GESTÃO DE PROCESSOS - BPM


BPM - Business Process Management, engloba identificar, desenhar, executar, documentar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos organizacionais. 

Considerando os diversos aspectos do BPM, avalie as afirmações a seguir.

I - As análises são focadas no detalhamento e entendimento da situação atual do processo, é tecnicamente conhecido como “As Is”.

II - o desenho do processo para implantação de melhorias, tecnicamente conhecido como “To Be”, deve ser realizado a partir do desenho da situação atual.

III - BPMS é um tipo de notação, trata da representações gráficas e diagramas que descrevem as etapas de um processo de negócio, sem a necessidade de um software.

É correto apenas o que se afirma em:


I e III.


I e II.


II e III.


I, II e III.


I.

A modelagem de processos de negócio é um conjunto de atividades necessárias para a criação de processos existentes (Capote, 2015). Existem diversos padrões de notação para representação de processos disponíveis no mercado, tais como EPC, Fluxograma UML, entre outras.

Atualmente, a mais completa e utilizada é a Business Process Modeling and Notation. Dentro do BPMN, existem categorias e elementos que estão organizados em: elementos do objeto de fluxo, artefatos, objetos de conexão e Swimlanes.

Neste contexto, marque a alternativa que representa a categoria visual Piscina (Pool) das Swimlanes, sem a identificação por departamento.






A respeito da gestão de pessoas na gestão de processos, analise as duas asserções a seguir:

 

I – No século XXI é de conhecimento geral que as pessoas são o cerne de toda empresa, pois sem as pessoas nenhuma mudança ocorrerá, nenhum processo e nenhum produto/serviço será entregue.

LOGO

II – O foco hoje é gerir adequadamente os talentos humanos para que os mesmos tenham liberdade e autonomia para produzir o melhor possível, dar o melhor de si, utilizando sua potencialidade para beneficiar os clientes, que são na verdade a razão de existir das empresas.

 

Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:

 


As duas asserções estão corretas, mas a II não justifica corretamente a I.


A asserção I é falsa e a II é verdadeira.


As duas asserções estão corretas, e a II justifica corretamente a I.


As duas asserções são falsas.


A asserção I está correta, e a II é falsa.

As palavras eficiência, eficácia e efetividade, apesar de muitas vezes serem tratadas como sinônimos, não significam a mesma coisa, mas estão interligadas. Entender o significado e abrangência de cada uma é importante para elaborar diagnósticos e fazer análise de processos. Neste sentido, analise os conceitos a seguir:

I - Eficiência – está relacionada ao decorrer do processo (padronização, consistência e sistematização). É preciso tomar cuidado com a busca indiscriminada por eficiência, isso pode onerar o processo com controles e desperdícios;

II - Eficácia – está relacionada ao resultado com valor. Se o que está sendo entregue é o que o cliente pediu, então, o processo é eficaz. Por mais paradoxal que isso possa parecer, para BPM, não importa o que é possível, agradável ou exigido por lei. Só importa, o valor que o cliente vai receber;

III - Efetividade – está relacionado a quantidade de vezes que determinado processo pode ser repetido em um período de tempo.

Assinale a alternativa correta:


As afirmações I, II e III estão corretas.


Apenas a afirmação III está correta.


Apenas as afirmações II e III estão corretas.


Apenas as afirmações I e III estão corretas.


Apenas as afirmações I e II estão corretas.

O BPM CBOK é organizado em nove áreas de conhecimento. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.

Marque a alternativa que apresente 3 áreas de conhecimento do BPM CBOK


Modelagem, análise e desenho de processos.


Transformação, Lean e Six Sigma.


Indicadores, Gestão da Qualidade Total e Teoria das Restrições


Gestão da Qualidade Total, Reengenharia e BPM Business Process Management.


Melhoria contínua, Lean e Six Sigma.

As teorias administrativas, como você pode observar, vem em um processo evolutivo ao longo dos anos. A Teoria Comportamental traz a necessidade do administrador compreender a importância da motivação humana para o bom desempenho dos funcionários e o alcance das metas e objetivos organizacionais. Maslow, um dos maiores estudiosos na área da motivação humana, elaborou uma teoria de motivação humana baseada na hierarquia da importância dos fatores para os funcionários, em forma de pirâmide, como segue a figura a seguir.

Analisando a figura acima, a sequência correta das necessidades de Maslow, da base da pirâmide para o topo, é:


Sociais – fisiológicas – de segurança – de estima – de auto-realização.


Fisiológicas – sociais – de segurança – de auto-realização – de estima.


De segurança – fisiológicas – de estima – sociais – de auto-realização.


Fisiológicas – de segurança – sociais – de estima – de auto-realização.


De segurança – de estima – fisiológicas – sociais – de auto-realização.

A Teoria Estruturalista foca seus estudos nas organizações, suas estruturas internas e suas interações com as outras organizações. Justamente por causa destas interações surge o homem estruturalista, aquele que não desempenha somente um único cargo em uma única organização, e sim múltiplas relações e interações entre as organizações em que ele atua. Neste novo contexto, o homem estruturalista precisa:

I – ser flexível por causa das constantes mudanças;

II – ser tolerante aos dessabores que existirão por conta de conflitos de interesses;

III – ter capacidade de adiar as recompensas e priorizar o trabalho em detrimento das preferências pessoais;

IV – ter desejo constante de realização para assim alcançar as recompensas dadas pelas organizações a quem atinge os objetivos.

É correto o que se afirma em:


I, III, IV.


II, III, IV.


I, II, III, IV.


I e II, apenas.


II e III, apenas.

Os princípios são criados, via de regra, para servirem de padrões a serem seguidos sob circunstâncias diversas. Os princípios da Administração Científica tiveram 2 grandes contribuintes: Taylor e Ford.

São princípios da Administração Científica, segundo Taylor:

I – princípio do planejamento;

II – princípio de preparo;

III – princípio do controle;

IV – princípio de produtividade.

E são princípios da Administração Científica, segundo Ford:

V – princípio da intensificação;

VI – princípio de economicidade;

VII – princípio da execução.

Analisando os 7 princípios levantados acima segundo cada criador, é correto o que se afirma em:


I, IV, V, VI e VII.


II, III, IV, V e VI.


II, IV, V, VI e VII.


I, II, III, V e VI.


I, III, IV, V, VI e VII.

Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:

Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.

PORQUE

Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.

A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.

Dentro do BPMN existem diversos símbolos. Relacione os principais elementos descritivos da coluna da esquerda, com o seu respectivo símbolo básico da coluna da direita:

 

(1) eventos                 (  ) círculo

(2) gateways              (  ) losango

(3) atividades             (  ) retângulo

 

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.


1-A, 2-B e 3-C


1-B, 2-C e 3-A


1-C, 2-A e 3-C


1-B, 2-A e 3-C


1-C, 2-B e 3-C

Páginas: 1234567