Importa compreender a Sociedade como elemento que pode ser pensado de formas distintas. Pensadores de várias áreas se dedicaram a compreendê-la em seus fundamentos, mas quase sempre propunham ideias fragmentadas e pouco coesas. No entanto, o autor do capítulo indicado para a leitura nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder) apresenta uma metáfora muito oportuna e pertinente, útil ao entendimento conceitual de sociedade. A qual metáfora usada nos referimos? Assinale a alternativa correta:
A sociedade como uma rede, teia, tecido, trama. São os Fios que constituem a rede social: Cultura; Idioma; Território e Estado.
A sociedade como colmeia de abelhas. os cidadãos de baixa renda são como as abelhas operárias que devem servir e proteger a abelha rainha (classe empresarial).
A sociedade como uma árvore, uma planta de grande porte. As raízes são as tradições dos antepassados, que devem sustentar os valores que integram e harmonizam os indivíduos.
A sociedade como uma casa, moradia familiar onde a figura masculina deve imperar. Uma estrutura necessariamente patriarcal.
A sociedade como barco, embarcação flutuante que precisa estar ancorada, sendo a âncora redentora, justamente, a autoridade policial.