GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS


A certificação é a certeza de que o produto chegará com qualidade desejada ao consumidor, sem contaminações que prejudiquem a imagem da marca. Todas as alternativas a seguir dizem respeito ao processo de cerificação, mas uma delas não se alinha às formas, classificação e tamanho de empresa de certificação, identifique-a.


As empresas privadas de grande porte estão desoneradas e dispensadas da certificação, face a dominância de mercado que as mesmas detêm e a baixa probabilidade de erros, defeitos, imperfeições e contaminações sujeitas ao seu processo produtivo.


A mais conhecida forma de certificação é a interna, que é realizada por organismo acreditado, em que auditores externos realizam a avaliação, para verificação dos requisitos descritos no documento de referência.


Os sistemas de certificação podem ser classificados, de acordo com seus objetivos (Nassar, 2003) em: rótulos, denominação de origem, sanidade, pureza, socioambiental, orgânicos, certificação interna e produtos da fazenda.


Uma forma de certificação é a coletiva que pode ser regulamentada ou não e é coordenada por um órgão certificador especializado.


O surgimento da certificação voluntária foi determinado pela falta de confiança da sociedade nas marcas aprovadas, pela necessidade de fiscalização e de inclusão de novos requisitos, exigindo novas formas de garantia de qualidade de alimentos, fibras e bioenergia.

Vários métodos, técnicas e ferramentas podem ser utilizados e combinados para se identificar o problema, definir as prioridades, analisar os sintomas, estudar as prováveis causas, testar as hipóteses, planejar e implantar soluções, bem como avaliar o desempenho de um empreendimento do agronegócio. Dentre as ferramentas de apoio à tomada de decisão apresentadas, marque a alternativa correta:


PDCA é um ciclo que começa pelo planejamento, em seguida, a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente e toma-se uma ação para eliminar problemas na execução.


Árvore de Problema e solução é utilizada para resolver problemas de maior e menor complexidade, onde as causas se relacionam com o método, as máquinas, as medidas, a matéria prima, o meio e a mão de obra.


Diagrama de Ishikawa é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização de problemas.


No Brainstorming, o gestor deve responder cada tópico com base nas seguintes questões ou check list: o que, como, quando, quem, onde, porque e quanto custa.


5W2H é uma representação gráfica da distribuição de frequência que permite que se registrem e visualizem as diversas causas que afetam de um produto.

A partir do início do Século XX houve um notável crescimento da população, o que levou a uma maior produção de alimentos e a geração de excedente para comercialização. Quanto a adaptação da administração de negócios ao novo contexto do agronegócio, assinale a alternativa correta:


O atual mercado é notadamente concorrencial e tem levado à diminuição da vida útil dos produtos e à flexibilização da linha de produção.


As teorias Neoclássica, Estruturalista e de Contingência postulavam a divisão do trabalho e exagerada especialização do operário. Também se estudou os tempos e movimentos e foram criados métodos de trabalho e incentivos.


Na Era Industrial, os produtos eram oriundos do trabalho de artesãos e de baixa produtividade, comparativamente a Era Agrícola.


Este contexto tem provocado o aumento dos produtos, significando que as imperfeições e ineficiências ficam às expensas dos consumidores.


A Revolução Industrial foi o período coincidente com o domínio das técnicas relativas a agricultura, enquanto a Revolução Agrícola coincidiu com a descoberta da tecnologia da máquina a vapor.

Páginas: 12345