De acordo com os estudos realizados sobre os aspectos físicos da região norte do Brasil e suas questões ambientais, assinale a alternativa correta.
Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas, como a diminuição do pescado e poluição dos solos.
Além dos efeitos trágicos das políticas de ocupação da Amazônia desde os anos 70, a acelerada urbanização tem promovido problemas econômicos, sociais, sanitários e ambientais comprometem a qualidade de vida da população da região.
A atividade madeireira na região amazônica constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
A implantação de projetos de mineração promoveu o desenvolvimento da região amazônica, sem causar grandes impactos ambientais na floresta, solos e bacias hidrográficas.
As políticas de ocupação e os grandes projetos implantados na região a partir da década de 70, como a SUDAM E RADAM, estimularam o uso adequado dos recursos naturais, notadamente os recursos florestais.