GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


Analise as afirmativas a seguir sobre centrais de geração por termoelétricas:

I. Seus componentes principais são caldeira, turbina a vapor, condensador e sistema de bombas.

II. As termoelétricas utilizam acionadores primários para geração térmica, em que se consideram as turbinas a vapor, turbinas a gás e motores alternativos.

III. As turbinas a vapor são máquinas de combustão interna, enquanto as turbinas a gás e máquinas alternativas são de combustão externa.

IV. É conhecido que a utilização de carvão nas usinas termoelétricas gera grandes impactos ambientais negativos. Sendo assim, uma opção alternativa que tem sido considerada é a utilização da biomassa.

De acordo com o que foi exposto anteriormente, a alternativa incorreta é:


Apenas III.


Apenas I.


I e III.


Apenas II.


I e II.

Assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com seus conhecimentos sobre turbinas de ação (denominadas também de impulso):

(  ) Os grandes expoentes desse tipo de turbina hidráulica são os tipos Francis e Kaplan.

(  ) Dependendo do fluxo de água e do design, a turbina Pelton opera com uma variação que vai de 15 a 1800 metros.

(  ) A turbina do tipo Bulbo foi originalmente inventada para ser utilizada na usina maremotriz, sendo logo depois desenvolvida para outras finalidades.

(  ) Na turbina do tipo Pelton, a água entra e sai sem muita alteração na direção do fluxo.

(  ) Tipicamente, as turbinas Bulbo com tecnologias mais modernas têm uma eficiência entre 85% e 99%, que varia conforme a vazão de água e a potência gerada.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:


F, V, V, F, V.


F, F, F, V, F.


F, V, F, V, F.


V, F, V, F, V.


V, V, V, F, F.

Relacione cada um dos principais componentes do setor elétrico brasileiro com suas principais descrições:

(A) CNPE.

(B) MME.

(C) CMSE.

(D) EPE.

(E) ANEEL.

(F) ONS.

(G) CCEE

(  ) Empresa pública federal que tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento do setor energético.

(  ) Tem por objetivo executar as atividades de coordenação e controle da operação de geração e transmissão, no âmbito do SIN. Responsável pela operação física do sistema e pelo despacho energético centralizado.

(  ) Tem como objetivo viabilizar a comercialização de energia elétrica no SIN. Administra os contratos de compra e venda de energia elétrica, sua contabilização e liquidação. Responsável pela operação comercial do sistema.

(  ) Órgão com finalidade de regular a fiscalização, a produção, a transmissão, a distribuição e a comercialização de energia, em conformidade com as políticas e diretrizes do Governo Federal.

( ) Função precípua de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território.

( ) Encarregado pela formulação do planejamento e da implementação de ações do Governo Federal no âmbito da política energética nacional.

( ) Órgão de assessoramento do Presidente da República para formulação de políticas nacionais e diretrizes de energia, visando, dentre outros, ao aproveitamento natural dos recursos energéticos do país, à revisão periódica da matriz energética e à definição de diretrizes para programas específicos.

A alternativa que corresponde à sequência correta é:


D, F, E, G, C, A, B.


A, C, E, G, F, B, D.


D, F, G, E, C, B, A.


D, E, F, B, A, G, C.


A, B, C, E, G, F, D.

Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de carga de energia do sistema interligado nacional realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado “Projeção da demanda de energia elétrica”, referente ao período de 2013 a 2022, é incorreto afirmar que:



A região sudeste/centro-oeste é aquela que apresenta as menores contribuições no aspecto de carga do Sistema.


Existe uma projeção de elevação de carga também na região nordeste: de 14,3% em 2000, com um aumento de 14,9% em 2012 e aumento previsto para 15,2% em 2022.


O subsistema Sul não apresenta variações de porcentagem de carga nas projeções realizadas.


Há uma projeção de aumento na porcentagem da região norte: 6,1% em 2000, com um aumento de 6,8% em 2012 e 8,4% em 2022.


A região sudeste/centro-oeste é aquela que apresenta as maiores contribuições no aspecto de carga do Sistema.

Na tabela a seguir, são dadas informações sobre a geração de potência elétrica no Brasil, obtidas pelo BEN 2015:

De acordo com a tabela, é correto afirmar que:


A fonte de energia nuclear é a que apresentou menor variação se comparada com as outras fontes de energia.


Nota-se que ainda não há geração de potência elétrica por meio de fontes não renováveis.


A geração de potência por meio de fontes eólicas é a maior dentre todas as fontes analisadas.


A geração de potência elétrica por eólica teve uma diminuição quando comparada às demais, no ano de 2014.


A geração de potência por biomassa teve o maior aumento, em 2014.

Com relação à fonte de energia geotérmica, assinale V para verdadeiro e F para falso:

(   ) Fonte de energia utilizada para a geração de energia elétrica, baseada no aproveitamento do calor proveniente do interior da Terra.

(   ) Fazem parte do processo de geração de energia elétrica: i) drenagem até a superfície terrestre de vapor e água quente; ii) transporte de vapor e água até a central elétrica; iii) movimentação do sistema turbina-gerador elétrico.

(   ) Seus pontos positivos são apenas: i) ocupação da usina em pequenas áreas; ii) abastecimento de comunidades isoladas.

(   ) Seus pontos negativos são: i) emissões de gases poluentes; ii) pode gerar o esgotamento do campo geotérmico; iii) emissão de ácido sulfídrico, muito nocivo à saúde humana.

Qual alternativa contém a sequência correta?


F, F, V, V.


V, F, F, V.


F, V, F, V.


V, V, V, V.


V, V, F, F.

Com relação à fonte de energia por biomassa, assinale V para verdadeiro e F para falso:

(   ) Qualquer matéria orgânica que possa ser transformada em energia mecânica, térmica ou elétrica é classificada como biomassa.

(   ) Lenha das florestas naturais, bagaço de cana e biogás são as únicas matérias orgânicas caracterizadas como biomassa.

(   ) A biomassa é utilizada como combustível e, ao ser queimada, aquece uma caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez impulsiona um gerador na produção de eletricidade.

(   ) Com a biomassa é possível apenas gerar energia elétrica.

Qual alternativa contém a sequência correta?


V, F, V, F.


F, F, F, V.


F, V, V, V.


V, V, V, F.


F, V, F, V.

O carvão é uma combinação de elementos orgânicos, o mineral é produto da fossilização da madeira por milhares de anos. Já o carvão vegetal é normalmente produzido por pirólise lenta, ou seja, pelo aquecimento da madeira na ausência do oxigênio.

Como ocorre o processo de pirólise?


É um processo de decomposição térmica do material inorgânico que, na ausência de oxigênio, quebra os compostos inorgânicos mais simples.


A pirólise é um processo de conversão térmica que implica a ruptura de ligações carbono-hidrogênio e a formação de ligações carbono-lítio.


A pirólise é um processo de oxidação-redução, na qual uma parte da biomassa é reduzida a hidrogênio.


A matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas e ambiente com alta taxa de oxigenação.


É um processo de decomposição térmica do material orgânico que,  na ausência de oxigênio, quebra os compostos orgânicos mais simples.

Podemos definir que as Usinas de Geração Centralizada são as Usinas de Grande Porte, ou seja, usinas com produção geralmente superior a 100 MW e que ocupam espaços territoriais extensos.

Com relação à GC em nosso país:


Nas regiões de grande densidade populacional como a Sudeste e parte da região Sul, o uso de usinas centralizadas ainda é a melhor solução para atender esses grandes centros populacionais.


Existe um grande investimento federal nas centrais eólicas, criando assim uma CG para atuar nas regiões sudeste e sul.


As centrais de grande porte centralizadas não deverão continuar a atender uma significativa parcela do Sistema Interligado Nacional (SIN).


O governo não acha viável o uso de células fotovoltaicas, por causa de sua baixa eficiência.


O potencial energético das hidrelétricas brasileiras atingiu o máximo.

No ano passado, 45,8% da energia usada pelos brasileiros veio de fontes renováveis, como a água corrente e a cana-de-açúcar, e o restante, de fontes não renováveis, principalmente petróleo e gás natural. É a matriz mais equilibrada entre as nações mais populosas ou ricas do planeta. A média mundial de uso de energias renováveis é de 12,7%; essa média cai para 6,2% entre os 30 países-membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que inclui os Estados Unidos e as mais ricas nações do globo.

Retirado de Planeta Sustentável

Os recursos naturais não renováveis e renováveis, respectivamente, mais utilizados como fontes no Brasil são: 


Gás natural e o petróleo- água e biomassa.


Biomassa e gás natural - água e gás xisto.


Gás natural e petróleo - urânio e água.


Gás natural e carvão mineral - petróleo e ventos.


Urânio e etanol - petróleo e carvão mineral.

Páginas: 12