HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Para responder a questão que segue, você deverá ler o capítulo: Abordagem do método científico aplicado à ciência geográfica.
Com relação aos estudos sobre os pressupostos da sistematização geográfica, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto a seus objetivos.
1. Um dos pressupostos da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse norte americano de aumentar seus domínios.
2. A emancipação da Geografia como ciência na Europa foi, na verdade um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
3. A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, por se basear na biologia e na história para explicar os fenômenos sociais.