HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


Após refletir sobre o desenvolvimento tecnológico dos povos africanos, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 (  ) A aplicação das técnicas metalúrgicas na África conheceu um florescer e desenvolvimento, absolutamente, autônomo. Os africanos não buscaram essas técnicas em outro continente; eles mesmos as criaram e aprimoraram. Os povos Bantus, por exemplo, dominavam habilidades técnicas muito sofisticadas de metalurgia quando comparadas às que eram aplicadas em solo europeu.

(  ) Em Moçambique existe, segundo as estatísticas governamentais, o registro de um único médico para cada 35.000 habitantes. No entanto, esse mesmo país, aponta a média de um curandeiro para cada 84 indivíduos. Isso só reforça a noção de que existe na África uma tradição no campo da medicina constituída pelas contribuições do senso comum.

(  ) Segundo a professora Eliza Larkin, existe um povo de fala banto chamado Haya (um grupo que vive em sítios da atual Tanzânia, bem próximo ao Lago Vitória). Essa gente é responsável pelo desenvolvimento de técnicas de engenharia muito sofisticadas na construção de fornos para a metalurgia. Em torno de 1500-2000 anos atrás, seus fornos atingiam temperaturas mais altas que os fornos europeus. As construções africanas conseguiam bater os 200ºC, até 400ºC, de vantagem em relação à tecnologia europeia.

(  ) Os africanos da nação Dogon, que viviam no território do antigo Mali, apresentavam, já na antiguidade, noções avançadas de astronomia, recorrendo exclusivamente ao mapeamento matemático que a observação a olho nu lhes possibilitava; coisa que o "mundo civilizado" só foi conhecer com o aperfeiçoamento de seus instrumentos ópticos. Sabiam de satélites naturais e, surpreendentemente, da composição mineral desses corpos, mesmo sem contar com o auxílio das sondas modernas.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • F; F; F; F.
  • V; F; V; F.
  • V; V; V; V.
  • V; V; F; V.
  • V; V; F; F.