HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Leia, com atenção, as assertivas a seguir.   O fenômeno da urbanização acelerada, decorrente da expansão do capitalismo industrial, ampliou as expectativas com respeito aos objetivos da escola e às práticas de ensino. PORQUE Na medida em que o capitalismo foi se consolidando, as diversas transformações vinculadas à Revolução Industrial atingiram amplos setores da economia, tencionando não só a reorganização das relações de trabalho e produção, como a determinação de novos arranjos sociais e culturais.   A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas asserções são proposições falsas.

A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana evidencia o resgate da contribuição social, econômica e política da população afrodescendente e destaca a valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. Sobre a obrigatoriedade o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, é CORRETO afirmar que:


as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais legitimam o ensino das ciências humanas nas escolas.


as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais observam apenas a divulgação dos conhecimentos para a população afro-brasileira.


as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais reforçam a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.


as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais enfatizam a cultura africana em detrimento da pluralidade cultural brasileira.


as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais impulsionam o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

Texto I

“O trabalho é a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana [...]. O trabalho produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. A condição humana do trabalho é a mundanidade” (ARENDT, 2007, p. 15).

 

Texto II

“Enquanto [o homem] age sobre a natureza exterior e a modifica, transforma sua própria natureza. Desenvolve as potências nela adormecidas e submete o jogo das forças naturais a seu próprio domínio” (MARX, 1996, p. 202).

 

Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:


o texto II é uma crítica ao texto I.


o texto I contradiz o texto II.


o texto II contradiz o texto I.


o texto I complementa o texto II.


os dois textos não se relacionam.

Ainda na Primeira República, as ideias socialistas e anarquistas influenciaram a organização de grupos de defesa dos direitos dos trabalhadores, desde a formação de sindicatos e partidos políticos até a realização de congressos que fomentaram greves e reinvindicações. Acerca da influência das experiências anarquistas sobre as concepções pedagógicas na Primeira República, julgue os itens a seguir.

 

I Em certa medida, as escolas operárias foram responsáveis pela ruptura com a pedagogia tradicional, pois defendiam a instrução científica, a educação integral e o ensino laico.

II O lema “ensine quem quiser, onde quiser e como puder”, fazia clara defesada escola anarquista ao ensino livre, de iniciativa particular e sem privilégios acadêmicos.

III A politização das camadas operárias nas escolas anarquistas demonstrava intensa preocupação com a difusão da cultura popular e superação do preconceito burguês.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


I, somente.


I e II.


I e III.


III, somente.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

Texto I

Na medida em que o capitalismo foi se consolidando, as diversas transformações vinculadas à Revolução Industrial atingiram amplos setores da economia, tencionando não só a reorganização das relações de trabalho e produção, como a determinação de novos arranjos sociais e culturais.

 

Texto II

O fenômeno da urbanização acelerada, decorrente da expansão do capitalismo industrial, ampliou as expectativas com respeito aos objetivos da escola e às práticas de ensino, em virtude da ascendente necessidade de qualificação da mão-de-obra para o trabalho nas fábricas.

 

Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:


o texto II completa o texto I.


o texto I explica o texto II.


o texto I contradiz o texto II.


os dois textos não se relacionam.


o texto II é uma crítica ao texto I.

A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade “é o próprio tecido do real e do pensamento”. A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.

 

I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.

II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.

III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


III, somente.


II, somente.


I, somente.


I e III.

Publicada após um longo e tumultuado percurso, a LDB 4.024/1961 já não correspondia às exigências decorrentes dos processos de urbanização e industrialização do país. Embora se tratasse de um texto avançado à época de sua apresentação (1948), envelhecera no correr dos debates e do confronto de interesses entre progressistas e religiosos católicos. Acerca dos avanços e retrocessos observados na LDB 4.024/1961, julgue as afirmativas a seguir.

 

I A legislação garantia a cooperação financeira do Estado para manutenção de estabelecimentos de ensino particulares.

II A promoção dos ensinos técnico, comercial e agrícola diminuiu o descompasso existente entre a estrutura educacional e o sistema econômico.

III A redução do número de disciplinas superou a natureza enciclopédica do ensino secundário, permitindo a pluralização do currículo escolar.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


III, somente.


II, somente.


I e III.


I, somente.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos (MORAN, 2002, p. 13).

 

De acordo com Moran, é CORRETO inferir do texto que:


o desenvolvimento das habilidades de compreensão e emoção enfatizam processos individuais que não se comunicam com as práticas pedagógicas nas escolas e instituições.


os processos educativos devem ocupar-se apenas da transmissão de conhecimentos, haja vista que educar é um ato restrito ao âmbito das aprendizagens.


a educação é um instrumento social básico e, portanto, não há relação entre a formação política dos indivíduos e a construção das identidades pessoal, social e profissional.


a educação é o processo de criação de conceitos e, por isso, cabe ao professor a tarefa de transmitir os conhecimentos produzidos e acumulados historicamente.


a educação é um processo permanente de aprendizagem que permite a professores e alunos caminharem na construção de suas identidades e realização pessoal, social e profissional.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

“[...] se a educação como instrumento social básico é que possibilita ao indivíduo a transposição da marginalidade para a materialidade da cidadania, não é possível pensar sua conquista sem educação. Educar, nessa perspectiva, é entender que direitos humanos e cidadania significam prática de vida em todas as instâncias de convício social dos indivíduos: na família, na escola, na igreja, no conjunto da sociedade” (MARTINS, 1998, p. 50).

 

Partindo da função da escola e do papel da educação, é CORRETO inferir do texto que:


a escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.


a transposição do indivíduo da marginalidade para a cidadania não cabe à escola, mas a outras instâncias da vida social, como a família e a igreja.


a escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.


a educação é um instrumento social básico e, portanto, não se dirige à formação política dos indivíduos.


a escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.

Leia, com atenção, as assertivas abaixo:

 

A questão da cidadania está intrinsecamente ligada à luta empreendida pelos diversos coletivos e movimentos sociais em busca de direitos. E, se assim o é, essa luta está ligada à educação.

PORQUE

A educação se consolida num processo de luta que é, em si mesmo, um movimento educativo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições falsas.

Páginas: 12345678910
11