GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL
As principais características climáticas da região Nordeste são entre outras, baixos índices pluviométricos, influência da latitude e aspectos do relevo. Sabendo disso, e de acordo com o que foi estudado sobre o nordeste e suas sub-regiões, assinale a alternativa que corresponda ao clima predominante do Sertão Nordestino.
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Com base nas características da região norte do Brasil e com relação às questões ambientais dessa região leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
1. A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
2. Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
3. Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
Estão corretas apenas as assertivas 2,3.
Estão corretas apenas as assertivas 1,2.
Está correta apenas a assertiva 3.
Está correta apenas a assertiva 2.
Está correta apenas a assertiva 1.
Na ciência geográfica existem alguns termos de grande debate, que são de grande importância como: paisagem, lugar, território e região. Conforme estudado no capítulo: Teoria da região e regionalização, indique a opção correta.
A Geografia diferentemente das outras ciências não passou por um processo de fragmentação o que contribuiu para a formação de conceitos levando em consideração a presença humana no ambiente.
De acordo com uma concepção clássica, os geógrafos perceberam a paisagem como a expressão materializada das relações do homem com a natureza em um espaço circunscrito.
A Geografia foi atingida pelo processo de fragmentação característico da expansão da racionalidade. A divisão feita entre ciências naturais e ciências sociais, a Geografia ficou definida como uma ciência preponderantemente natural.
O termo “região” já está totalmente definido e fechado o que não permite a interferência dos fatores econômicos, políticos, culturais e sociais específicos.
O espaço é definido por Milton Santos como a expressão materializada do espaço geográfico.
De acordo com os estudos realizados sobre os aspectos físicos da região norte do Brasil e suas questões ambientais, assinale a alternativa correta.
Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
A implantação de projetos de mineração promoveu o desenvolvimento da região amazônica, sem causar grandes impactos ambientais na floresta, solos e bacias hidrográficas.
As políticas de ocupação e os grandes projetos implantados na região a partir da década de 70, como a SUDAM E RADAM, estimularam o uso adequado dos recursos naturais, notadamente os recursos florestais.
Para melhor entender os aspectos naturais e culturais da Região Nordeste, foi preciso subdividi-la em quatro sub-regiões. De acordo com seus estudos sobre essas sub-regiões Nordestinas, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que corresponda ao clima predominante no Sertão do Nordeste Brasileiro.
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Sabe-se que a cobertura vegetal típica da região norte Brasil é a floresta equatorial ou amazônica. Com base nessa informação e seus estudos sobre essa região brasileira, leia as assertivas a seguir, julgue-as certas ou erradas e assinale a alternativa correta quanto às características que possibilitem a formação desse tipo de vegetação.
I. Elevados índices de umidade
II. Solos ricos em húmus
III. Clima de estação seca bem marcada
IV. Prolongados períodos de baixas temperaturas
V. Intensa evapotranspiração na região
Estão corretas as assertivas II,IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas I, IV, V.
Conforme os estudos sobre a Região e Regionalização, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a opção Correta.
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
II - O aspecto cultural de populações regionais esboça um caminho contrário de determinação espacial realizada somente por fenômenos internos.
III - A globalização confere à região um caráter de constante mutação, associada não somente aos interesses internos de seus grupos populacionais, mas, sobretudo, aos interesses estabelecidos pelo capital.
IV - O capitalismo não é o principal agente modelador do espaço, porque ele não consegue incorporar a cultura e o trabalho de uma região a fim de modificá-la pelos seus interesses.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Com base nas características da região norte do Brasil e com relação às questões ambientais dessa região leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
1. A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
2. Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
3. Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
Estão corretas apenas as assertivas 2,3.
Estão corretas apenas as assertivas 1,2.
Está correta apenas a assertiva 3.
Está correta apenas a assertiva 2.
Está correta apenas a assertiva 1.
Na ciência geográfica existem alguns termos de grande debate, que são de grande importância como: paisagem, lugar, território e região. Conforme estudado no capítulo: Teoria da região e regionalização, indique a opção correta.
A Geografia diferentemente das outras ciências não passou por um processo de fragmentação o que contribuiu para a formação de conceitos levando em consideração a presença humana no ambiente.
De acordo com uma concepção clássica, os geógrafos perceberam a paisagem como a expressão materializada das relações do homem com a natureza em um espaço circunscrito.
A Geografia foi atingida pelo processo de fragmentação característico da expansão da racionalidade. A divisão feita entre ciências naturais e ciências sociais, a Geografia ficou definida como uma ciência preponderantemente natural.
O termo “região” já está totalmente definido e fechado o que não permite a interferência dos fatores econômicos, políticos, culturais e sociais específicos.
O espaço é definido por Milton Santos como a expressão materializada do espaço geográfico.
De acordo com os estudos realizados sobre os aspectos físicos da região norte do Brasil e suas questões ambientais, assinale a alternativa correta.
Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
A implantação de projetos de mineração promoveu o desenvolvimento da região amazônica, sem causar grandes impactos ambientais na floresta, solos e bacias hidrográficas.
As políticas de ocupação e os grandes projetos implantados na região a partir da década de 70, como a SUDAM E RADAM, estimularam o uso adequado dos recursos naturais, notadamente os recursos florestais.
Para melhor entender os aspectos naturais e culturais da Região Nordeste, foi preciso subdividi-la em quatro sub-regiões. De acordo com seus estudos sobre essas sub-regiões Nordestinas, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que corresponda ao clima predominante no Sertão do Nordeste Brasileiro.
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Sabe-se que a cobertura vegetal típica da região norte Brasil é a floresta equatorial ou amazônica. Com base nessa informação e seus estudos sobre essa região brasileira, leia as assertivas a seguir, julgue-as certas ou erradas e assinale a alternativa correta quanto às características que possibilitem a formação desse tipo de vegetação.
I. Elevados índices de umidade
II. Solos ricos em húmus
III. Clima de estação seca bem marcada
IV. Prolongados períodos de baixas temperaturas
V. Intensa evapotranspiração na região
Estão corretas as assertivas II,IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas I, IV, V.
Conforme os estudos sobre a Região e Regionalização, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a opção Correta.
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
II - O aspecto cultural de populações regionais esboça um caminho contrário de determinação espacial realizada somente por fenômenos internos.
III - A globalização confere à região um caráter de constante mutação, associada não somente aos interesses internos de seus grupos populacionais, mas, sobretudo, aos interesses estabelecidos pelo capital.
IV - O capitalismo não é o principal agente modelador do espaço, porque ele não consegue incorporar a cultura e o trabalho de uma região a fim de modificá-la pelos seus interesses.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
Estão corretas apenas as assertivas 2,3.
Estão corretas apenas as assertivas 1,2.
Está correta apenas a assertiva 3.
Está correta apenas a assertiva 2.
Está correta apenas a assertiva 1.
Na ciência geográfica existem alguns termos de grande debate, que são de grande importância como: paisagem, lugar, território e região. Conforme estudado no capítulo: Teoria da região e regionalização, indique a opção correta.
A Geografia diferentemente das outras ciências não passou por um processo de fragmentação o que contribuiu para a formação de conceitos levando em consideração a presença humana no ambiente.
De acordo com uma concepção clássica, os geógrafos perceberam a paisagem como a expressão materializada das relações do homem com a natureza em um espaço circunscrito.
A Geografia foi atingida pelo processo de fragmentação característico da expansão da racionalidade. A divisão feita entre ciências naturais e ciências sociais, a Geografia ficou definida como uma ciência preponderantemente natural.
O termo “região” já está totalmente definido e fechado o que não permite a interferência dos fatores econômicos, políticos, culturais e sociais específicos.
O espaço é definido por Milton Santos como a expressão materializada do espaço geográfico.
De acordo com os estudos realizados sobre os aspectos físicos da região norte do Brasil e suas questões ambientais, assinale a alternativa correta.
Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
A implantação de projetos de mineração promoveu o desenvolvimento da região amazônica, sem causar grandes impactos ambientais na floresta, solos e bacias hidrográficas.
As políticas de ocupação e os grandes projetos implantados na região a partir da década de 70, como a SUDAM E RADAM, estimularam o uso adequado dos recursos naturais, notadamente os recursos florestais.
Para melhor entender os aspectos naturais e culturais da Região Nordeste, foi preciso subdividi-la em quatro sub-regiões. De acordo com seus estudos sobre essas sub-regiões Nordestinas, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que corresponda ao clima predominante no Sertão do Nordeste Brasileiro.
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Sabe-se que a cobertura vegetal típica da região norte Brasil é a floresta equatorial ou amazônica. Com base nessa informação e seus estudos sobre essa região brasileira, leia as assertivas a seguir, julgue-as certas ou erradas e assinale a alternativa correta quanto às características que possibilitem a formação desse tipo de vegetação.
I. Elevados índices de umidade
II. Solos ricos em húmus
III. Clima de estação seca bem marcada
IV. Prolongados períodos de baixas temperaturas
V. Intensa evapotranspiração na região
Estão corretas as assertivas II,IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas I, IV, V.
Conforme os estudos sobre a Região e Regionalização, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a opção Correta.
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
II - O aspecto cultural de populações regionais esboça um caminho contrário de determinação espacial realizada somente por fenômenos internos.
III - A globalização confere à região um caráter de constante mutação, associada não somente aos interesses internos de seus grupos populacionais, mas, sobretudo, aos interesses estabelecidos pelo capital.
IV - O capitalismo não é o principal agente modelador do espaço, porque ele não consegue incorporar a cultura e o trabalho de uma região a fim de modificá-la pelos seus interesses.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
A Geografia diferentemente das outras ciências não passou por um processo de fragmentação o que contribuiu para a formação de conceitos levando em consideração a presença humana no ambiente.
De acordo com uma concepção clássica, os geógrafos perceberam a paisagem como a expressão materializada das relações do homem com a natureza em um espaço circunscrito.
A Geografia foi atingida pelo processo de fragmentação característico da expansão da racionalidade. A divisão feita entre ciências naturais e ciências sociais, a Geografia ficou definida como uma ciência preponderantemente natural.
O termo “região” já está totalmente definido e fechado o que não permite a interferência dos fatores econômicos, políticos, culturais e sociais específicos.
O espaço é definido por Milton Santos como a expressão materializada do espaço geográfico.
De acordo com os estudos realizados sobre os aspectos físicos da região norte do Brasil e suas questões ambientais, assinale a alternativa correta.
Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
A implantação de projetos de mineração promoveu o desenvolvimento da região amazônica, sem causar grandes impactos ambientais na floresta, solos e bacias hidrográficas.
As políticas de ocupação e os grandes projetos implantados na região a partir da década de 70, como a SUDAM E RADAM, estimularam o uso adequado dos recursos naturais, notadamente os recursos florestais.
Para melhor entender os aspectos naturais e culturais da Região Nordeste, foi preciso subdividi-la em quatro sub-regiões. De acordo com seus estudos sobre essas sub-regiões Nordestinas, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que corresponda ao clima predominante no Sertão do Nordeste Brasileiro.
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Sabe-se que a cobertura vegetal típica da região norte Brasil é a floresta equatorial ou amazônica. Com base nessa informação e seus estudos sobre essa região brasileira, leia as assertivas a seguir, julgue-as certas ou erradas e assinale a alternativa correta quanto às características que possibilitem a formação desse tipo de vegetação.
I. Elevados índices de umidade
II. Solos ricos em húmus
III. Clima de estação seca bem marcada
IV. Prolongados períodos de baixas temperaturas
V. Intensa evapotranspiração na região
Estão corretas as assertivas II,IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas I, IV, V.
Conforme os estudos sobre a Região e Regionalização, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a opção Correta.
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
II - O aspecto cultural de populações regionais esboça um caminho contrário de determinação espacial realizada somente por fenômenos internos.
III - A globalização confere à região um caráter de constante mutação, associada não somente aos interesses internos de seus grupos populacionais, mas, sobretudo, aos interesses estabelecidos pelo capital.
IV - O capitalismo não é o principal agente modelador do espaço, porque ele não consegue incorporar a cultura e o trabalho de uma região a fim de modificá-la pelos seus interesses.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
A implantação de projetos de mineração promoveu o desenvolvimento da região amazônica, sem causar grandes impactos ambientais na floresta, solos e bacias hidrográficas.
As políticas de ocupação e os grandes projetos implantados na região a partir da década de 70, como a SUDAM E RADAM, estimularam o uso adequado dos recursos naturais, notadamente os recursos florestais.
Para melhor entender os aspectos naturais e culturais da Região Nordeste, foi preciso subdividi-la em quatro sub-regiões. De acordo com seus estudos sobre essas sub-regiões Nordestinas, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que corresponda ao clima predominante no Sertão do Nordeste Brasileiro.
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Sabe-se que a cobertura vegetal típica da região norte Brasil é a floresta equatorial ou amazônica. Com base nessa informação e seus estudos sobre essa região brasileira, leia as assertivas a seguir, julgue-as certas ou erradas e assinale a alternativa correta quanto às características que possibilitem a formação desse tipo de vegetação.
I. Elevados índices de umidade
II. Solos ricos em húmus
III. Clima de estação seca bem marcada
IV. Prolongados períodos de baixas temperaturas
V. Intensa evapotranspiração na região
Estão corretas as assertivas II,IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas I, IV, V.
Conforme os estudos sobre a Região e Regionalização, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a opção Correta.
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
II - O aspecto cultural de populações regionais esboça um caminho contrário de determinação espacial realizada somente por fenômenos internos.
III - A globalização confere à região um caráter de constante mutação, associada não somente aos interesses internos de seus grupos populacionais, mas, sobretudo, aos interesses estabelecidos pelo capital.
IV - O capitalismo não é o principal agente modelador do espaço, porque ele não consegue incorporar a cultura e o trabalho de uma região a fim de modificá-la pelos seus interesses.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
Equatorial, quente e úmido, com altos índices de chuva durante o ano.
Subtropical, com índice pluviométrico baixo no verão e chuvas torrenciais no inverno.
Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante as estações do ano.
Semiárido, com poucas chuvas no verão e estiagem prolongada.
Tropical, com altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno.
Sabe-se que a cobertura vegetal típica da região norte Brasil é a floresta equatorial ou amazônica. Com base nessa informação e seus estudos sobre essa região brasileira, leia as assertivas a seguir, julgue-as certas ou erradas e assinale a alternativa correta quanto às características que possibilitem a formação desse tipo de vegetação.
I. Elevados índices de umidade
II. Solos ricos em húmus
III. Clima de estação seca bem marcada
IV. Prolongados períodos de baixas temperaturas
V. Intensa evapotranspiração na região
Estão corretas as assertivas II,IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas I, IV, V.
Conforme os estudos sobre a Região e Regionalização, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a opção Correta.
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
II - O aspecto cultural de populações regionais esboça um caminho contrário de determinação espacial realizada somente por fenômenos internos.
III - A globalização confere à região um caráter de constante mutação, associada não somente aos interesses internos de seus grupos populacionais, mas, sobretudo, aos interesses estabelecidos pelo capital.
IV - O capitalismo não é o principal agente modelador do espaço, porque ele não consegue incorporar a cultura e o trabalho de uma região a fim de modificá-la pelos seus interesses.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
Estão corretas as assertivas II,IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas I, IV, V.
Conforme os estudos sobre a Região e Regionalização, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a opção Correta.
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
II - O aspecto cultural de populações regionais esboça um caminho contrário de determinação espacial realizada somente por fenômenos internos.
III - A globalização confere à região um caráter de constante mutação, associada não somente aos interesses internos de seus grupos populacionais, mas, sobretudo, aos interesses estabelecidos pelo capital.
IV - O capitalismo não é o principal agente modelador do espaço, porque ele não consegue incorporar a cultura e o trabalho de uma região a fim de modificá-la pelos seus interesses.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
I - Ao estudar sobre região, deve-se entendê-la como locus da ação do capital, um espaço onde ele se materializa, se organiza e se reorganiza por meio de várias estratégias.
Assinale a opção correta:
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
Os conceitos de região construídos a partir do determinismo e do possibilismo possuem alguns problemas relacionados à metodologia. Desse modo, pode-se afirmar que:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
Os dois conceitos possuem problemas quanto à delimitação espacial e em relação à determinação da natureza sobre o homem. Ambos afirmaram ser a natureza a principal responsável em subordinar o espaço e determinar os costumes dos homens.
O conceito de região natural somente pode ser entendido a partir de seu contexto espacial e temporal. Atualmente é possível utilizá-lo para explicar a realidade. A região geográfica apresenta contradições quanto aos seus critérios de delimitação regional.
Não se pode pensar atualmente em regiões naturais. O conceito determinista valoriza sobretudo a natureza em detrimento da ação humana, o que dificulta utilizá-lo para explicar o espaço regional da atualidade. A região humana ou geográfica torna-se relevante quanto à consideração dos elementos humanos. Os elementos de ordem externa, ou seja, a participação do capital na formação regional não é considerada.
O conceito de região natural e região humana são incontestáveis quanto à sua formulação metodológica. Os seus critérios para sistematização regional foram utilizados na íntegra pelos teóricos de escolas posteriores.
O possibilismo é retomado na Geografia teorético-quantitativa por não apresentar correções de método. Ele apenas foi reformulado para se adequar aos estudos de uma outra realidade vivida pela sociedade na década de 1950.
De acordo com seus estudos sobre a vegetação da região Centro-Oeste do Brasil, associe as colunas e assinale a alternativa correta.
- Cerrado,
- Floresta Amazônica,
- Matas de Galerias,
- Floresta Tropical.
( ) Vegetação densa e exuberante, composta de árvores altas, frondosas e cipós.
( ) Uma espécie de savana tropical, vegetação típica com árvores de pequeno e médio porte, com folhas ásperas, troncos retorcidos, e raízes alongadas.
( ) Que se caracterizam por serem vegetações densas que acompanham as margens dos rios.
( ) Formada em boa parte por árvores de grande porte, fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem bromélias.
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.
O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho.
( ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.
( ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.
( ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.
( ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.
Marque a alternativa correta:
A sequência correta é 1, 2, 3, 4.
A sequência correta é 3, 1, 2, 4.
A sequência correta é 2, 3, 1, 4.
A sequência correta é 2, 1, 3, 4.
A sequência correta é 2, 1, 4, 3.