HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os segmentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder.
(ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil, São Paulo: Moderna, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
a hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
a segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
a complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
Segundo uma explicação literal e, portanto, simplificadora, costuma-se caracterizar a vida tribal, em seus diferentes momentos (passagem de hábitos de nomadismo – sustentado pela simples coleta de alimentos – para a fixação ao solo, com o desenvolvimento de técnicas de agricultura e pastoreio) pela forte marca da tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pelo pertencimento coletivo da terra, do trabalho e seus produtos. Julgue as características apontadas abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O chefe guerreiro ou xamã, como porta-voz do desejo da comunidade, possui autoridade indiscutível e poder ilimitado sobre todos os membros da tribo.
( ) A tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados permite a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis.
( ) A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém as relações homogêneas, sem a dominação de um segmento sobre o outro.
( ) O homem “primitivo” é guerreiro por excelência, por isso, a divisão do trabalho e dos membros da tribo em classes distintas, gera forte oposição e conflitos.
( ) O trabalho e os seus produtos são sempre coletivos, mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem diferentes funções.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa.
Sobre a educação difusa, é CORRETO afirmar que:
as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
a rígida estrutura de poder presente na educação difusa dificulta a coesão do grupo e revela um modelo educativo baseado na autoridade e na punição.
o caráter seletivo da educação difusa limita apenas aos chefes e guerreiros o acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
a transmissão dos valores fundamentais à vida coletiva é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que atua como porta-voz do desejo da comunidade.
a adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
o campesinato.
o clero.
a burguesia.
o proletariado.
a nobreza.
Uma característica da filosofia escolástica é unir procedimentos da fé e procedimentos da razão − ponto capital a cujo respeito cometeram-se muitos erros. Entretanto, a posição da maioria dos autores, em especial de São Tomás de Aquino, é inteiramente clara:
Fé e razão provêm ambas de Deus − logo, não se podem opor realmente.
PORQUE
A razão humana não pode ter a pretensão de ser a Razão absoluta, deve aceitar o controle da fé.
A respeito dessas asserções, assinale a alterativa CORRETA.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A segunda asserção é uma proposição verdadeira, e a primeira, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I explica o texto II.
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
a hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
a segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
a complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
Segundo uma explicação literal e, portanto, simplificadora, costuma-se caracterizar a vida tribal, em seus diferentes momentos (passagem de hábitos de nomadismo – sustentado pela simples coleta de alimentos – para a fixação ao solo, com o desenvolvimento de técnicas de agricultura e pastoreio) pela forte marca da tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pelo pertencimento coletivo da terra, do trabalho e seus produtos. Julgue as características apontadas abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O chefe guerreiro ou xamã, como porta-voz do desejo da comunidade, possui autoridade indiscutível e poder ilimitado sobre todos os membros da tribo.
( ) A tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados permite a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis.
( ) A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém as relações homogêneas, sem a dominação de um segmento sobre o outro.
( ) O homem “primitivo” é guerreiro por excelência, por isso, a divisão do trabalho e dos membros da tribo em classes distintas, gera forte oposição e conflitos.
( ) O trabalho e os seus produtos são sempre coletivos, mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem diferentes funções.
Assinale a sequência CORRETA:
F, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa.
Sobre a educação difusa, é CORRETO afirmar que:
as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
a rígida estrutura de poder presente na educação difusa dificulta a coesão do grupo e revela um modelo educativo baseado na autoridade e na punição.
o caráter seletivo da educação difusa limita apenas aos chefes e guerreiros o acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
a transmissão dos valores fundamentais à vida coletiva é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que atua como porta-voz do desejo da comunidade.
a adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
o campesinato.
o clero.
a burguesia.
o proletariado.
a nobreza.
Uma característica da filosofia escolástica é unir procedimentos da fé e procedimentos da razão − ponto capital a cujo respeito cometeram-se muitos erros. Entretanto, a posição da maioria dos autores, em especial de São Tomás de Aquino, é inteiramente clara:
Fé e razão provêm ambas de Deus − logo, não se podem opor realmente.
PORQUE
A razão humana não pode ter a pretensão de ser a Razão absoluta, deve aceitar o controle da fé.
A respeito dessas asserções, assinale a alterativa CORRETA.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A segunda asserção é uma proposição verdadeira, e a primeira, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I explica o texto II.
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
F, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa.
Sobre a educação difusa, é CORRETO afirmar que:
as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
a rígida estrutura de poder presente na educação difusa dificulta a coesão do grupo e revela um modelo educativo baseado na autoridade e na punição.
o caráter seletivo da educação difusa limita apenas aos chefes e guerreiros o acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
a transmissão dos valores fundamentais à vida coletiva é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que atua como porta-voz do desejo da comunidade.
a adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
o campesinato.
o clero.
a burguesia.
o proletariado.
a nobreza.
Uma característica da filosofia escolástica é unir procedimentos da fé e procedimentos da razão − ponto capital a cujo respeito cometeram-se muitos erros. Entretanto, a posição da maioria dos autores, em especial de São Tomás de Aquino, é inteiramente clara:
Fé e razão provêm ambas de Deus − logo, não se podem opor realmente.
PORQUE
A razão humana não pode ter a pretensão de ser a Razão absoluta, deve aceitar o controle da fé.
A respeito dessas asserções, assinale a alterativa CORRETA.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A segunda asserção é uma proposição verdadeira, e a primeira, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I explica o texto II.
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
a rígida estrutura de poder presente na educação difusa dificulta a coesão do grupo e revela um modelo educativo baseado na autoridade e na punição.
o caráter seletivo da educação difusa limita apenas aos chefes e guerreiros o acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
a transmissão dos valores fundamentais à vida coletiva é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que atua como porta-voz do desejo da comunidade.
a adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
o campesinato.
o clero.
a burguesia.
o proletariado.
a nobreza.
Uma característica da filosofia escolástica é unir procedimentos da fé e procedimentos da razão − ponto capital a cujo respeito cometeram-se muitos erros. Entretanto, a posição da maioria dos autores, em especial de São Tomás de Aquino, é inteiramente clara:
Fé e razão provêm ambas de Deus − logo, não se podem opor realmente.
PORQUE
A razão humana não pode ter a pretensão de ser a Razão absoluta, deve aceitar o controle da fé.
A respeito dessas asserções, assinale a alterativa CORRETA.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A segunda asserção é uma proposição verdadeira, e a primeira, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I explica o texto II.
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
o campesinato.
o clero.
a burguesia.
o proletariado.
a nobreza.
Uma característica da filosofia escolástica é unir procedimentos da fé e procedimentos da razão − ponto capital a cujo respeito cometeram-se muitos erros. Entretanto, a posição da maioria dos autores, em especial de São Tomás de Aquino, é inteiramente clara:
Fé e razão provêm ambas de Deus − logo, não se podem opor realmente.
PORQUE
A razão humana não pode ter a pretensão de ser a Razão absoluta, deve aceitar o controle da fé.
A respeito dessas asserções, assinale a alterativa CORRETA.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A segunda asserção é uma proposição verdadeira, e a primeira, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I explica o texto II.
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A segunda asserção é uma proposição verdadeira, e a primeira, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I explica o texto II.
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
O texto I explica o texto II.
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.
Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:
I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, apenas.
II e III.
I e III.
II, apenas.