HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL


Com a “nova ordem”, surgida após o fim do socialismo real no final dos anos de 1980 e início da década de 1990, em termos políticos, o mundo caracteriza-se por ser monopolar, ou seja, prevalece a vontade da última grande potência restante, os Estados Unidos. No aspecto econômico, contudo, a tendência é a formação de blocos econômicos regionais, isto é, associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.

Considerando seus conhecimentos sobre a integração dos blocos econômicos estabeleça a relação correta abaixo.

1 - Mercado comum

2 - Zona de livre comércio

3 - União aduaneira

(     ) Padronização de tarifas para diversos itens relacionadas ao comércio com países que não pertencem ao bloco.

(     ) Circulação de bens com taxas alfandegárias reduzidas ou eliminadas.

(     ) Livre circulação comercial e financeira de pessoas, bens e serviços.

Assinale a sequência correta está presente em:


1, 2, 3.   


3, 2, 1.   


2,1, 3.   


3, 1, 2


2, 3, 1.   

Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõem-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa. Consideramos, em primeiro lugar, a emergência de uma dupla tirania, a do dinheiro e da informação, intimamente relacionadas. Ambas juntas, fornecem as bases do sistema ideológico que legitima as ações mais características da época e, ao mesmo tempo, buscam conformar segundo um novo ethos as relações sociais e interpessoais, influenciando o caráter das pessoas. A competitividade, sugerida pela produção e pelo consumo, é a fonte de novos totalitarismo, mais facilmente aceitos graças à confusão dos espíritos que se instala (SANTOS, 2004, p. 37).

 

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a globalização e as modificações apresentadas no contexto econômico, político e social em escala global analise as afirmativas abaixo.

 

I- Todas as contradições e características inerentes ao processo de globalização interferem diretamente na geopolítica mundial, pois reorganiza todas as relações entre países nos âmbitos econômico, político e cultural.

II- Essas mudanças na produção do espaço geográfico reordenam, de forma planetária a configuração geopolítica mundial, o que acarretará grandes transformações no território conforme citamos anteriormente. O que consequentemente, interferirá no cotidiano das pessoas.

III- A globalização interliga povos de diferentes culturais e interesses econômicos distintos. Por outro lado, mutila e desagrega o homem enquanto ser coletivo, reafirmando cada vez mais o individualismo entre sociedades.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II, III.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.

https://resistenciaemarquivo.wordpress.com/tag/guerra-fria/

 

Durante o contexto da Guerra Fria o mundo ficou dividido entre as grandes potências que representavam dois sistemas opostos: o capitalismo e o socialismo, que lutavam para impor o seu modo de produção no restante do mundo.

 

Considerando o período da guerra fria e a charge acima assinale a alternativa que apresenta de suas características



Queda do Muro de Berlim.


Novo ordenamento econômico.


Globalização.


Corrida Armamentista. 


Blocos econômicos.

Julgue os itens abaixo com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas

 I. A Revolução Industrial, que marcou a passagem do sistema de produção agrário e artesanal para o industrial, transformou as formas de sobrevivência da sociedade. Grande parte dos trabalhadores foi destituída dos meios de produção, obrigada a vender sua força de trabalho e a receber salários que comumente eram insuficientes para a sobrevivência das famílias.

II. A era moderna teve início com a Revolução industrial. Reflexo de tal modernidade está no fato de que no século XVIII, as mulheres, até então vinculadas ao lar e responsáveis pela criação dos filhos, puderam sair daquele espaço que era privado para lançarem-se no espaço público.

III. No século XIX, trezentos anos após o início da industrialização, viveu-se a chamada Segunda Era da Revolução Industrial, de caráter digital. Este período ficou marcado pela inclusão e tratamento igualitário entre homens e mulheres nas frentes de trabalho e o fim da utilização da mão de obra infantil nas indústrias.

IV. O empobrecimento e penúria causados pela dinâmica do capitalismo pós Revolução Industrial, levou mulheres e crianças para o trabalho nas fábricas. Esta categoria de trabalhadores cumpria as mesmas tarefas e quantidade de horas que os homens, mas, por sua condição marginal, recebiam salários inferiores a eles.


V, V, V, F


V, F, F, V 


V, V, F, V


F, V, F, V


F, V, V, F

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, depois marque a alternativa que contêm a sequência correta:

1ª COLUNA

[ 1 ] O fim do nomadismo

[ 2 ] Domesticação de plantas e animais

[ 3 ] “Sociedades Tribais”

[ 4 ] Incremento da produtividade do solo, liberando a população do campo que migra para a cidade, e vai servir de mão-de-obra para a manufatura e, posteriormente, para a grande indústria

[ 5 ] Utilização da vegetação original como combustível

[ 6 ] Conhecimento das “partes” em detrimento do “todo”

[ 7 ] Dinheiro das indústrias somado ao dinheiro do sistema bancário

[ 8 ] Aumentar a capacidade de produção do trabalhador no mesmo período (aumento da produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção

[ 9 ] Conselhos compostos de operários, camponeses e soldados que eram os representantes do povo no governo da ex-URSS.

 

2ª COLUNA

[     ] Princípio da produtividade

[     ] Capital Financeiro

[     ] Início do regime de escravismo

[     ] Sovietes

[     ] Fixação do homem ao território

[     ] Invenção da máquina a vapor e da locomotiva

[     ] Divisão social do trabalho

[     ] Desenvolvimento da agricultura e da pecuária

[     ] uma das consequências da Revolução Industrial.

 

MARQUE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQUÊNCIA CORRETA:


8, 7, 9, 3, 2, 1, 4, 5, 6.


4, 7, 3, 9, 1, 6, 5, 2, 8.


8, 7, 3, 9, 1, 5, 6, 2, 4. 


8, 7, 3, 1, 9, 5, 6, 2, 4.


4, 7, 3, 9, 1, 5, 6, 2, 8.

Para compreender como se deu o processo de industrialização mundial, é preciso uma breve análise, das bases sobre as quais ele se consolidou. O processo industrial foi garantido pela evolução e o desenvolvimento das técnicas e da ciência.

Considerando o processo de industrialização mundial analise as afirmações abaixo.

 

I- A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização. Ser o berço da Revolução Industrial foi graças a base econômica para investir na produção de novas tecnologias.

II- A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.

III- A definição de industrialização pode implicar em uma série de elementos específicos, como as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas.

É correto o que se afirma em: 


I, II, III. 


II, apenas.


I e II. 


I, apenas.


III, apenas.

Míssil submarino norte-coreano lançado falhou, diz Coreia do Sul

A Coreia do Norte lançou neste dia 09/07/2016 um míssil balístico de um submarino (SLBM) no Mar do Leste, mas o lançamento falhou na primeira parte do voo, informaram autoridades militares da Coreia do Sul. O lançamento ocorreu nas águas do litoral sudeste da cidade norte-coreana de Sinpo, às 11h30 (do horário local, 22h30 de sexta em Brasília), anunciaram as Forças Armadas do país vizinho. "O lançamento do míssil balístico por um submarino aconteceu com normalidade, mas consideramos que houve uma falha na fase inicial do voo", afirmou o Exército sul-coreano em uma nota divulgada à imprensa. O país condenou de forma "contundente" o que chamou de "provocação" por parte do vizinho do Norte. O lançamento ocorre um dia após Washington e Seul anunciarem acordo para a instalação de um escudo antimísseis na Coreia do Sul [...]

Disponível: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/missil-submarino-norte-coreano-lancado-falhou-diz-coreia-do-sul.html. Acesso em: 14 Jul. 2016.


 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Korea_DMZ.svg

A tensão entre Coréia do Norte e Coréia do Sul e a sua divisão demonstrada na reportagem e no mapa é associada ao contexto da:



Guerra Fria.


Guerra da Síria.


Guerra do Golfo.


Guerra da Bósnia. 


Guerra dos Mísseis.

Após o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo ficou dividido entre dois sistemas opostos, que lutavam para impor o seu modo de produção e dominação: o capitalismo, representado pelos Estados Unidos, e o socialismo, representado pela União Soviética. As relações de bipolaridade entre as superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, tornaram-se evidentes e, por conseguinte, a disputa entre o capitalismo e o socialismo.

Considerando a geopolítica da Guerra Fria no cenário mundial contemporâneo torna-se pertinente analisarmos seus reflexos que influenciou diretamente a produção do espaço geográfico. Neste cenário analise as afirmações abaixo.

I- Ainda nos dias de hoje, os métodos de expansão de territórios utilizados são reflexos dos métodos utilizados no período da Guerra Fria

II- A Guerra Fria envolveu a humanidade em cinco décadas de terror, ao propor um jogo disputado entre as grandes potências mundiais.

III- No contexto da Guerra fria, baseado na mútua destruição entre os países envolvidos desaparece a política da interlocução e surge a lógica das armas.

IV- A Guerra Fria representou uma grande mudança no imaginário das pessoas, acentuou a democracia e a igualdade entre territórios e povos.

É correto o que se afirma em:


IV, apenas.


I, apenas.


I, II e III. 


I e II, apenas.


III e IV, apenas. 

Após a Segunda Guerra Mundial ocorreram mudanças na relação entre os países no espaço geográfico. Baseado em critérios políticos e socioeconômicos, o mundo foi dividido entre países capitalistas desenvolvidos, socialistas e países subdesenvolvidos. Considerando as características referente aos países ricos e os pobres estabeleça a relação correta.

 

1-    Países desenvolvidos.

2-    Países subdesenvolvidos.

 

a)    -----Sistema de infraestrutura deficiente ou precário (rodovias, portos, ferrovias).

b)    -----Elevado índice de crescimento demográfico, com baixa qualidade de vida.

c)    -----População concentrada nos centros urbanos.

d)    -----Baixo índice de natalidade, com alta expectativa de vida da população.

e)    -----Elevado nível de desenvolvimento cientifico e tecnológico.

f)     -----Dependência econômica dos capitais externos.

 

A ordem correta está contida em:


2, 2, 1, 1, 1, 2.


2, 1, 1, 1, 2, 1.


1, 2, 1, 1, 1, 2.


2, 2, 1, 2, 1, 1. 


1, 2, 2, 2, 1, 1.

Na economia planificada o Estado assume o gerenciamento e planejamento da economia. Considerando o Estado como gerenciador da sociedade analise as afirmações abaixo

I- Os burocratas na economia planificada controlavam tudo, pois, através desse planejamento rigoroso, o Estado controlava o mercado;

II- O Gosplan (Comitê Central de Planejamento) estabelecia as diretrizes econômicas a serem seguidas pelo país por cinco anos.

III- O Estado garantia as condições essenciais para a sobrevivência da população.

 É correto o que se afirma em:


III, apenas.


II, apenas.


I, II e III


I e II, apenas.


I, apenas.

Páginas: 1234567