HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


A escravidão já existia na África antes da chegada dos europeus. No entanto, foi especialmente a partir do século XVII que a escravidão se expandiu no continente africano, em grande medida devido a procura crescente dos europeus por mão-de-obra escrava.

Entre as formas de escravidão existentes na África podemos citar:

I - guerras de expansão dos estados africanos

II - disputas políticas no interior de um mesmo reino

III - a fome ocasionava a venda/escravização de si mesmo ou parentes.

IV - penas por crimes e dívidas

V - por meio de sequestros.

 

Estão corretas as alternativas contidas em:


II e IV apenas


I, III e V apenas


III, IV e V apenas


I, II e III apenas


I, II, III, IV, V.

Para a África, a "partilha do mundo" pelas potências capitalistas europeias, entre 1870 -1914, resultou:

I – na escravização e expropriação dos recursos naturais do continente africano.

II – na difusão do racismo com forma de ideologia legitimadora da supremacia europeia.

III – no desenvolvimento das colônias através de programas sociais e educacionais.

 

Estão corretas as afirmações contidas em:


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


II, apenas.

No que tange à Norma e a normalidade analisadas pelo pensamento de Foucault, é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.

I. A luta antirracista, que inicialmente propunha uma estratégia conciliadora e baseada no princípio da desobediência civil, sofreu uma mudança radical após este episódio.

II. Alegando que a estratégia de resistência pacífica tinha se esgotado, Nelson Mandela passa a defender que havia chegado o momento do CNA passar à luta armada.

III. Em 1961, o CNA formou o “Lanceiro na mão” que Nelson Mandela e Oliver Tambo combateram intensamente por acreditarem no pacifismo absoluto como único recurso.

IV. O Congresso Nacional Africano aprovou, em 1969, o compromisso de encerrar imediatamente as práticas de segregação do Apartheid.

É correto apenas o que se afirma em:

 


III e IV


I, II e III


II e IV


I, II e IV


I e II

Sobre as afirmativas seguintes, referentes à civilização kushita, marque V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) Este Reino teve uma longevidade incomum e originou-se nas culturas neolíticas que se desenvolveram no corredor nilótico do atual Sudão e Etiópia.
(  ) O território cuchita correspondia ao Vale do Nilo, entre a primeira e a sexta catarata. 
(  ) A cidade de Kerma, localizada na rica área úmida e cultivada de Dongola, lentamente concentrou populações que fugiam de ambientes hostis mais ao norte. 
(  ) O reino de Kush é dividido entre o curso do oitavo século a.C. e o quarto século d. C. em dois períodos chamados “Reino de Napata” e “Reino de Meroe”, conforme a localização dos respectivos centros de poder.

 

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:

 


F F F F


V V V V


V V F F


V F V F


F F V V

O continente africano é um território vasto que a milênios tem sido o berço de civilizações notáveis. Muitas dessas civilizações foram deliberadamente negligenciadas pelo ensino de História durante décadas. Só recentemente a escola brasileira passou a valorizar esse conteúdo e se debruçar sobre o continente africano, dando-lhe mais atenção. Considerando o panorama cultural que caracteriza a vida das sociedades africanas e a visão que o ensino de cultura africana tem ofertado ao aluno brasileiro, assinale a alternativa correta.


A África que conhecemos, com toda a diversidade cultural que a caracteriza, é obra do período contemporâneo. Na Antiguidade a África era um grande território comandado pelo Egito.

 


A África da Antiguidade era território integrado a um grande império (romano), por isso, não havia espaço para manifestações culturais distintas entre as tribos.


A África é um continente de fácil compreensão, pois, quem estudou uma cultura, estudou todas as outras.


A África é um verdadeiro mosaico de crenças e valores culturais. Uma diversidade enorme de línguas, costumes e hábitos milenares.


 Na antiguidade as tribos africanas, com sua variedade absurda de idiomas, decidiram se unir em um projeto pan africano que tentava mostrar a inutilidade de tantas línguas.

Leia com atenção o texto seguinte:

 

Se, por um lado, Nkrumah avaliara com exatidão, ao afirmar que a África deveria procurar primeiramente o reino do político e se, por outro lado, ele se enganou ao perceber nesta busca uma condição suficiente para que “todo o restante” viesse em decorrência, qual seria o julgamento da história sobre o conjunto da sua proposição? Qual seria o saldo da busca do reino político? Quais seriam os prováveis desdobramentos da luta para que "todo o restante" fosse concedido à África? (MAZRUI, Ali. Procurai primeiramente o reino político. In: MAZRUI, Ali; WONDJI, Christophe. História Geral da África, VIII: Africa desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010, p.126).

 

A seguir, considerando o processo de descolonização e a África de nossos dias, assinale a alternativa correta:


A civilidade e a ordem só chegou às comunidades africanas quando o continente se mostrou digno de assimilar a Europa com sua cultura superior.


A presença civilizada e ordeira das metrópoles europeias não foi capaz de conter a inclinação para a barbárie que era própria dos africanos. 


O surto de desenvolvimento urbano industrial que se deu no continente africano deve muito à campanha civilizatória promovida pela Europa.


A presença europeia só adiou o anseio africano de organizar todo o continente em territórios definidos e demarcados, segundo os critérios do neocolonialismo.


A soberania política, por si só, não foi suficiente para transformar a situação econômica e social da África (cada vez mais precária e instável).

No que tange ao impacto do colonialismo e da descolonização no continente africano, é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.

 

I. Para criar as nações africanas, os governos dos novos Estados não hesitaram em fundir grupos étnicos diversos num mesmo território.

II. Ao perpetuarem as fronteiras artificiais criadas pelos colonizadores, as novas nações africanas promoviam assim uma união nacional superficial.

III. Impostos de cima para baixo, esses Estados forjaram identidades e uniformidades que, na prática, não correspondiam à realidade.

IV. A África reunia, na verdade, uma nação só, com uma enorme uniformidade linguística e cultural que não foi percebida pelo colonizador europeu.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I, II e III


I, II e IV


II e IV


I e III


III e IV

O rio Nilo é o maior rio do mundo em extensão. Ao longo desse rio floresceram inúmeras comunidades sedentárias que foram unificadas por uma comunidade mais organizada e sofisticada. Sobre esse tema marque a alternativa mais completa em relação ao Estado que unificou os demais.


Egito, um Estado teocrático e sofisticado que controlou as comunidades ao seu redor por volta de 3.200 a.C


Egito, um Estado democrático que era governado por faraós.


Egito, por volta de 3.200 a.C


Egito, Estado africano de forte influência cristã.


Egito, um Estado sofisticado que controlou as comunidades próximas

Um dos reinos que mais se destacaram na África Ocidental foi a sociedade de Benin. Entre as características desse povo podemos citar:


I – Benin era um grande produtor agrícola

II – A atividade comercial tinha pouca importância nesta sociedade.

III – Por volta do século XIII, este povo iniciou um processo de expansão territorial.

 

Estão corretas as afirmações contidas em:


I e II, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.

O continente africano apresenta diversidade geográfica, assim como o Brasil. As regiões podem apresentar troncos linguísticos semelhantes. Aponte qual alternativa apresenta povos africanos das várias regiões:


Iorubás, Kush e Assírios


Africanos, Iorubás e Caldeus


Assírios, Africanos e Soninkés


Soninkés, Australianos e Gentios

Bantos, Hauças e Berberes

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