HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL
Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõem-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa. Consideramos, em primeiro lugar, a emergência de uma dupla tirania, a do dinheiro e da informação, intimamente relacionadas. Ambas juntas, fornecem as bases do sistema ideológico que legitima as ações mais características da época e, ao mesmo tempo, buscam conformar segundo um novo ethos as relações sociais e interpessoais, influenciando o caráter das pessoas. A competitividade, sugerida pela produção e pelo consumo, é a fonte de novos totalitarismo, mais facilmente aceitos graças à confusão dos espíritos que se instala (SANTOS, 2004, p. 37).
Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a globalização e as modificações apresentadas no contexto econômico, político e social em escala global analise as afirmativas abaixo.
I- Todas as contradições e características inerentes ao processo de globalização interferem diretamente na geopolítica mundial, pois reorganiza todas as relações entre países nos âmbitos econômico, político e cultural.
II- Essas mudanças na produção do espaço geográfico reordenam, de forma planetária a configuração geopolítica mundial, o que acarretará grandes transformações no território conforme citamos anteriormente. O que consequentemente, interferirá no cotidiano das pessoas.
III- A globalização interliga povos de diferentes culturais e interesses econômicos distintos. Por outro lado, mutila e desagrega o homem enquanto ser coletivo, reafirmando cada vez mais o individualismo entre sociedades.
É correto o que se afirma em: