GEOMÁTICA


Os levantamentos Topográficos visam representar a descrição ou delineação de terrenos ou regiões. Nesses levantamentos, utilizamos como referência o Azimute. O azimute é o ângulo formado entre o Norte e o alinhamento em direção a um ponto de interesse. Considerando o levantamento de campo descrito abaixo, responda qual será o azimute no ponto 3 (direção 3=>4):

Observação: todas as leituras foram realizadas no sentido horário


388º55'04,4"


188º55'04,4"


98º55'04,4"


288º55'04,4"


8º55'04,4"

Os levantamentos Topográficos visam representar a descrição ou delineação de terrenos ou de regiões. Nesses levantamentos, utilizamos como referência o Azimute. O azimute é o ângulo formado entre o Norte e o alinhamento em direção a um ponto de interesse. Considerando o levantamento de campo descrito abaixo, responda qual será o azimute no ponto 2 (direção 2=>3).

Todos os ângulos horizontais são externos e foram medidos no sentido horário.


247º48'08,3"


347º48'08,3"


147º48'08,3"


4,7º48'08,3"


47º48'08,3"

Dentro das diversas ferramentas que a Geomática disponibiliza para o Engenheiro uma delas é a adequada marcação de um terreno para a obra. Para realizar a marcação em campo, foi disponível ao engenheiro apenas as duas estacas no alinhamento da rua (Pontos A e B), restando para ele marcar as duas estacas do fim do terreno. O terreno é retangular têm 16 metros de frente e 25 metros de profundidade, assinale a alternativa que apresenta os valores corretos do ângulo e da distância que deve ser obtida pelo engenheiro para a correta marcação do terreno com um teodolito e trena .

 


D=29,68 m ∝ =57,3807°


D=26,37 m ∝ =57,3807°


​​​​​​D=31,25 m ∝ =57,3807°


D=31,25 m ∝ =60°


D=29,68 m ∝ =60°

Dentro das diversas ferramentas que a Geomática disponibiliza para o Engenheiro uma delas é a adequada marcação de um terreno para a obra. Para realizar a marcação em campo, foi disponível ao engenheiro apenas as duas estacas no alinhamento da rua (Pontos A e B), restando para ele marcar as duas estacas do fim do terreno. O terreno é retangular têm 16 metros de frente e 25 metros de profundidade, utilizando conceito de trigonometria, assinale a alternativa que apresenta os valores corretos do ângulo e da distância que deve ser obtida pelo engenheiro para a correta marcação do terreno com um teodolito e trena.

 

 


D=31,25 m ∝ =60°


D=29,68 m ∝ =60°


D=26,37 m ∝ =59,3807°


D=31,25 m ∝ =59,3807°


D=29,68 m ∝ =59,3807°

A figura abaixo é uma Mira utilizada nas atividades de Geomática. Assinale a questão que descreve a correta utilização e sua função.

Mira Graduada Topografia | MercadoLivre.com.br


A Mira deve ser posicionada próximo ao ponto ao qual se está realizando a medição, cuidando para que quando é realizado a leitura no instrumento a mesma esteja posicionada na vertical, conferindo com o nível de bolha. Os valores lidos na Mira servirão para cálculo da distância do ponto ao qual se está medindo e da diferença de altura.


A Mira deve ser posicionada ao lado direito para garantir visadas vante e ré do ponto ao qual se está realizando a medição, cuidando para que quando é realizado a leitura no instrumento a mesma esteja posicionada na vertical, conferindo com o nível de bolha. Os valores lidos na Mira servirão para cálculo da distância do ponto ao qual se está medindo e da diferença de altura.


A Mira deve ser posicionada abaixo do ponto ao qual se está realizando a medição, cuidando para que quando é realizado a leitura no instrumento a mesma esteja posicionada na horizontal, conferindo com o nível de bolha. Os valores lidos na Mira servirão apenas para levantamento altimétrico.


A Mira deve ser posicionada acima do ponto ao qual se está realizando a medição, cuidando para que quando é realizado a leitura no instrumento a mesma esteja posicionada na vertical, conferindo com o nível de bolha. Os valores lidos na Mira servirão apenas para levantamento altimétrico.


A Mira deve ser posicionada acima do ponto ao qual se está realizando a medição, cuidando para que quando é realizado a leitura no instrumento a mesma esteja posicionada na vertical, conferindo com o nível de bolha. Os valores lidos na Mira servirão para cálculo da distância no levantamento planimétrico e para cálculo das alturas no levantamento altimétrico.

O relevo influencia o escoamento das águas de chuva. Desta forma, a declividade é um dos principais responsáveis pelas perdas de solo, por isso é importante conhecer a declividade e a inclinação do terreno. Considerando os dados a seguir, qual é a declividade do trecho?

Dados:


Cota A = 150 m
Cota B = 250 m
Dh A para B = 150 m
 


-66%


+30%


-40%


+40%


+66%

Analise a figura abaixo:

(Fonte: http://www2.uefs.br/geotec/topografia/apostilas/topografia(9).htm. 11/07/2017)

Ela é um exemplo de medição por nivelamento barométrico, que consiste na:


Na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude num ponto


No levantamento geométrico


No uso do teodolito e da trena


No método das radiações


No levantamento planimétrico

Uma das atividades mais importantes do Engenheiro Civil em um canteiro de obras é a marcação de sua obra indicando as limitações de seu terreno bem como o correto posicionamento de seus elementos construtivos conforme projeto. Para execução de uma obra o Engenheiro deve realizar o correto posicionamento de seus aparelhos de medição (nível, Teodolito e ou estação total) de maneira a obter as melhores medições e da maneira mais prática possível, escolha nas alternativas abaixo quais são os fatores que não podem faltar na escolha do posicionamento do aparelho teodolito para um levantamento de uma  por irradiações:

By Bureau of Land Management Derivative Work by TBP25 (Cropped) - #BLMcareers, Public Domain,

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=69506859


Recomenda-se que o local seja razoavelmente plano a fim de se utilizar o aparelho em diversas direções, a base do tripé deve estar em altura de maneira que o usuário do aparelho consiga realizar as visadas nas diversas direções preferencialmente na posição mais ergonômica possível, o aparelho deve ser ajustado mantendo os níveis de bolha centralizados, o ponto escolhido deve dar visada para pontos de coordenadas conhecidas e ou de referência.


Local deve ser alto, não necessita dar visão para ponto de coordenadas conhecidas e ou referência, necessita dar visão para todo o local de medição


Local necessita ser alto a fim de se utilizar o aparelho em diversas direções, a base do tripé deve estar em altura de maneira que o usuário do aparelho consiga realizar as visadas nas diversas direções preferencialmente na posição mais ergonômica possível, o aparelho deve ser ajustado mantendo os níveis de bolha centralizados, o ponto escolhido deve dar visada para pontos de coordenadas conhecidas e ou de referência.


Deve estar locado sobre um local abaixo de todo o restante do terreno para evitar alturas negativas, o engenheiro deve cuidar para que a base do tripé fique abaixo de 1m, necessita conseguir visadas de parte do local levantado e ponto de coordenada conhecida e ou referência.


Local necessita dar visada para todo o local a ser levantado utilizando o aparelho em diversas direções, a base do tripé deve estar em altura de maneira que o usuário do aparelho consiga realizar as visadas nas diversas direções preferencialmente na posição mais ergonômica possível, o aparelho deve ser ajustado mantendo os níveis de bolha centralizados, o ponto escolhido deve dar visada para pontos de coordenadas conhecidas e ou de referência.

Analise o texto abaixo: 

“...As distâncias podem ser medidas direta ou indiretamente. Nas medições diretas emprega-se um padrão de medida que é comparado diretamente com a linha a medir, como por exemplo, com a trena. Nas medidas indiretas as medidas podem ser obtidas por cálculos, partindo-se de conceitos óticos- geométricos ou trigonométricos, como as triangulações, ou, ainda, com equipamentos eletrônicos e posicionamento por satélites do GPS...” 
(Fonte: https://www.coursehero.com. 09/07/2017) 

Quais processos são mais comumente utilizados na medição de distâncias?


Medição direta e altimetria


Medição indireta e planimetria


Planimetria e caminhamento


Altimetria e trigonometria


Medição direta e medição indireta

Dentro da Geomática uma das técnicas de levantamento planimétrico de uma área é o levantamento por irradiações. O levantamento por irradiações de uma área é realizado posicionando o equipamento de uma maneira centralizada que possibilite visadas em toda a área a ser levantada. Considere a tabela abaixo com os pontos levantados e cálculos de coordenadas, assinale a alternativa que contém os valores faltantes.

 

 


A = 7.583,809    B = 5.085,188    C = 5.026,448


A = 7.583,809    B = 5.083,809    C = 4.973,098


A = 7.585.188    B = 5.083,809    C = 4.973,098


A = 7.583,809    B = 5.083,809    C = 5.026,448


A = 7.585.188    B = 5.083,809    C = 5.026,902

Páginas: 12345678