HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos (MORAN, 2002, p. 13).

 

De acordo com Moran, é CORRETO inferir do texto que:




  • o desenvolvimento das habilidades de compreensão e emoção enfatizam processos individuais que não se comunicam com as práticas pedagógicas nas escolas e instituições.

  • os processos educativos devem ocupar-se apenas da transmissão de conhecimentos, haja vista que educar é um ato restrito ao âmbito das aprendizagens.

  • a educação é um instrumento social básico e, portanto, não há relação entre a formação política dos indivíduos e a construção das identidades pessoal, social e profissional.

  • a educação é o processo de criação de conceitos e, por isso, cabe ao professor a tarefa de transmitir os conhecimentos produzidos e acumulados historicamente.

  • a educação é um processo permanente de aprendizagem que permite a professores e alunos caminharem na construção de suas identidades e realização pessoal, social e profissional.