Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.
Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.
Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.
Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.
Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.