HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


Sobre as transformações que a escravidão atravessou na África, o historiador Paul Lovejoy afirma, em seu livro Escravidão na África, existirem alguns tipos, ou regimes, específicos. Considerando esses regimes de escravidão, aponte as afirmativas que apresentam informações corretas:

 

I. O incidental que se refere ao caso das sociedades que possuíam poucos escravos e não pautavam a sua economia nesse tipo de trabalho.
II. A instituição em que os escravos são usados extensivamente na produção, no aparelho de Estado ou na servidão doméstica com o amparo da lei e das autoridades.
III. O modo de produção escravista, em que a escravidão se caracteriza como a forma de trabalho principal e dominante na sociedade.
IV. A escravidão religiosa que só adimite a condição de escravos para aqueles que não comungam do mesmo credo que o chefe tribal.

 

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:

 


I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
I e III.
II e IV.

Numa visão de conjunto, o cenário político das nações africanas até os anos 1980 não era dos melhores, em todo o continente, após a independência, acabaram prevalecendo regimes autoritários. Sobre esses regimes, assinale a alternativa correta:


a África do Sul conseguiu se safar de qualquer tipo de expressão política autoritária, vivendo um dos raros regimes de democracia plena do continente.
Angola, sendo o país mais pacífico na África pós-colonial, conseguiu prosperar sem embates e lutas fratricidas.
Mobutu, presidente do Zaire, sofreu ampla perseguição dos regimes fortes vizinhos por defender a ética e a transparência no uso dos recursos públicos.
O regime autocrático de Milton Obote, na Tanzânia, foi uma das ditaduras mais sangrentas do continente.
A mais sangrenta das ditaduras militares africanas ocorreu em Uganda, entre 1971-1979, período em que o país ficou sob domínio do general Idi Amin Dada.

No que tange aos Estados africanos que se organizaram após os processos de descolonização e a instabilidade política que marcou o período, é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.

 

I. Além da dependência econômica, outra característica do período pós-colonial na África foi a instabilidade política.

II. Os militares tomaram o poder em diversos países, como Argélia (1965), Alto-Volta (1966-1973), Burundi (1966).

III. Muitos dos constantes golpes de Estado perpetrados pelo Exército possuíam um caráter modernizador.

IV. A maioria desses golpes não conseguiram implementar seus programas.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II, III e IV
I e III
II e IV
III e IV
I, II e III

Considerando as relações comerciais externas das sociedades da África pré-colonial, marque  V para verdadeiro e F para falso.

 

(  ) Antes da chegada dos europeus, a maior parte dos povos africanos estava organizada em reinos independentes, mas não isolados do mundo exterior.
(  ) Até o advento do tráfico transatlântico de escravos, os árabes já praticavam o comércio negreiro, transportando escravos para o norte da África. 
(  ) O tráfico transatlântico de escravos atendeu, principalmente, à região em torno do Mediterrâneo (inclusive a Europa Meridional), o Oriente Médio e algumas regiões da Ásia.
(  ) O comércio durou menos de um século, logo sendo extinto no começo do século XVIII, todavia as “quantidades” anuais exportadas foram expreessivas e relevantes.

 

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:

 


V V V F
F F F F
F F V V
V F V V
V V V V

 Assim como o território é diverso, os povos que habitaram a África também o são. Devido a essa diversidade, alguns desses povos possuem características particulares de acordo com as regiões que habitam.
Com base na afirmativa acima, associe a primeira coluna com a segunda:
(1) Axum
(2) Kush
(3) Zimbabue

( ) As relações com o Egito também foram uma oportunidade para os núbios adquirirem novas tecnologias (aprenderam metalurgia de cobre, por exemplo).
( ) O fim do Império de Axum é um período sombrio sobre o qual pouco se conhece até a ascensão da dinastia Zagoué no século XI, ou XII. 
( ) O Império Monomotapa declinou por causas internas: lutas entre facções rivais e esgotamento do ouro dos rios que controlava. 

A sequencia correta está contida em:


3-1-2  
1-2-3  
3-2-1   
2-1-3       
1-3-2

Em Tombuctu (Grande centro urbano do reino de Mali) existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:

 

I – Desde os tempos mais remotos, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.

II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa e está impregnada de uma significação espiritual.

III - Os griots, ou os agitadores culturais eram vanguardistas favoráveis ao fim das manifestações de oralidade, introduzindo novidades estrangeiras vinculadas à escrita e aa imprensa.

 

Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:


II apenas
I apenas
I e II apenas
III apenas
I e III apenas

Após refletir sobre o desenvolvimento tecnológico dos povos africanos, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 (  ) A aplicação das técnicas metalúrgicas na África conheceu um florescer e desenvolvimento, absolutamente, autônomo. Os africanos não buscaram essas técnicas em outro continente; eles mesmos as criaram e aprimoraram. Os povos Bantus, por exemplo, dominavam habilidades técnicas muito sofisticadas de metalurgia quando comparadas às que eram aplicadas em solo europeu.

(  ) Em Moçambique existe, segundo as estatísticas governamentais, o registro de um único médico para cada 35.000 habitantes. No entanto, esse mesmo país, aponta a média de um curandeiro para cada 84 indivíduos. Isso só reforça a noção de que existe na África uma tradição no campo da medicina constituída pelas contribuições do senso comum.

(  ) Segundo a professora Eliza Larkin, existe um povo de fala banto chamado Haya (um grupo que vive em sítios da atual Tanzânia, bem próximo ao Lago Vitória). Essa gente é responsável pelo desenvolvimento de técnicas de engenharia muito sofisticadas na construção de fornos para a metalurgia. Em torno de 1500-2000 anos atrás, seus fornos atingiam temperaturas mais altas que os fornos europeus. As construções africanas conseguiam bater os 200ºC, até 400ºC, de vantagem em relação à tecnologia europeia.

(  ) Os africanos da nação Dogon, que viviam no território do antigo Mali, apresentavam, já na antiguidade, noções avançadas de astronomia, recorrendo exclusivamente ao mapeamento matemático que a observação a olho nu lhes possibilitava; coisa que o "mundo civilizado" só foi conhecer com o aperfeiçoamento de seus instrumentos ópticos. Sabiam de satélites naturais e, surpreendentemente, da composição mineral desses corpos, mesmo sem contar com o auxílio das sondas modernas.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.

A ciência nos informa que mais antigo ancestral do homem foi encontrado na África e data de cem milhões de anos. Analise as assertivas abaixo sobre a origem da humanidade:

I – A arqueologia, a biologia, a física, a paleontologia, a geologia e a química são ciências que estudam a origem da humanidade

II – Para datar a idade de um fóssil encontrado em escavações, é utilizada a técnica do Carbono 14. Quanto menor a quantidade desses átomos, maior será a idade do fóssil.

III – Por apresentar o maior número de referências sobre os primeiros tempos do homem, acreditase que a África seja o berço da humanidade.

IV – Ardi e Lucy são os esqueletos mais antigos encontrados na África. Lucy tem 3,2 milhões de anos.

Estão corretas as assertivas contidas em:


I apenas
I, II, III, IV
II e III apenas
III e IV apenas
I e IV apenas

A África, como a conhecemos na imagem cotidiana da mídia, dos livros e da literatura é uma invenção europeia. A visão eurocêntrica prevaleceu durante tanto tempo que ainda hoje há uma carência bibliográfica sobre a História da África, fato que, em certa medida, restringe os conhecimentos sobre essa temática. De acordo com seus estudos e seus conhecimentos, o que pode ser dito sobre a presença cultural africana em nossa vida cotidiana? Assinale a alternativa correta:


O Brasil mais se assemelha à África no clima temperado e na pouca diversidade.
Temos a segunda maior população afrodescendente do mundo, apenas perdendo para a Nigéria.
Os europeus não tiveram qualquer participação no encontro África/Brasil.
Pouco interessa ao brasileiro o conhecimento quanto às aplicações da flora e da fauna africana.
Só o afro-imigrante do séc. XX contribuiu para a nossa composição cultural.

É inegável a contribuição dos povos africanos da região oriental do continente na construção do mundo contemporâneo. De lá, também vieram milhões de indivíduos para a América para serem utilizados como força de trabalho na exploração do Novo Mundo. Por esse motivo é importante o estudo da História da África oriental. Considerando esse entendimento quanto à utilidade dos estudos em torno da África oriental, marque V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Conhecer as sociedades africanas voltadas para o Oceano Indico, a maneira como se organizaram, como seus habitantes pensaram e viveram, conhecer o seu passado e as suas tradições, pode levar à superação de alguns preconceitos.

(  ) Perceber a variedade das sociedades africanas pode nos ensinar a conviver com a pluralidade que nos compõe, sem atribuir hierarquias aos diferentes grupos culturais.

(  )  Pode nos ajudar a vencer preconceitos herdados de tempos passados e construir um futuro no qual existam condições de vida mais igualitárias.

(  ) Identificar os males sociais que acometem os povos das nações africanas.

Está correta a sequência contida em:    


V; F; V; V
V; V; V; V
V; V; F; V
F; F; V; V
F; F; F; V
Páginas: 12345678910
1112