GESTÃO DA PRODUÇÃO


A inovação pode sofrer alguns boicotes, vindos principalmente de pessoas mal informadas acerca do tema. Existe, inclusive, quatro mitos da inovação, a saber: I - Mito do departamento inovador: prega erroneamente que a inovação depende somente de um departamento, o que não é verdade, pois a inovação precisa estar enraizada na cultura da empresa TODA; II - Mito da novidade: prega que a inovação só se refere a novas tecnologias e novos produtos. Não é bem assim, pois pequenas inovações podem causar grandes impactos (melhoria contínua); III - Mito do ovo de rã: é a falsa ideia de que isso já foi tentado e não resolveu. Esse mito está relacionado diretamente à resistência às mudanças (barreiras criadas pelos próprios membros); IV - Mito do paradigma: prega que a inovação só é possível quando surgem várias ideias antes. Errado, pois para que uma inovação seja criada não precisamos de várias ideias, mas sim de um ambiente que fomente as ideias, e uma só ideia pode ser fonte de uma inovação. É correto o que se afirma em:

II, III, IV
III, IV
I, III
I, III, IV
I, II
Os sistemas de produção são configurados de acordo com a dimensão do produto final, com a padronização do processo de fabricação e com o volume a ser produzido. Dentre os tipos de sistemas de produção mais comuns, está a produção por encomenda, também conhecida como processos de projeto. São exemplos de empresas que realizam esse tipo de sistema produtivo:

as indústrias químicas.
os fabricantes de edifícios, de navios e de aviões. 
as montadoras de automóveis. 
as usinas de açúcar. 
as refinarias de petróleo.
A criatividade é o motor da inovação. Não há como inovar sem usar a criatividade e seus mecanismos. O processo criativo pode ser separado em quatro etapas, a saber: I – Preparação: diz respeito a delimitação do problema e a “tempestade” de possíveis soluções para resolvê-lo; II – Incubação: é uma fase de geração de ideias inconscientemente, de devaneios, de liberdade da criatividade, e não de respostas elaboradas ou prontas; III – Inspiração: é aquela ideia repentina, inesperada, inusitada, e é a base para solução de determinado problema; IV – Validação: é a hora de avaliar a viabilidade prática da ideia gerada, mas não se frustre pois a maioria das ideias não são aprovadas nesta fase. Com base no exposto e nos livros estudados, analise o texto acima e responda: é correto o que se afirma em:

I, II, III, IV
II, III, IV
I, III, IV
I, IV
II, IV

O Lean Manufacturing trabalha sob o prisma de reduzir ou eliminar os sete principais desperdícios nos processos. Os sete desperdícios são:

I – Transporte: desperdício relativo a transportar produtos e materiais por distancias desnecessariamente (transporte não agrega valor);

II – Estoque: estoque é dinheiro parado, e deixar produto acabado ou semiacabado parado é desperdiçar dinheiro;

III – Movimentação: funcionário não foi contratado para ficar andando pela empresa para buscar ferramentas, materiais, ou qualquer coisa que seja, pois ele agrega valor quando está na estação de trabalho, não andando;

IV – Espera: toda espera significa perca de tempo, a não ser que a espera seja do processo, por exemplo quando o produto fica parado no tanque por 3 dias aguardando uma certa reação química. Mas se ocorre reação química significa que o produto está sendo processado, logo, agregando valor. Espera é todo tempo perdido por homem ou máquina por falha de planejamento e disponibilidade de materiais, máquinas e homens;

V – Superprocessamento: desperdício relativo a execução de funções nos produtos as quais não agregam valor;

VI – Superprodução: produzir acima da demanda, gerando estoques;

VII – Defeitos: produzir produtos ou serviços com má qualidade.

É correto o que se afirma em:


III, IV, V, VI, VII


II, III, V, VI, VII


I, III, IV, VI, VII


IV, V, VI, VII


I, II, III, IV, V, VI, VII

Takt time é o tempo médio de saída entre duas unidades de uma dada linha, ou o ritmo de produção de uma peça para atender à demanda. O takt time é calculado dividindo o tempo de trabalho disponível pela demanda do mercado.

Um gestor foi contratado para gerir a planta fabril de uma fabricante de panelas e utensílios domésticos de alumínio. O diretor o encarregou primeiramente de desenvolver e implantar o programa Lean Manufacturing na empresa. Por isso, o novo gestor decidiu calcular o takt time do processo de panelas de pressão. Ele observou que a empresa trabalha 480 minutos/dia, e para os 20 dias úteis do mês ele tem uma demanda média de 19200 peças.

Analise a situação-problema e assinale a alternativa que traz corretamente o takt time (tempo takt, TT) deste processo em questão.


1,5 segundos


60 segundos


5 segundos


15 segundos


30 segundos

Falando ainda sobre reengenharia de processos, importante ferramenta de melhoria drástica nas empresas que necessitam de choques de melhoria, podemos dizer que são seis os principais elementos da reengenharia de processos, a saber:

I – Processos cruciais: é começar pela forma como o cliente quer negociar com a empresa, com o foco do cliente, de fora para dentro da empresa;

II – Forte liderança: os altos executivos devem exercer forte liderança para que a reengenharia dê certo;

III – Equipes interfuncionais: as equipes devem ser compostas por membros dos mais variados setores, sempre aqueles que estão envolvidos na mudança do processo;

IV – Tecnologia da informação: a maioria dos projetos de reengenharia desenha processos em forma de fluxos de informação com enorme apoio da tecnologia;

V – Filosofia “começar do zero”: a ênfase da reengenharia deve ser nos processos essenciais do negócio;

VI – Análise do processo: a equipe deve analisar e compreender corretamente cada etapa do processo para que possa redesenhá-lo.

É correto o que se afirma em:


II, III, IV, VI


III, IV, V, VI


I, II, IV, V


I, III, IV, V, VI


II, III, V, VI

As formas de inovação podem ser classificadas em dois modos: classificações do objeto focal da inovação e classificações dos impactos da inovação.

Com relação a classificação do objeto focal da inovação, ela pode ser divida em três, a saber:

I – Inovação de produto: abrange mudanças na propriedade do produto, alterando o modo como os clientes percebem o produto;

II – Inovação de processo: diz respeito as modificações num processo do produto ou serviço, mas não causa obrigatoriamente alterações no produto/serviço;

III – Inovação de modelo de negócio: modificações na maneira como o produto/serviço é apresentado ao mercado, não causando modificações no produto ou processo.

Posto isto, e de posse dos conceitos abordados no livro recomendado, assinale a alternativa a seguir que traz corretamente, nesta ordem, um exemplo de inovação de produto, um de processo e um de modelo de negócio.


Automóvel movido a energia elétrica – aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel produzido com ajuda de robôs.


Aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel movido a energia elétrica – automóvel produzido com ajuda de robôs.


Automóvel produzido com ajuda de robôs – aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel movido a energia elétrica.


Aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição – automóvel produzido com ajuda de robôs – automóvel movido a energia elétrica.


Automóvel movido a energia elétrica – automóvel produzido com ajuda de robôs – aluguel de carros de concessionaria sem necessidade de aquisição.

Inovação é um processo de inventar, reinventar, criar, recriar, desenvolver, aprimorar, um produto, processo ou serviço. A inovação pode ser dividia em:

I - Inovação radical ou de ruptura: caracterizada pela quebra de paradigmas e por ser ligada a custos mais altos de implantação, além de retorno a médio ou longo prazo;

II - Inovação incremental: ou inovação por processo de melhoria contínua, caracteriza-se por um aprimoramento constante e paulatino, além de incorrer em menores custos de implantação e ser mais rápida;

III – Inovação disruptiva: caracterizada por possibilitar a empresa aumento da competitividade através do incremento significativo na força de vendas externas.

Analisando os conceitos de inovação, fazendo a leitura recomendada, é correto o que se afirma em:


I, II, III


II, III


III, apenas


I, II


I, III

A metodologia 5S veio para trazer às empresas que a implantarem, mais organização, visibilidade e qualidade. O 5 sensos do 5S significam:

I – Seiri: senso de utilização e descarte;

II – Seiton: senso de limpeza;

III – Seiso: senso de organização e arrumação;

IV – Seiketsu: senso de padronização;

V – Shitsuke: senso de disciplina.

De posse disso, e dos conceitos abordados no livro referenciado em suas orientações, a respeito dos 5 sensos é correto o que se afirma em:


I, IV, V


II, III, IV


I, II, III


I, III, V


III, IV, V

Questão adaptada do ENADE 2017:

 

Nas fábricas inteligentes produtos também inteligentes possuem uma identidade única e o histórico de produção e consumo pode ser rastreado a qualquer momento, o que permite mudanças importantes ou ajustes pontuais ao longo dos processos de produção envolvidos. Os sistemas de fabricação estão conectados – verticalmente, ao longo da cadeia produtiva, e horizontalmente, com outras redes de valor – e podem ser geridos em tempo real. Uma consequência de alto impacto é a drástica redução de estoques e das escalas mínimas de produção.

Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2017 (adaptado).

 

Considerando o texto apresentado, que faz a referencia a uma nova revolução industrial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – A gestão de pessoas enfrentará novos desafios na implantação de métodos e técnicas de trabalho ao integrar diversos conhecimentos.

PORQUE

II – A formação de recursos humanos deverá estar alinhada a bases tecnológicas adequadas à construção e à difusão de novas soluções, a serem obtidas por meio do trabalho com equipes multidisciplinares.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.