HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
O positivismo caracteriza a Geografia como uma ciência empírica, ou seja, baseada na observação. Todavia, ele se relaciona com a geografia também de outras formas, vinculadas ao determinismo e à escola tradicionalista. Sabendo disso, leia as afirmações a seguir e aponte dentre elas aquela que também comprove esse relacionamento.
O positivismo enfatiza que o homem é um ser social de essencial importância para a concretização do espaço geográfico natural e social.
Para os positivistas, a observação dos fenômenos naturais se concretiza a partir do estudo de cinco ciências, entre elas a astronomia, a matemática e a física.
A observação, para os positivistas se pauta em descrever os espaços naturais e suas manifestações ao longo do tempo.
O positivismo entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, e que a interferência do homem acarreta em benefício para si próprio.
O positivismo é uma crítica à geografia tradicional, se pautando nos pressupostos da geografia crítica.
Para responder a questão que segue, você deverá ler o capítulo: Abordagem do método científico aplicado à ciência geográfica.
Com relação aos estudos sobre os pressupostos da sistematização geográfica, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto a seus objetivos.
1. Um dos pressupostos da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse norte americano de aumentar seus domínios.
2. A emancipação da Geografia como ciência na Europa foi, na verdade um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
3. A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, por se basear na biologia e na história para explicar os fenômenos sociais.
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas as assertivas 1,3
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas as assertivas 1,2
De acordo com seus estudos sobre o espaço na perspectiva da Geografia e os pensadores que contribuem para sua evolução conceitual, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas de acordo com as ideias e obra de Friedrich Ratzel (1844-1904), e assinale a alternativa correta.
- A sua principal obra foi Antropogeografia: fundamentos da aplicação da Geografia à História.
- Ratzel constrói uma tese baseada na relação do homem com a tecnologia, descartando a organização política do Estado.
- O progresso criaria a necessidade de buscar a expansão territorial.
- O pesquisador desenvolveu o concito de “espaço vital” que justificaria a ampliação territorial.
- O homem necessita utilizar os recursos da natureza para conquistar sua liberdade, progresso econômico e social.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 5.
Estão corretas as assertivas 2, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 4, 5.
Com relação ao discurso capitalista e à compreensão de seu processo histórico em relação ao desenvolvimento de um determinado lugar, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a correta.
- A transformação do ambiente ou lugar em detrimento do processo de tempo histórico, produz mudanças inclusive nas exposições e no pensamento dos observadores.
- Os patrimônios arquitetônicos são necessariamente espaços diferentes de ambientes de aprendizagem como escolas, nesse contexto.
- A transformação do pensamento humano na modernidade sobre o lugar e seus respectivos acontecimentos históricos, são produzidos essencialmente pelo homem.
Apenas a assertiva 3 está correta
Apenas as assertivas 2,3 estão corretas
Apenas a assertiva 2 está correta
Apenas a assertiva 1 está correta
Apenas as assertivas 1,3 estão corretas
Segundo estudos sobre a conceituação de cidade como lugar, percebe-se um conceito operacional, anteriormente ligada à cartografia e coberto nessa perspectiva como único e auto explicável. No contexto atual, esse conceito é reformulado, passando a ser analisado de forma mais abrangente. De acordo com a evolução desse conceito, assinale a alternativa em que se percebe melhor tal evolução.
O lugar se constitui da existência de um cotidiano compartilhado entre os mais diversos elementos, pessoas e instituições, visíveis na sociedade atual.
A cidade pode ser vista a partir de onde ocorre o entrelaçamento de experiências de vida, chamadas no mundo contemporâneo de relações sociais do lugar.
O lugar é entendido pelas necessidades existenciais como localização, posição, mobilidade de elementos físicos da cidade.
A cidade pode ser interpretada a partir do conceito de lugar, onde ocorrem somente relações econômicas e histórico-sociais.
O lugar e as cidades não têm nenhuma relação, pois, no meio urbano só se apresentam elementos sociais e políticos, regentes da cidade nos moldes capitalistas.
A Geografia tem como categorias de análise o espaço, o território, a região, a paisagem e o lugar, que são indispensáveis à compreensão da realidade. De acordo com seus conhecimentos sobre a categoria lugar na Geografia, julguem verdadeiras ou falsas as alternativas abaixo de acordo com a definição de lugar.
I. Lugar se define como espaço ocupado pelo homem, que o transforma de acordo com os interesses da sociedade.
II. Lugar é o espaço que comporta pessoas e valores ligados a sua realidade, à sua vida cotidiana.
III. O lugar é um produto da experiência humana, centralizador de suas vivências.
IV. Lugar, espaço e paisagem contemplam da mesma conceituação, pois estão inseridos nas relações homem natureza.
V. O lugar é o espaço vivido, onde se desenvolvem as relações sociais e troca de experiência entre as pessoas.
A opção correta está em:
I, II, IV
I, II, III, IV, V
I, IV, V
I, II, III, V
III, IV, V
De acordo com seus estudos sobre o espaço urbano brasileiro, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinalem a alternativa correta quanto a esse processo no país.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
- A urbanização acentuada no Brasil provocou inchaço nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são processos dinâmicos e idênticos, que promovem necessariamente mazelas sociais como criminalidade e violência nas cidades.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
O positivismo enfatiza que o homem é um ser social de essencial importância para a concretização do espaço geográfico natural e social.
Para os positivistas, a observação dos fenômenos naturais se concretiza a partir do estudo de cinco ciências, entre elas a astronomia, a matemática e a física.
A observação, para os positivistas se pauta em descrever os espaços naturais e suas manifestações ao longo do tempo.
O positivismo entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, e que a interferência do homem acarreta em benefício para si próprio.
O positivismo é uma crítica à geografia tradicional, se pautando nos pressupostos da geografia crítica.
Para responder a questão que segue, você deverá ler o capítulo: Abordagem do método científico aplicado à ciência geográfica.
Com relação aos estudos sobre os pressupostos da sistematização geográfica, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto a seus objetivos.
1. Um dos pressupostos da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse norte americano de aumentar seus domínios.
2. A emancipação da Geografia como ciência na Europa foi, na verdade um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
3. A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, por se basear na biologia e na história para explicar os fenômenos sociais.
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas as assertivas 1,3
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas as assertivas 1,2
De acordo com seus estudos sobre o espaço na perspectiva da Geografia e os pensadores que contribuem para sua evolução conceitual, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas de acordo com as ideias e obra de Friedrich Ratzel (1844-1904), e assinale a alternativa correta.
- A sua principal obra foi Antropogeografia: fundamentos da aplicação da Geografia à História.
- Ratzel constrói uma tese baseada na relação do homem com a tecnologia, descartando a organização política do Estado.
- O progresso criaria a necessidade de buscar a expansão territorial.
- O pesquisador desenvolveu o concito de “espaço vital” que justificaria a ampliação territorial.
- O homem necessita utilizar os recursos da natureza para conquistar sua liberdade, progresso econômico e social.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 5.
Estão corretas as assertivas 2, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 4, 5.
Com relação ao discurso capitalista e à compreensão de seu processo histórico em relação ao desenvolvimento de um determinado lugar, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a correta.
- A transformação do ambiente ou lugar em detrimento do processo de tempo histórico, produz mudanças inclusive nas exposições e no pensamento dos observadores.
- Os patrimônios arquitetônicos são necessariamente espaços diferentes de ambientes de aprendizagem como escolas, nesse contexto.
- A transformação do pensamento humano na modernidade sobre o lugar e seus respectivos acontecimentos históricos, são produzidos essencialmente pelo homem.
Apenas a assertiva 3 está correta
Apenas as assertivas 2,3 estão corretas
Apenas a assertiva 2 está correta
Apenas a assertiva 1 está correta
Apenas as assertivas 1,3 estão corretas
Segundo estudos sobre a conceituação de cidade como lugar, percebe-se um conceito operacional, anteriormente ligada à cartografia e coberto nessa perspectiva como único e auto explicável. No contexto atual, esse conceito é reformulado, passando a ser analisado de forma mais abrangente. De acordo com a evolução desse conceito, assinale a alternativa em que se percebe melhor tal evolução.
O lugar se constitui da existência de um cotidiano compartilhado entre os mais diversos elementos, pessoas e instituições, visíveis na sociedade atual.
A cidade pode ser vista a partir de onde ocorre o entrelaçamento de experiências de vida, chamadas no mundo contemporâneo de relações sociais do lugar.
O lugar é entendido pelas necessidades existenciais como localização, posição, mobilidade de elementos físicos da cidade.
A cidade pode ser interpretada a partir do conceito de lugar, onde ocorrem somente relações econômicas e histórico-sociais.
O lugar e as cidades não têm nenhuma relação, pois, no meio urbano só se apresentam elementos sociais e políticos, regentes da cidade nos moldes capitalistas.
A Geografia tem como categorias de análise o espaço, o território, a região, a paisagem e o lugar, que são indispensáveis à compreensão da realidade. De acordo com seus conhecimentos sobre a categoria lugar na Geografia, julguem verdadeiras ou falsas as alternativas abaixo de acordo com a definição de lugar.
I. Lugar se define como espaço ocupado pelo homem, que o transforma de acordo com os interesses da sociedade.
II. Lugar é o espaço que comporta pessoas e valores ligados a sua realidade, à sua vida cotidiana.
III. O lugar é um produto da experiência humana, centralizador de suas vivências.
IV. Lugar, espaço e paisagem contemplam da mesma conceituação, pois estão inseridos nas relações homem natureza.
V. O lugar é o espaço vivido, onde se desenvolvem as relações sociais e troca de experiência entre as pessoas.
A opção correta está em:
I, II, IV
I, II, III, IV, V
I, IV, V
I, II, III, V
III, IV, V
De acordo com seus estudos sobre o espaço urbano brasileiro, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinalem a alternativa correta quanto a esse processo no país.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
- A urbanização acentuada no Brasil provocou inchaço nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são processos dinâmicos e idênticos, que promovem necessariamente mazelas sociais como criminalidade e violência nas cidades.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas as assertivas 1,3
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas as assertivas 1,2
De acordo com seus estudos sobre o espaço na perspectiva da Geografia e os pensadores que contribuem para sua evolução conceitual, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas de acordo com as ideias e obra de Friedrich Ratzel (1844-1904), e assinale a alternativa correta.
- A sua principal obra foi Antropogeografia: fundamentos da aplicação da Geografia à História.
- Ratzel constrói uma tese baseada na relação do homem com a tecnologia, descartando a organização política do Estado.
- O progresso criaria a necessidade de buscar a expansão territorial.
- O pesquisador desenvolveu o concito de “espaço vital” que justificaria a ampliação territorial.
- O homem necessita utilizar os recursos da natureza para conquistar sua liberdade, progresso econômico e social.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 5.
Estão corretas as assertivas 2, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 4, 5.
Com relação ao discurso capitalista e à compreensão de seu processo histórico em relação ao desenvolvimento de um determinado lugar, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a correta.
- A transformação do ambiente ou lugar em detrimento do processo de tempo histórico, produz mudanças inclusive nas exposições e no pensamento dos observadores.
- Os patrimônios arquitetônicos são necessariamente espaços diferentes de ambientes de aprendizagem como escolas, nesse contexto.
- A transformação do pensamento humano na modernidade sobre o lugar e seus respectivos acontecimentos históricos, são produzidos essencialmente pelo homem.
Apenas a assertiva 3 está correta
Apenas as assertivas 2,3 estão corretas
Apenas a assertiva 2 está correta
Apenas a assertiva 1 está correta
Apenas as assertivas 1,3 estão corretas
Segundo estudos sobre a conceituação de cidade como lugar, percebe-se um conceito operacional, anteriormente ligada à cartografia e coberto nessa perspectiva como único e auto explicável. No contexto atual, esse conceito é reformulado, passando a ser analisado de forma mais abrangente. De acordo com a evolução desse conceito, assinale a alternativa em que se percebe melhor tal evolução.
O lugar se constitui da existência de um cotidiano compartilhado entre os mais diversos elementos, pessoas e instituições, visíveis na sociedade atual.
A cidade pode ser vista a partir de onde ocorre o entrelaçamento de experiências de vida, chamadas no mundo contemporâneo de relações sociais do lugar.
O lugar é entendido pelas necessidades existenciais como localização, posição, mobilidade de elementos físicos da cidade.
A cidade pode ser interpretada a partir do conceito de lugar, onde ocorrem somente relações econômicas e histórico-sociais.
O lugar e as cidades não têm nenhuma relação, pois, no meio urbano só se apresentam elementos sociais e políticos, regentes da cidade nos moldes capitalistas.
A Geografia tem como categorias de análise o espaço, o território, a região, a paisagem e o lugar, que são indispensáveis à compreensão da realidade. De acordo com seus conhecimentos sobre a categoria lugar na Geografia, julguem verdadeiras ou falsas as alternativas abaixo de acordo com a definição de lugar.
I. Lugar se define como espaço ocupado pelo homem, que o transforma de acordo com os interesses da sociedade.
II. Lugar é o espaço que comporta pessoas e valores ligados a sua realidade, à sua vida cotidiana.
III. O lugar é um produto da experiência humana, centralizador de suas vivências.
IV. Lugar, espaço e paisagem contemplam da mesma conceituação, pois estão inseridos nas relações homem natureza.
V. O lugar é o espaço vivido, onde se desenvolvem as relações sociais e troca de experiência entre as pessoas.
A opção correta está em:
I, II, IV
I, II, III, IV, V
I, IV, V
I, II, III, V
III, IV, V
De acordo com seus estudos sobre o espaço urbano brasileiro, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinalem a alternativa correta quanto a esse processo no país.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
- A urbanização acentuada no Brasil provocou inchaço nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são processos dinâmicos e idênticos, que promovem necessariamente mazelas sociais como criminalidade e violência nas cidades.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 5.
Estão corretas as assertivas 2, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4, 5.
Estão corretas as assertivas 1, 3, 4.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3, 4, 5.
Com relação ao discurso capitalista e à compreensão de seu processo histórico em relação ao desenvolvimento de um determinado lugar, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a correta.
- A transformação do ambiente ou lugar em detrimento do processo de tempo histórico, produz mudanças inclusive nas exposições e no pensamento dos observadores.
- Os patrimônios arquitetônicos são necessariamente espaços diferentes de ambientes de aprendizagem como escolas, nesse contexto.
- A transformação do pensamento humano na modernidade sobre o lugar e seus respectivos acontecimentos históricos, são produzidos essencialmente pelo homem.
Apenas a assertiva 3 está correta
Apenas as assertivas 2,3 estão corretas
Apenas a assertiva 2 está correta
Apenas a assertiva 1 está correta
Apenas as assertivas 1,3 estão corretas
Segundo estudos sobre a conceituação de cidade como lugar, percebe-se um conceito operacional, anteriormente ligada à cartografia e coberto nessa perspectiva como único e auto explicável. No contexto atual, esse conceito é reformulado, passando a ser analisado de forma mais abrangente. De acordo com a evolução desse conceito, assinale a alternativa em que se percebe melhor tal evolução.
O lugar se constitui da existência de um cotidiano compartilhado entre os mais diversos elementos, pessoas e instituições, visíveis na sociedade atual.
A cidade pode ser vista a partir de onde ocorre o entrelaçamento de experiências de vida, chamadas no mundo contemporâneo de relações sociais do lugar.
O lugar é entendido pelas necessidades existenciais como localização, posição, mobilidade de elementos físicos da cidade.
A cidade pode ser interpretada a partir do conceito de lugar, onde ocorrem somente relações econômicas e histórico-sociais.
O lugar e as cidades não têm nenhuma relação, pois, no meio urbano só se apresentam elementos sociais e políticos, regentes da cidade nos moldes capitalistas.
A Geografia tem como categorias de análise o espaço, o território, a região, a paisagem e o lugar, que são indispensáveis à compreensão da realidade. De acordo com seus conhecimentos sobre a categoria lugar na Geografia, julguem verdadeiras ou falsas as alternativas abaixo de acordo com a definição de lugar.
I. Lugar se define como espaço ocupado pelo homem, que o transforma de acordo com os interesses da sociedade.
II. Lugar é o espaço que comporta pessoas e valores ligados a sua realidade, à sua vida cotidiana.
III. O lugar é um produto da experiência humana, centralizador de suas vivências.
IV. Lugar, espaço e paisagem contemplam da mesma conceituação, pois estão inseridos nas relações homem natureza.
V. O lugar é o espaço vivido, onde se desenvolvem as relações sociais e troca de experiência entre as pessoas.
A opção correta está em:
I, II, IV
I, II, III, IV, V
I, IV, V
I, II, III, V
III, IV, V
De acordo com seus estudos sobre o espaço urbano brasileiro, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinalem a alternativa correta quanto a esse processo no país.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
- A urbanização acentuada no Brasil provocou inchaço nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são processos dinâmicos e idênticos, que promovem necessariamente mazelas sociais como criminalidade e violência nas cidades.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
Apenas a assertiva 3 está correta
Apenas as assertivas 2,3 estão corretas
Apenas a assertiva 2 está correta
Apenas a assertiva 1 está correta
Apenas as assertivas 1,3 estão corretas
Segundo estudos sobre a conceituação de cidade como lugar, percebe-se um conceito operacional, anteriormente ligada à cartografia e coberto nessa perspectiva como único e auto explicável. No contexto atual, esse conceito é reformulado, passando a ser analisado de forma mais abrangente. De acordo com a evolução desse conceito, assinale a alternativa em que se percebe melhor tal evolução.
O lugar se constitui da existência de um cotidiano compartilhado entre os mais diversos elementos, pessoas e instituições, visíveis na sociedade atual.
A cidade pode ser vista a partir de onde ocorre o entrelaçamento de experiências de vida, chamadas no mundo contemporâneo de relações sociais do lugar.
O lugar é entendido pelas necessidades existenciais como localização, posição, mobilidade de elementos físicos da cidade.
A cidade pode ser interpretada a partir do conceito de lugar, onde ocorrem somente relações econômicas e histórico-sociais.
O lugar e as cidades não têm nenhuma relação, pois, no meio urbano só se apresentam elementos sociais e políticos, regentes da cidade nos moldes capitalistas.
A Geografia tem como categorias de análise o espaço, o território, a região, a paisagem e o lugar, que são indispensáveis à compreensão da realidade. De acordo com seus conhecimentos sobre a categoria lugar na Geografia, julguem verdadeiras ou falsas as alternativas abaixo de acordo com a definição de lugar.
I. Lugar se define como espaço ocupado pelo homem, que o transforma de acordo com os interesses da sociedade.
II. Lugar é o espaço que comporta pessoas e valores ligados a sua realidade, à sua vida cotidiana.
III. O lugar é um produto da experiência humana, centralizador de suas vivências.
IV. Lugar, espaço e paisagem contemplam da mesma conceituação, pois estão inseridos nas relações homem natureza.
V. O lugar é o espaço vivido, onde se desenvolvem as relações sociais e troca de experiência entre as pessoas.
A opção correta está em:
I, II, IV
I, II, III, IV, V
I, IV, V
I, II, III, V
III, IV, V
De acordo com seus estudos sobre o espaço urbano brasileiro, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinalem a alternativa correta quanto a esse processo no país.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
- A urbanização acentuada no Brasil provocou inchaço nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são processos dinâmicos e idênticos, que promovem necessariamente mazelas sociais como criminalidade e violência nas cidades.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
O lugar se constitui da existência de um cotidiano compartilhado entre os mais diversos elementos, pessoas e instituições, visíveis na sociedade atual.
A cidade pode ser vista a partir de onde ocorre o entrelaçamento de experiências de vida, chamadas no mundo contemporâneo de relações sociais do lugar.
O lugar é entendido pelas necessidades existenciais como localização, posição, mobilidade de elementos físicos da cidade.
A cidade pode ser interpretada a partir do conceito de lugar, onde ocorrem somente relações econômicas e histórico-sociais.
O lugar e as cidades não têm nenhuma relação, pois, no meio urbano só se apresentam elementos sociais e políticos, regentes da cidade nos moldes capitalistas.
A Geografia tem como categorias de análise o espaço, o território, a região, a paisagem e o lugar, que são indispensáveis à compreensão da realidade. De acordo com seus conhecimentos sobre a categoria lugar na Geografia, julguem verdadeiras ou falsas as alternativas abaixo de acordo com a definição de lugar.
I. Lugar se define como espaço ocupado pelo homem, que o transforma de acordo com os interesses da sociedade.
II. Lugar é o espaço que comporta pessoas e valores ligados a sua realidade, à sua vida cotidiana.
III. O lugar é um produto da experiência humana, centralizador de suas vivências.
IV. Lugar, espaço e paisagem contemplam da mesma conceituação, pois estão inseridos nas relações homem natureza.
V. O lugar é o espaço vivido, onde se desenvolvem as relações sociais e troca de experiência entre as pessoas.
A opção correta está em:
I, II, IV
I, II, III, IV, V
I, IV, V
I, II, III, V
III, IV, V
De acordo com seus estudos sobre o espaço urbano brasileiro, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinalem a alternativa correta quanto a esse processo no país.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
- A urbanização acentuada no Brasil provocou inchaço nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são processos dinâmicos e idênticos, que promovem necessariamente mazelas sociais como criminalidade e violência nas cidades.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
I, II, IV
I, II, III, IV, V
I, IV, V
I, II, III, V
III, IV, V
De acordo com seus estudos sobre o espaço urbano brasileiro, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinalem a alternativa correta quanto a esse processo no país.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
- A urbanização acentuada no Brasil provocou inchaço nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
- A urbanização e o crescimento urbano brasileiro são processos dinâmicos e idênticos, que promovem necessariamente mazelas sociais como criminalidade e violência nas cidades.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
Está correta apenas a assertiva 1
Estão corretas apenas as assertivas 1,2
Está correta apenas a assertiva 3
Está correta apenas a assertiva 2
Estão corretas apenas as assertivas 1,3
Edgar Morin caracteriza de forma sintética, o pensamento complexo baseado em três princípios básicos. Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1. Princípio holográfico
2. Princípio Recursivo
3. Princípio Dialógico
( ) Promove a convergência dos contrários, ordem e desordem.
( ) Se expressa no fato de não ser a parte que se reflete no todo, mas o todo que se reflete na parte.
( ) Se materializa na recorrência dos processos de causalidade circular de ciclos e hiperciclos.
A ordem correta é:
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
1, 3, 2
3, 2, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3 ,1
A chamada “revolução ambiental” tem como uma das principais características a transformação do comportamento da sociedade na organização política e econômica. De acordo com as informações e seus estudos sobre a temática, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
I - A revolução ambiental tem como se dá entre outros, através da preocupação quanto ao processo de produção capitalista, que no século XIX distinguia a sociedade da natureza.
II - A intensa exploração dos recursos naturais, sem preocupação em reposição das mesmas contribuiu para a ascensão da revolução ambiental.
III -Antes da revolução ambiental, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento, principalmente econômico.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
IV - Por meio da revolução ambiental, os problemas quanto à exploração desordenada dos recursos da natureza forma sanados, não havendo mais perigo de degradação ambiental.
V - A revolução ambiental busca promover novos valores e procedimentos capazes de perceber o desenvolvimento através da exploração sustentável dos recursos da natureza.
As assertivas corretas são II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III.
As assertivas corretas são I, II,III, V.
As assertivas corretas são I, II,III, IV.
As assertivas corretas são I, II, V.
O espaço pode ser entendido, entre tantas interpretações, como o resultado das relações entre o homem, a natureza e seus elementos. Contudo, que influência o homem no papel de Estado exerce sobre a configuração desse espaço? Assinale a alternativa correta.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.
Toda a intervenção do Estado sobre a configuração do espaço resulta em benefícios para a sociedade e consequentemente para a natureza.
O Estado age sobre o espaço identificando o local ideal para instalação de uma fábrica, segundo os fatores proximidade da matéria prima, mercado consumidor, de um porto, mão-de-obra abundante ou especializada, ente outros fatores.
O Estado não exerce nenhuma ação sobre a configuração do espaço, seguindo as transformações naturais e se adaptando a elas.
O Estado exerce o controle somente sobre a ocupação do espaço, descartando as necessidades de seu uso e a racionalidade do modelo de produção capitalista.
O Estado controla uma possível desordem espacial, evitando possíveis conflitos sociais, contudo, o Estado fiscaliza e controla com precisão a exploração dos recursos naturais disponíveis tanto em regiões desenvolvi dadas como em desenvolvimento.