HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


Leia com atenção o texto seguinte:

 

Se, por um lado, Nkrumah avaliara com exatidão, ao afirmar que a África deveria procurar primeiramente o reino do político e se, por outro lado, ele se enganou ao perceber nesta busca uma condição suficiente para que “todo o restante” viesse em decorrência, qual seria o julgamento da história sobre o conjunto da sua proposição? Qual seria o saldo da busca do reino político? Quais seriam os prováveis desdobramentos da luta para que "todo o restante" fosse concedido à África? (MAZRUI, Ali. Procurai primeiramente o reino político. In: MAZRUI, Ali; WONDJI, Christophe. História Geral da África, VIII: Africa desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010, p.126).

 

A seguir, considerando o processo de descolonização e a África de nossos dias, assinale a alternativa correta:




  • A civilidade e a ordem só chegou às comunidades africanas quando o continente se mostrou digno de assimilar a Europa com sua cultura superior.

  • A presença civilizada e ordeira das metrópoles europeias não foi capaz de conter a inclinação para a barbárie que era própria dos africanos. 

  • O surto de desenvolvimento urbano industrial que se deu no continente africano deve muito à campanha civilizatória promovida pela Europa.

  • A presença europeia só adiou o anseio africano de organizar todo o continente em territórios definidos e demarcados, segundo os critérios do neocolonialismo.

  • A soberania política, por si só, não foi suficiente para transformar a situação econômica e social da África (cada vez mais precária e instável).