GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


Uma usina termelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de um processo que consiste em três etapas.

Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.

A segunda consiste na utilização desse vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que, por sua vez, aciona o gerador elétrico.

Na terceira etapa, o vapor é condensado, transferindo o resíduo de sua energia térmica para um circuito independente de refrigeração, retornando a água à caldeira, completando o ciclo.

Fonte: Sistemas de Furnas de geração e transmissão (2013)

 

Com relação à geração termelétrica, verifique e julgue a(s) correta(s):

 

I) Atualmente, as maiores turbinas a gás chegam a 330 MW de potência, e os rendimentos térmicos atingem 42%.

 

II) Entre as vantagens adicionais da geração termoelétrica a gás natural estão o prazo relativamente curto de maturação do empreendimento e a flexibilidade para o atendimento da demanda,

 

III) A geração de energia a partir de derivados de petróleo é econômica em áreas de alta densidade industrial, pois a alta demanda não pode ser atendida por fontes renováveis.




  • I, II e III estão corretas

  • Apenas a II está correta

  • I e II estão corretas

  • Apenas II e III estão corretas

  • Apenas a I está correta