grau dessa interferência é dado pelas questões de ordem política.
( ) Por quanto o Estado tenha interesses a serem defendidos, opta-se sempre pela absoluta neutralidade do mesmo ante as exigências do Mercado.
( ) É atributo de todo governo manter-se blindado contra os movimentos mercadológicos, saindo ileso de todo processo de natureza econômica.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; F; F.
V; V; V; V.
Após refletir sobre a condução dos processos econômicos e a atuação política do Estado, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Os processos econômicos também são lutas pelo poder e revelam os interesses nacionais que estão sempre presentes, por exemplo, nos atos políticos.
( ) É prerrogativa de todo Estado que se preza, nunca permitir que questões econômicas interfiram nas diretrizes políticas.
( ) A política econômica de um Estado carrega os critérios e o valores teóricos que norteiam aquele país.
( ) Por mais que os empresários e financistas tentem, não podem (e não devem) mudar os rumos da prática política empreendida por um dado governo.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; F; V; F.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Sobre os critérios políticos e econômicos com que, frequentemente, se mede as classes que dirigem (ou querem dirigir) um país, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Se são politicamente maduras e capazes de colocar acima de tudo os interesses nacionalistas, pois é um “presente” do destino quando há identificação entre os interesses próprios e aqueles de caráter generalista e/ou universal.
( ) Em períodos calmos, normais, o instinto político da massa fica abaixo do limite da consciência e, então, se transforma porque as camadas dominantes são “donas” do sentido político já que somente desta maneira sua presença se justifica.
( ) Em caso de guerra, o povo costuma ficar sensível ao poderio nacional. Assim está claro que este poder também existe em bases psicológicas profundas, entre as camadas dominantes da nação.
( ) as mudanças e alterações sociais só sensibilizam as classes dominantes e cultas, já que as bases populares, por falta de cultura formal, são naturalmente insensíveis aos processos políticos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; F; F; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
Reflita sobre o que se afirma em torno do papel da Ciência Política na compreensão e condução dos fenômenos econômicos:
As doutrinas econômicas ainda não conseguiram identificar de forma satisfatória – enquanto critério de valor – dois problemas técnico-econômicos: o primeiro é a produção de bens e o segundo o da distribuição destes. (IZIDORO, Cleyton (org). Economia e Política. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, pp. 36-40.)
Com relação aos estudos dos processos de balizamento do crescimento econômico, aponte a alternativa que expressa o principal questionamento que uma ciência humana, como a economia política, deve propor permanentemente:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; V; V; V.
V; F; F; F.
V; F; F; V.
F; F; F; F.
Sobre o conceito de “Razão de Estado”, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) É a solicitação de que o interesse de poderio econômico e político da nação seja decisivo também para resolver questões econômicas.
( ) O Estado interfere, sim, na vida econômica e o grau dessa interferência é dado pelas questões de ordem política.
( ) Por quanto o Estado tenha interesses a serem defendidos, opta-se sempre pela absoluta neutralidade do mesmo ante as exigências do Mercado.
( ) É atributo de todo governo manter-se blindado contra os movimentos mercadológicos, saindo ileso de todo processo de natureza econômica.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; F; F.
V; V; V; V.
Após refletir sobre a condução dos processos econômicos e a atuação política do Estado, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Os processos econômicos também são lutas pelo poder e revelam os interesses nacionais que estão sempre presentes, por exemplo, nos atos políticos.
( ) É prerrogativa de todo Estado que se preza, nunca permitir que questões econômicas interfiram nas diretrizes políticas.
( ) A política econômica de um Estado carrega os critérios e o valores teóricos que norteiam aquele país.
( ) Por mais que os empresários e financistas tentem, não podem (e não devem) mudar os rumos da prática política empreendida por um dado governo.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; F; V; F.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Sobre os critérios políticos e econômicos com que, frequentemente, se mede as classes que dirigem (ou querem dirigir) um país, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Se são politicamente maduras e capazes de colocar acima de tudo os interesses nacionalistas, pois é um “presente” do destino quando há identificação entre os interesses próprios e aqueles de caráter generalista e/ou universal.
( ) Em períodos calmos, normais, o instinto político da massa fica abaixo do limite da consciência e, então, se transforma porque as camadas dominantes são “donas” do sentido político já que somente desta maneira sua presença se justifica.
( ) Em caso de guerra, o povo costuma ficar sensível ao poderio nacional. Assim está claro que este poder também existe em bases psicológicas profundas, entre as camadas dominantes da nação.
( ) as mudanças e alterações sociais só sensibilizam as classes dominantes e cultas, já que as bases populares, por falta de cultura formal, são naturalmente insensíveis aos processos políticos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; F; F; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
Reflita sobre o que se afirma em torno do papel da Ciência Política na compreensão e condução dos fenômenos econômicos:
As doutrinas econômicas ainda não conseguiram identificar de forma satisfatória – enquanto critério de valor – dois problemas técnico-econômicos: o primeiro é a produção de bens e o segundo o da distribuição destes. (IZIDORO, Cleyton (org). Economia e Política. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, pp. 36-40.)
Com relação aos estudos dos processos de balizamento do crescimento econômico, aponte a alternativa que expressa o principal questionamento que uma ciência humana, como a economia política, deve propor permanentemente:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; F; F.
V; V; V; V.
Após refletir sobre a condução dos processos econômicos e a atuação política do Estado, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Os processos econômicos também são lutas pelo poder e revelam os interesses nacionais que estão sempre presentes, por exemplo, nos atos políticos.
( ) É prerrogativa de todo Estado que se preza, nunca permitir que questões econômicas interfiram nas diretrizes políticas.
( ) A política econômica de um Estado carrega os critérios e o valores teóricos que norteiam aquele país.
( ) Por mais que os empresários e financistas tentem, não podem (e não devem) mudar os rumos da prática política empreendida por um dado governo.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; F; V; F.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Sobre os critérios políticos e econômicos com que, frequentemente, se mede as classes que dirigem (ou querem dirigir) um país, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Se são politicamente maduras e capazes de colocar acima de tudo os interesses nacionalistas, pois é um “presente” do destino quando há identificação entre os interesses próprios e aqueles de caráter generalista e/ou universal.
( ) Em períodos calmos, normais, o instinto político da massa fica abaixo do limite da consciência e, então, se transforma porque as camadas dominantes são “donas” do sentido político já que somente desta maneira sua presença se justifica.
( ) Em caso de guerra, o povo costuma ficar sensível ao poderio nacional. Assim está claro que este poder também existe em bases psicológicas profundas, entre as camadas dominantes da nação.
( ) as mudanças e alterações sociais só sensibilizam as classes dominantes e cultas, já que as bases populares, por falta de cultura formal, são naturalmente insensíveis aos processos políticos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; F; F; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
Reflita sobre o que se afirma em torno do papel da Ciência Política na compreensão e condução dos fenômenos econômicos:
As doutrinas econômicas ainda não conseguiram identificar de forma satisfatória – enquanto critério de valor – dois problemas técnico-econômicos: o primeiro é a produção de bens e o segundo o da distribuição destes. (IZIDORO, Cleyton (org). Economia e Política. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, pp. 36-40.)
Com relação aos estudos dos processos de balizamento do crescimento econômico, aponte a alternativa que expressa o principal questionamento que uma ciência humana, como a economia política, deve propor permanentemente:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; F; V; F.
V; V; F; F.
F; F; F; F.
Sobre os critérios políticos e econômicos com que, frequentemente, se mede as classes que dirigem (ou querem dirigir) um país, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Se são politicamente maduras e capazes de colocar acima de tudo os interesses nacionalistas, pois é um “presente” do destino quando há identificação entre os interesses próprios e aqueles de caráter generalista e/ou universal.
( ) Em períodos calmos, normais, o instinto político da massa fica abaixo do limite da consciência e, então, se transforma porque as camadas dominantes são “donas” do sentido político já que somente desta maneira sua presença se justifica.
( ) Em caso de guerra, o povo costuma ficar sensível ao poderio nacional. Assim está claro que este poder também existe em bases psicológicas profundas, entre as camadas dominantes da nação.
( ) as mudanças e alterações sociais só sensibilizam as classes dominantes e cultas, já que as bases populares, por falta de cultura formal, são naturalmente insensíveis aos processos políticos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; F; F; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
Reflita sobre o que se afirma em torno do papel da Ciência Política na compreensão e condução dos fenômenos econômicos:
As doutrinas econômicas ainda não conseguiram identificar de forma satisfatória – enquanto critério de valor – dois problemas técnico-econômicos: o primeiro é a produção de bens e o segundo o da distribuição destes. (IZIDORO, Cleyton (org). Economia e Política. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, pp. 36-40.)
Com relação aos estudos dos processos de balizamento do crescimento econômico, aponte a alternativa que expressa o principal questionamento que uma ciência humana, como a economia política, deve propor permanentemente:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; F; F.
V; F; F; F.
V; V; F; V.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
Reflita sobre o que se afirma em torno do papel da Ciência Política na compreensão e condução dos fenômenos econômicos:
As doutrinas econômicas ainda não conseguiram identificar de forma satisfatória – enquanto critério de valor – dois problemas técnico-econômicos: o primeiro é a produção de bens e o segundo o da distribuição destes. (IZIDORO, Cleyton (org). Economia e Política. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, pp. 36-40.)
Com relação aos estudos dos processos de balizamento do crescimento econômico, aponte a alternativa que expressa o principal questionamento que uma ciência humana, como a economia política, deve propor permanentemente:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Como o Estado pode favorecer as grandes corporações privadas que atuam por monopólio em dado setor da economia.
Por quais meios é possível concentrar renda nas mãos daqueles que atenderam plenamente às demandas da meritocracia social.
De que forma o Estado pode promover a redução de direitos trabalhistas, de modo a desonerar o empregador que atua em dado setor da economia.
Quanto recurso o capital privado deve investir nas causas e coisas de interesse estatal para que a máquina pública não pare.
Que qualidade de vida tem os homens que vivem nas condições econômicas e sociais existentes em dado contexto.
Aristóteles era da opinião de que, quando os governantes visavam o bem da comunidade, os estados seriam uma forma pura de Estado. Quando os governantes em tal estado se tornam egoístas, o estado seria chamado de estado pervertido (ou impuro). Aristóteles não só deu a classificação de estados ou governos (puros e impuros), ele também tentou investigar seu desenvolvimento e ciclo de mudança. Segundo ele, a mudança ocorreu em todas as formas de administração como um processo natural, porque as formas de estado se movimentam em ciclos.
Considerando o entendimento do filósofo grego, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem a respeito dos tipos de governo (sua forma pura e impura) no pensamento aristotélico. Segundo Aristóteles...
( ) se a soberania reside em uma pessoa, é a monarquia. Sua forma pervertida (impura) é a tirania.
( ) se o conhecimento orienta as práticas políticas, é sabedoria. Sua forma pervertida (impura) é a tecnocracia.
( ) se a soberania reside em uma pequena minoria da população, é a aristocracia. Se esta pequena minoria usa a soberania para seus fins egoístas, é a oligarquia.
( ) se o poder soberano está plenamente nas mãos dos cidadãos, é democracia. Sua forma pervertida é a demagogia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; F.
V; V; F; F.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.
Conceituar o poder, ou buscar uma conceituação que proponha algum padrão distintivo, é um dos maiores desafios das ciências sociais. Labor que diz respeito, sobretudo, à Ciência Política. Grandes pensadores da História se debruçaram sobre o tema e, talvez, um dos mais relevantes seja Max Weber. Para Weber, O poder apresentava peculiaridades que podem ser definidas segundo a dominação que indivíduos, ou instituições, exercem sobre a vontade dos demais. A dominação, segundo Weber, se apresenta em três dimensões de aplicação e natureza. Assinale, a seguir, com F (falso) e V (verdadeiro) para cada afirmativa que se faça a respeito dessas três formar de dominação descritas Max Weber.
( ) Legal, ou poder que legitimamos quando seguimos as regras porque acreditamos no processo, independentemente de quem está nos dando a ordem.
( ) Tradicional, ou poder que é justificado pela crença em costumes de longa data, que se estabeleceram no passado e são simplesmente reproduzidos.
( ) Carismática, ou poder baseado nas qualidades excepcionais de um indivíduo, como seu heroísmo, oratória eloquente, ou suposta santidade.
( ) Tecnocrata; ou poder que só é concedido àquele que obteve títulos de natureza acadêmica, independentemente de seu mérito real para tanto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.